Audio gravado de mesa de som USB com som rachado

Olá, pessoal, boa tarde.

Acabei de comprar uma mesa de som que é, também, uma interface de audio USB. O modelo é este aqui:
Marca: Arcano
Modelo: ARC-Mini-MX2EQ
D_NQ_NP_614812-MLB44060349431_112020-O

Teoricamente bastaria eu plugar o cabo USB na mesa e o PC detectaria que ali há uma interface de audio. Nisso eu poderia gravar todos os sons da mesa (microfones, guitarra, etc) diretamente da mesa de som para o Audacity. O problema é que o audio sai todo rachado, como no exemplo a seguir:

• Problema está no Ubuntu 20.04. O problema não ocorre no Windows 10, ou seja, não é defeito na mesa de som nem na ligação.
  • O problema ocorre em qualquer software que capture o audio: Audacity, OBS, Discord, etc.
  • Abri o alsamixer no terminal e o microfone está com o nível de ganho de microfone zerado, ou seja, não é problema de ganho estourando

O Ubuntu detectou a mesa como UACDemo1.0. Procurei sobre isso na internet e não acho muitas informações, mas apareceram algumas coisas sobre bluetooth, o que me deixou confuso. A mesa de som tem conexão bluetooth, mas estou conectando ela diretamente por cabo USB.

Não sei como resolver pois não encontro informações sobre pessoas com esse mesmo problema, mesmo na gringa. Alguém poderia me dar uma luz? Obrigado!

Expermenta usar um kernel de baixa latência ou real time (no Ubuntu, instale o pacote Ubuntu Studio)

Nossa, mas eu nem sei fazer isso kkkkkk!
Eu uso linux há um tempo, mas nunca troquei kernel e, sinceramente, tenho medo de fazer isso e dar problema em outras coisas…

Boas vindas ao fórum :wave:

Se quiser “cortar o mal pela raiz”, instala o Ubuntu Studio direto, vulgo formatar a máquina. Por sinal, tem um cara que trampa com música 100% usando Linux, segue o canal dele e o DioCast:

– Se preferir mudar o Kernel “apenas”:

Ou instala o pacote Ubuntu Studio por cima do seu Ubuntu normal - Ubuntu Studio Installer – Ubuntu Studio

O problema do Ubuntu Studio é que ele vai mudar toda minha interface, não? Eu tou habituado com o Gnome, não gostaria de usar outra interface.

Não haveria alguma possibilidade de configuração do pulse audio, alsa, ou algo assim? Posso até ver pra trocar o kernel, mas acho esse tipo de solução muito avançada pra se testar de primeira.

Obrigado pela ajuda

Aparentemente, fazendo o que o Mago do Majaro, vulgo Rodrigo, falou, é possível manter o Gnome. Dá uma olha no link que ele mandou, em especial na foto a baixo:

1 curtida

Pode ser até problema da versão dos programas que você baixou. Chegou a testar o AudaCity em .Deb ao em vez do Snap? O Discord tem uma opção para reduzir o ruído também:

1 curtida

Instalando o metapacote, não muda nada… eu cheguei a usar um tempo, pra testar, mas abandonei quando adotei o verdinho irlandês (vulgo Manjaro) - até pq não tinha placa de captura ou mesa. Quando tiver uma, vou testar algo semelhante (já que essas ferramentas estão disponíveis em qq distro, o que o pacote faz é facilitar demais a vida de quem usa Ubuntu e sabores)

É importante estudar os aplicativos que mexem no som - além do Alsa, ver como mexer no Pulse e, em especial, no Calf e no Jack

Instalei o Ubuntu Studio Installer
No caso eu vou escolher esses pacotes aqui, em cinza, já que esses pacotes com gráficos, fotografia, etc, não teriam uso pra mim

Poderia ser assim, ou é melhor eu instalar tudo?

Desculpem ser meio medroso kkkkkkkkkk

Creio que “só” isso ai que você marcou já está de bom agrado. Os demais pacotes não serão úteis a seu caso, a não ser que você vá:

• Editar imagens
  • Editar vídeos

Relaxa. Errado você não está. Ser precavido é excepcional :slight_smile:

Será que fazer a “loucura” de mudar para o pipewire não seria até melhor para o caso dele?

1 curtida

Não sei se o Ubuntu 20.04 suporta… mas poderia ser sim, desde que se saiba como desfazer se for o caso

O Ubuntu Studio Installer deu erro no meio do processo de instalação. Não consegui tirar o print, mas a mensagem de erro foi algo como “Authorization failed, no packages installed”. Quando reabro o instalador, os pacotes que havia selecionado não estão mais disponíveis, é como se já estivessem instalados.

Reiniciei e no GRUB aparece Ubuntu (low latency). Entrei nele pela primeira vez e a tela ficou preta apenas com o mouse.

Desliguei o PC e liguei novamente e no GRUB entrei em Opções Avançadas e entrei em Ubuntu with Linux 5.4.0-80-lowlatency. Ele entrou corretamente, mas o problema persiste.

1 curtida

Tem algum jeito de remover essas instalações do Ubuntu Studio?

Normalmente não usa alma e sim pulseaudio

Vc pode ver o volume do microfone com pavucontrol

Baixe o pacote é veja se o problema persiste

Eu já havia instalado o pavucontrol. Mexi nas configurações dele e nada resolveu…
O problema é que agora, com o Ubuntu Studio Installer ele fez uma serie de alterações que removeram dele os dispositivos de audio. Tudo agora se resume um Jack sink (pulse_out) e Jack sink (pulse_in)…

Já tentou colocar o microfone em 20 e não 100?

1 curtida