Audio Bugado só no Linux (estou no mint xfce)

Meu mint xfce o audio as vezes faz um barulhinho,isso não acontece no Windows 10

:wave:t2:

Sistema de som, áudio nas distros Linux as vezes é uma baita luta para vencer.
Eu tentaria outras distros para ver se o problema seria apenas no Mint XFCE, ou poderia ser generalizado.

:vulcan_salute:t2:

Já testei pop os e mint cinnamon e ambos continua,e queria permanecer nessa distro pois estou amando

Olá!

Sistema de áudio é bastante complexo em qualquer sistema operacional.
Muito importante ter em mente de que há muita diferença entre capacidade, configuração e padrões considerando o ecossistema das soluções integradas em cada sistema Win Vs com Linux Vs macOS/OSX.

A comparação real só se torna válida quando se equiparam as variáveis nos sistemas. Dito isto, em sistemas com Linux haverá, inicialmente, desvantagens competitivas no espaço do usuário e a integração de tecnologias. Reforço, não por capacidade, e sim por diversos motivos ligado a padrões comerciais, licenças e investimento adquirido ou empacotado para o usuário que consome o sistema operacional.

Sem ampliar muito os pontos e questões, para melhor ajudarmos a guiar uma viabilidade, é preciso que forneça as informações de seu equipamento. Tanto do computador como um todo quanto de qualquer acessório que esteja utilizando para a reprodução do som. Daí alguns levantamentos serão mais precisos.

Outro ponto, qual é a versão atual do Mint que está utilizando? Ao fornecer os dados (no fórum tem tópico ensinando “Como Fornecer Bons Dados”) também ajuda no entendimento.

Processador:Phenom x2
8gb memoria ram
placa mae da positivo
o fone e um mi-vgh05(eu ganhei)
ja atualizei os drivers e o sistema
nao sei qual versao do sistema

Olá. Não tenho uma sugestão de solução, mas…

Meu mint xfce o audio as vezes faz um barulhinho,isso não acontece no Windows 10

o fone e um mi-vgh05(eu ganhei)

• Esse barulhinho só é percebido em um fone de ouvido, quando você utiliza o Linux Mint com xfce?
  • No fone de ouvido, usando o Windows, tá normal?
  • Você tem caixas de alto falante no dispitivo (é um desktop da positivo, certo?)? Se tiver, o áudio está bom nos dois sistemas operacionais usando auto falantes?
  • Esse fone de ouvido é bluetooth ou é cabo (não achei procurando por “fone mi-vgh05”)?

ja atualizei os drivers

É? Do Linux Mint? Fez alguma coisa além da atualização dos pacotes do sistema?

nao sei qual versao do sistema

Eis o tópico sugerido pelo colega acima:

Dê uma olhada aí para entender como fornecer algumas informações que podem ser úteis para resolução da sua questão.

Desejo sucesso na resolução da sua questão. :wave:

1 curtida
System:
  Kernel: 5.15.0-100-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.18.1
    Distro: Linux Mint 21.3 Virginia
Machine:
  Type: Desktop Mobo: Positivo Informatica SA model: POS-PARS760GCD v: 1.01
    serial: <superuser required>
    BIOS: Desenvolvida para Positivo Informatica SA v: 0102 date: 04/12/2011
CPU:
  Info: dual core model: AMD Phenom II X2 555 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 1024 KiB
  Speed (MHz): avg: 800 min/max: 800/3200 cores: 1: 800 2: 800
Graphics:
  Device-1: AMD RS780L [Radeon 3000] driver: radeon v: kernel
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.4 driver: X: loaded: ati,radeon
    unloaded: fbdev,modesetting,vesa gpu: radeon resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: AMD RS780 (DRM 2.50.0 / 5.15.0-100-generic LLVM 15.0.7)
    v: 3.3 Mesa 23.2.1-1ubuntu3.1~22.04.2
Audio:
  Device-1: AMD SBx00 Azalia driver: snd_hda_intel
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-100-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  IF: enp2s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 465.76 GiB used: 12.49 GiB (2.7%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD5000LPCX-35VHAT0
    size: 465.76 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 456.88 GiB used: 12.48 GiB (2.7%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
  ID-2: /boot/efi size: 512 MiB used: 6.1 MiB (1.2%) fs: vfat
    dev: /dev/sda2
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 2 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 53.4 C mobo: N/A
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 200 Uptime: 3m Memory: 6.76 GiB used: 1.33 GiB (19.7%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.13

esse barulho ocorre no pop os mint cinnamon e xfce nao ocorre no mint,nao tenho caixas de som o fone tambem nao acho ele ele e a cabo p2 e uso adaptador para microfone e fone ele so tem 1 p2(mas sem o adaptador fica a mesma coisa)

O que recomendo é que faça um pendrive com o Fedora Workstation 39.
Dê boot e em modo live faça os testes de som.
Se funcionar normal, sem os barulhos, podemos entender que o problema pode estar na versão do sistema de aúdio do Mint.
Caso dê o mesmo barulho, faça então um pendrive de boot com o Ubuntu 23.10, dê boot em modo live e faça os mesmos teste de som.
Se ainda funcionar dando o mesmo problema de barulho teremos que ver outros mecanismos.

A escolha desses 3 é devido à versão e configuração padrão de cada sistema de áudio.

1 curtida

No fedora o áudio ficou normal

1 curtida

Bom, você pode utilizar o Fedora XFCE ou o Fedora Cinamon que é a interface do Linux Mint.
A questão dele funcionar melhor o áudio se deve pela base do sistema de audio que está mais atualizada e sem ser sistema hibrido com parte pulseaudio e parte pipewire. Além disso a versão mais recente do kernel deve dar mais performance o que minimiza problemas de resample em áudio.
Atualmente o Firefox possui melhor otimização nativa para atuar com as capacidades gráficas de hardware aproveitando mais a pilha de gráficos do mesa e AMD e expondo isso para que os apps como Firefox consiga usar melhor as APIs. Já os baseados em Chromium como o Brave apesar de muito terem falado que as versões de hoje teriam o suporte, não está rolando para a AMD perfeitamente. Para Intel até rola… E tendo uso otimizado de hardware pelo Firefox traz a vantagem de sobrar mais processamento bruto de cpu para o sistema de áudio.

Faça mais teste nessas versões do Fedora, e de repente, será melhor para um match com seu equipamento. Outro ponto oportuno é que você prefira utilizar os apps via instalação flatpak já que isso mantém além de maior segurança, atualizações mais constantes se comparado com apps via repositório padrão do Mint.

1 curtida

Amigo tive um problema no meu fone e resolvi com o video a seguir.

1 curtida

O fedora trava muito não consigo ver vídeo direito vou tentar a opção abaixo

Deu certo aqui obrigado :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Deu certo no Linux Mint com xfce, a distro que você está usando e na qual o problema se apresentou?

Se for o caso, marque a resposta do colega como “solução”. Ajudará quem vier no futuro procurando a solução para o problema descrito. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.