Audio gravado de mesa de som USB com som rachado

Recomendo ver este link, tem vários tipos de problemas com suas soluções.

https://wiki.archlinux.org/title/PulseAudio/Troubleshooting#Microphone

A gravação está baixa, se eu diminuo pra 20, ele não grava nada. Se eu diminui só um pouco, ele grava extremamente baixo e ainda assim rachando.

E novamente, eu fiz as instalações dos pacotes do Ubuntu Studio Installer e ele alterou um monte de coisas. Agora tudo pra ele se resume a um Jack Sink, antes os dispositivos apareciam separados. O problema é que agora o som sai apenas do lado esquerdo do fone e a gravação continua rachando. Não estou conseguindo reverter. É possível remover as instalações que o Ubuntu Studio Installer fez?

Esquece tudo.

Vc usa gnome?
Se sim, gnome mudou para pipewire e Não mais pulseaudio.

Segue a solução

https://wiki.archlinux.org/title/PipeWire#Audio_is_distorted

Contudo, não sei se ubuntu mudou para pipewire

Peço ajuda para responder esta questão

@JG22 @Rodrigo_Chile

2 curtidas

Sim, Ubuntu 20.04 com o Gnome 3.36.9 (o padrão dele)

A questão é como que eu volto? Pq agora tá tudo zoado e eu não sei o que fazer… O audio agora sai só no fone esquerdo e a gravação não funciona…

Ok.

Voltar o que, o procedimento citado?

É só desfazer…

Ou o pacote instalado do Studio?

Se for é só remover

Lembrando 1ue depois da modificação tem que reiniciar o pc

Olá @Andre_Galastri tudo beleza contigo? Uma coisa que me chamou a atenção é que esta faixa de demonstração que você enviou está mono. É isso mesmo?

image

Como estão as opções da entrada de audio no GNOME Control Center?

:vulcan_salute:

Falava dos pacotes do Ubuntu Studio. Removi conforme os nomes que estavam na lista de instalação. Ficaram alguns resquícios, mas agora a saída de som voltou ao normal. A gravação porém, continua com o problema

Sim, a interface envia sinal mono através do USB, mas mesmo gravando em stereo o problema persiste. Lembrando que o problema ocorre também no OBS. No OBS ele automaticamente puxa como sendo mono, como pode ver…

Estou achando que pode ser alguma coisa relacionada à frequencia do audio, sample rate, essas coisas, pois eu percebo que não apenas o som racha, mas ele muda tbm a tonalidade da voz (fica mais aguda). A mesa trabalha com 48000Hz, tem como ver se o pulse audio tá recebendo a gravação nessa frequencia tbm?

PS: não posso mais responder pq o forum diz que excedi minha cota diária por ser usuário novo… :roll_eyes:
Poxa, deem um desconto pra mim aí, tou me comportando direitinho…

Vc vou isso?

https://wiki.archlinux.org/title/PipeWire#Audio_is_distorted

Só atualizando:
Em contato com o Raul Dipeas (a quem agradeço muito pela atenção e disposição em me ajudar), não conseguimos fazer o Linux reconhecer a interface de audio.

Segui as instruções do Raul para instalação do JACK e fizemos uma porrada de configurações e testes. Em todas o problema persistiu.

Baixei a distro Archcraft que, segundo o Raul, se utiliza de um driver de audio diferente e que poderia reconhecer a interface, mas não obtive sucesso.

Testei também o Ubuntu Studio e o problema persistiu.

Baixei o Fedora 34 devido o uso do Pipewire como padrão e fui, novamente, frustrado devido à persistencia do problema.

Passei a madrugada inteira procurando e testando, mas chega uma hora que cansa. Resolvi não ligar a interface através do USB, ao invés disso, peguei um cabo com pontas RCA para P2 e liguei na saída de som da mesa e na entrada de linha onboard da placa mãe, fazendo a captura do audio pela entrada de linha onboard.

Funcionou, apesar de ter ficado com um pouco de chiado (tipo chiado de radio), o que foi resolvido ao reduzir a sensibilidade da entrada e ativando o noise cancellation do Pulseaudio…

Portanto, a “solução” do problema foi fazer uma ligação diferente e não ideal, mas que pro meu propósito funcionou. Na próxima vez, antes de comprar algo do tipo, vou pesquisar a compatibilidade com Linux pra evitar esse tipo de dor de cabeça…

De qualquer forma, agradeço demais o empenho e disponibilidade de todos que me ajudaram! Muito obrigado!

Sim, testei com o Fedora 34, sem sucesso…

3 curtidas