A cada alguns dias meu pop os simplesmente decide ficar com o áudio ou microfone chiando (geralmente ‘ele’ escolhe um dos 2 kk). Porém não é um chiado tipo white noise, mas sim um chiado em cima do áudio ‘normal’.
Eu tenho um dual-boot com windows e lá não tenho esse problema. Pessoalmente não queria formatar meu pop então queria vir aqui pedir ajuda de como posso, talvez, resolver de uma melhor forma (e talvez aprender alguma coisa nova no linux).
Eu também uso o Easy Effects da Pop_Shop para melhorar o áudio do meu mic e fone, e percebi que em algumas vezes o chiado vinha dele, pois parava quando desativava. Mas nem sempre é causado por ele, pois ao desativar continuava nessas outras situações.
Tanto o Pop OS quanto o Easy Effects e o Pipewire estão atualizados. Somente o ALSA que não está na última versão estável:
cat /proc/asound/version
Advanced Linux Sound Architecture Driver Version k6.1.11-76060111-generic.
A única coisa que resolve esse problema é reiniciando o pc ou reiniciando o pipewire, que leva alguns segundos:
systemctl --user restart wireplumber pipewire pipewire-pulse
Porém é chato ficar tendo que rodar esse comando pra resolver isso toda vez.
O mais estranho disso tudo é que não consegui achar o gatilho que leva a este problema, parece até algo aleatório, então se vocês tiverem alguma dica que possa me ajudar eu agradeço .