Atualmente estava pensando em quais distribuições a comunidade linux estão de olho ?, por exemplo depois de sair do distro hopping vocês olham ou acompanha alguma distro ?, e também tem o fato de que base vocês procuram utilizar, por exemplo estão aguardando o lançamento do linux mint 23 ou estão procurando o lançamento de outra distro de preferência ?
Eu particularmente estou aguardando o Fedora 45 não por causa das alterações e sim pq vai ser a primeira vez que eu vou atualizar uma versão do Fedora. Se o processo não for “simples” eu vou pensar seriamente em migrar de vez pro CachyOS apesar de estar gostando muito de usar o Fedora.
Aqui eu tb testo quase que semanalmente o Debian Testing com Cinnamon (uma das distros mais leves com DE não “windows 95” que eu já vi: carregada está usando 1.09GB de RAM), o Mint, o OpenSUSE Tumbleweed, o CachyOS e o PikaOS (eu tenho vários SSDs de 32GB que eram de notebooks intel 3ª geração e uso via adaptador mSATA → SATA e SATA → USB 3.0)
Aguardo tb o Mint 27 (sim, o Mint abandonou a sequencia anterior e agora vai lançar atualização 1x por ano e com o numeral do ano posterior) para testar o Cinnamon no Wayland.
Ainda estou criando coragem pra instalar o Arch Linux, mas ainda acho que não é a hora ![]()
[]'s
Eu estou acompanhando o desenvolvimento dessas distros:
AerynOS
O AerynOS é uma distribuição Linux de desenvolvimento independente e modelo rolling-release, projetada para uso geral em desktops. Seus principais recursos incluem o ambiente de desktop GNOME, um gerenciador de pacotes personalizado chamado “moss”, atualizações atômicas com opções de reversão, um sistema de construção de pacotes chamado “boulder” e um gerenciamento inteligente de inicialização com configurações EFI complexas, realizado por meio de um utilitário chamado “blsforme”.
Chimera Linux
O Chimera Linux é uma distribuição independente que utiliza uma combinação incomum de tecnologias em seu funcionamento interno. O sistema emprega ferramentas de linha de comando do userland do BSD, a cadeia de ferramentas de compilação Clang/LLVM, o Dinit para gerenciamento de serviços e o APK para gerenciamento de pacotes. O Chimera Linux busca manter um design simples, ao mesmo tempo em que oferece a experiência e os recursos desejados pela maioria dos usuários, como múltiplos ambientes de desktop, suporte a Flatpak, um gerenciador de pacotes gráfico e fácil acesso a ferramentas de configuração da área de trabalho. O Chimera Linux não possui um instalador de sistema; em vez disso, fornece instruções manuais de linha de comando para realizar a inicialização e instalação do sistema operacional a partir de um ambiente live.
KaOS
O KaOS é uma distribuição Linux para desktop que traz a versão mais recente do ambiente de desktop Noctalia, a suíte de escritório Calligra e outros aplicativos populares que utilizam o toolkit Qt. Ele foi inspirado no Arch Linux, mas os desenvolvedores criam seus próprios pacotes, disponibilizados em repositórios próprios. O KaOS adota um modelo de desenvolvimento rolling-release e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computador de 64 bits.
Abrass! ![]()
Linux Mint e ElementaryOS. Pois uso ambos.
Atualmente, Bazzite e Soplos! Tendendo sempre para o lado atômico/Imutável!
Acho que todas distros no final acabam fazendo a mesma coisa. O que muda na prática é o desktop, estabilidade e velocidade de updates. Tanto faz usar o gnome ou kde em qualquer distro que da no mesmo. Dito isso acabamos tendo que fazer uma troca: ou vc tem uma super estabilidade ou tem um sistema super atualizado. E assim mesmo para o uso nao faz diferança prática ter um sistema superatualizado pq hoje em dia usando snaps e flatpak já resolve essa questão. Por isso hoje do preferência a sistemas estáveis como: Opensuse leap, Ubuntu lts (e seus derivados como Mint, zorin), Openmandriva Rock, Q4OS, Debian stable, etc. Fedora é interesssante pq ta ali no meio termo em que não é uma rolling release agressiva como arch ou tumbleweed, mas também não é parado como um debian. E lembrando dos sitemas imutáveis como o bazzite ou aurora que são uma boa opção também.
Estou usando no momento o cachyos.
Estou gostando, apesar de ter mudado algumas configurações e serviços padrões
Olá,
Atualmente estou usando o NixOs com o KDE como DE, mas estou acompanhando o Linux Mint e BigLinux! Duas distros que gosto muito!
Abraço!
Tenho acompanhado o Omarchy. Achei uma distro muito interessante.
Só não instalei porque dediquei muito tempo na minha atual.
Linux Mint, Pop_OS, Bazzite, Aurora DX (ou Bluefin DX), Omarchy.
Linux Mint: base Ubuntu, sem Snap, simplesmente o porto seguro do Linux, tudo funciona bem uma palavra pra definir ele seria PAZ kkkkkk;
Pop_OS: parecido com o Linux Mint quando o assunto é confiabilidade, serve pra absolutamente tudo e agora com o COSMIC (escrito em Rust) ficou realmente muito bom;
Bazzite: base Fedora, muito atualizado, atômico, imutável e preparado pra jogos. Facilidade pra montar a máquina de jogos juntamente com a estação de trabalho de desenvolvimento de software. Não tende a quebrar, mas se quebrar você simplesmente faz o boot direto da ultima versão sem problema;
Aurora DX / Bluefin DX: Mesma coisa do Bazzite mas o foco ao invés de jogos é o desenvolvimento de software;
Omarchy: base Arch, com atualizações auditadas (evitando quebrar, algo parecido com o que o BigLinux faz), muito bonito e extremamente focado em produtividade de desenvolvimento de software (vem muita coisa pronta e focado no uso no teclado).
(postagem excluída pelo(a) autor(a))
Eu já tenho uma opinião muito oposta. Cada distro é um resultado único da filosofia do projeto por trás dela, o que pode trazer experiências únicas de uso.
Vejo isso claro ao testar várias distros com várias DEs diferentes. Vou falar só das distros pq já vai ficar grande:
- o Mint com a busca contínua por facilidade e estabilidade: perfeito para a pessoa que quer usar o PC apenas como meio de navegação na internet, pacote office e interação gráfica e em uma tela só.
- O CachyOS, fazendo um trabalho excepcional ao reunir todos pontos fortes do Arch (bleeding edge, minimalismo, leveza, opção de escolha) e trabalhando justamente nas fraquezas (atualizador gráfico, configuração automática de boot com seleção de snapshot na tela inicial do Limine em caso de quebra do sistema, otimizações e instalação automática dos requisitos para jogos), as custas de ser a distro que mais consome disco que eu vi até hoje.
- o Debian, que quanto mais eu conheço de linux mais eu gosto, por te permitir deixar o sistema de absolutamente qualquer jeito, com o foco em estabilidade não impedindo por exemplo o uso de uma versão bem mais bleeding edge (o Testing) e mesmo assim com ótima estabilidade, apesar do grande esforço necessário para deixar o sistema polido (por default nem o seu usuário aparece para seleção no boot).
E, finalmente, a Distro que eu mais gostei até o momento, o Fedora, por ser bleeding edge e ainda te permitir fazer quase tudo no sistema para deixar ele do jeito que vc quer. Uso de qualquer DE com os spins, liberdade total para instalar ou desinstalar pacotes que vc queira (Oi novo driver NTFS), mas que exige muita configuração para deixar ele do “seu jeito”, até estimulando quem gosta a buscar esse conhecimento.
[]'s
Bom dia!
Concordo com vc discordando (rsrsrs). Acho que muitas vezes a gente procura formas de deixar nosso carro rápido o bastante pra rodar 200km/h, mudando/atualizando peças do motor, mudando tipo de biela, ou injeção eletrônica, mas que no final iremos andar na cidade, com trânsito e sinal. No fundo só queremos que o sistema resolva nosso problema rodando liso, não quebre, seguro, não nos deixe na mão, sem travamentos. Obs: e se precisarmos de alguma “peça” de modelo novo temos o flatpak pra suprir.
Sim, mas quem procura essa liberdade tem que usar uma distro que te permita essa liberdade. Esse que é o ponto.
Eu aprendi isso justamente querendo usar o novo driver NTFS para montar meu HD externo de jogos de emuladores e meu HD interno com os jogos do Steam: O suporte depende muito da filosofia da distro. Distros “Stable/LTS” estão no Kernel 7.0 ou inferior ainda, então nem tem o novo driver → ou vc precisaria compilar um módulo e carregar ele junto ao sistema, ou vc precisaria instalar manualmente um kernel mais atual e perder os updates automáticos dele da distro. Ambas eu eu acho inviável.
Em distros mais bleeding edge ou que te permitem usar kernels mas novos (como o Big Linux), depende muito de cada distro disponibilizar o driver ou não. Quase todas já disponibilizavam o driver, outras demoraram um pouco mais e algumas nem o fazem ainda (OpenSUSE Tumbleweed, por exemplo).
Só que, mesmo o driver estando disponível no Kernel, isso não significava que vc poderia usá-lo da forma que vc queira. Em todas vc poderia montar discos com o novo driver via terminal e editando o fstab, o que resolvia o problema da montagem automática para discos internos em NTFS. Mas, para os externos, a montagem automática com o novo driver depende de ser possível desinstalar o antigo driver NTFS-3G para evitar conflitos e é nesse ponto que passamos a também depender da filosofia da distro. Em distros imutáveis essa desinstalação simplesmente é impossível. No Big Linux tb não tem como, pq o NTFS-3G é usado como dependência em um programa deles de montagem automática de discos (Big Mount). Nas demais que eu testei e uso (Fedora, CachyOS, PikaOS, Debian Testing) não tive problemas nessa desinstalação e no uso do novo driver.
Enfim essa experiência me mostrou a importância de se conhecer a filosofia de cada distro e de fazer (e indicar) a escolha de uma distro baseado nesse conhecimento.
[]'s
Linux Mint - Minha distro preferida geral, acompanho pois ainda sonho com eles fazendo uma ‘‘reforma’’ visual a lá Zorin, pra mim é a distro geral definitiva, superando o Ubuntu pra mim.
Zorin - Minha distro atual, pra mim serve muito bem, então acompanho sempre as novidades, e até hoje lamento terem descontinuado a versão Lite
Lubuntu - Gostava muito de usar quando usava LXDE, era bonita e completa para uma distro focado em leveza, quando trocou pro LXQE, deixei um pouco de lado, não consigo gostar do visual atual, mas acompanho as novidades também.
Manjaro - apesar de nunca ter conseguido usar na totalidade por falta de conhecimento meu, gosto muito dela e sua proposta, no futuro planejo estudar mais sobre ele
Atualmente tou utilizado o Fedora e mesmo para jogos é muito bom, alem de receber sempre as últimas atualizações, facilidade em ter mais do que um DE instalado, etc.
O Fedora tá na minha lista futura para estudar mais a fundo
comecei tarde no ramo Linux, fim dos anos 2000, porem pretendo testar todas que eu tiver acesso
Um que lembro que eu testei e gostei foi o Peppermint OS
Eu gosto muito do BigLinux e do Pop_OS! Mas migrei para o Fedora para praticar os comandos e acabei ficando, achei muito bom, só pra jogar que me deu alguns probleminhas mas fácil de solucionar coisas que o BigLinux não acontece em compensação tive menos problemas com o KDE.