Áudio A2DP Parou de Funcionar no Fedora 42 Após Conectar Interface e Atualizar

Sou novo no Linux e comecei pelo Nobara devido à facilidade em poder jogar logo após a instalação. Usei-o praticamente durante toda a minha experiência com o Linux. Recentemente, comprei uma interface de áudio chinesa, a Teyun Q-16, que é simples, mas me atende. Testei no Windows e funcionou bem. No entanto, assim que a conectei no Linux e atualizei o sistema, o áudio A2DP parou de funcionar e apenas o HSP mono está disponível. Já vi tópicos com problemas semelhantes, mas nenhuma das soluções apresentadas em fóruns ou no YouTube resolveu. Estou quase voltando para o Windows por causa disso. Gostaria de saber se alguém com uma interface de áudio passou pelo mesmo problema e como o resolveu. Atualmente, estou usando Fedora 42.

1 curtida

Oiê! vamos tentar arrumar né, vamos verificar se servidor áudio está rodando corretamente, após vamos reiniciar ele, abra o terminal e digite su ou sudo su digite a senha de root, pode ser á de usuário na maioria dos casos, após isso digite

# Verifica o Pipewire
systemctl status pipewire
# Reiniciar o Pipewire
systemctl restart pipewire

Caso retorne que o PipeWire não está instalado, nesse caso vamos instalar o PipeWire junto com o ALSA que são “coluna vertebral” do áudio no Linux, com o terminal com root rode:

# Atualiza os repositórios
dnf update
# Atualiza o sistema
dnf upgrade
# Instala o PipeWire + ALSA
dnf install pipewire pipewire-alsa pipewire-pulseaudio alsa-utils
# Ativa o Pipewire
systemctl enable --now pipewire

Espero que tenha resolvido seu problema | Boa Sorte :four_leaf_clover:

1 curtida

Infelizmente não resolveu, quando eu reinicio o pipewire, os canais A2DP param de aparecer, e voltam quando eu reconecto o fone/reinicio o PC, mas nada de som.

1 curtida

Triste… vamos tentar instalar outro servidor de áudio, vamos tentar instalar o PulseAudio que pode ser uma alternativa e um pouco mais velha do que o PipeWire, abra o terminal como administrador ou com sudo su e digite:

# Atualiza os repositórios
dnf update
# Atualiza o Fedora
dnf upgrade
# Instala o PulseAudio
sudo dnf install pulseaudio
# Iniciar o PulseaAudio
pulseaudio --start

Isso pode resolver seu problema | Boa Sorte :four_leaf_clover:

Finalmente resolvido, para quem também tiver esse problema, ou semelhante algum dia, pelo menos o que resolveu para mim, foi instalar uma versão anterior do bluez, pois realmente é ele que está gerando o conflito, reinstalei uma versão anterior para ser exato a 5.76, reiniciei o computador e funcionou perfeitamente