Áudio estourado no Windows 10

Olá amigos, boa noite!

Um amigo meu está tendo problemas com o áudio no seu computador e já tentamos de quase tudo pra tentar resolver e até então o problema persiste, conto com a ajuda de vocês.

Ontem de noite ele estava assistindo vídeos no YouTube normalmente, e então de uma hora pra outra, e sem contexto nenhum, o áudio do seu headset ficou estourado (tanto a entrada quanto a saída). E agora inclusive a sua voz no Discord está vindo um pouco estourada. O problema aparentemente não é com o headset, pois testamos ele no celular e funcionou perfeitamente.

Eu imaginei que poderia ser devido a uma atualização do Windows que ele havia feito no dia anterior, mas verificamos qual driver ele está utilizando e continua o mesmo que utilizava antes (Realtek).

abre o painel de controle, vai no som, “gerenciar dispositivos de audio”, abre o headset dele e abaixa o mic dele e o som de saida, se nao resolver o problema é na placa mae provavelmente

desinstale esse driver de áudio e instale o driver de som da placa mãe do site oficial

Você usa os drivers da Realtek? Se sim, faça com que a interface “Qual dispositivo você conectou?” apareça (apenas desconecte e conecte o dispositivo na saída de áudio novamente), e então, se o dispositivo selecionado for “Saída do alto-falante frontal”, apenas troque para “Fone de ouvido”. Comentando aqui porque gastei quase uma hora tentando resolver o problema no meu sistema recém-instalado e não havia encontrado a solução em lugar algum.