Estou instalando para uma pessoa que nunca mexeu em um pc. Por isso estou procurando por isso.
Sei que o debian tem.
Quais são as outras?
Tem que ser ou não distro game.
Cachos seria interessante, mas nào possui esta característica.
Estou instalando para uma pessoa que nunca mexeu em um pc. Por isso estou procurando por isso.
Sei que o debian tem.
Quais são as outras?
Tem que ser ou não distro game.
Cachos seria interessante, mas nào possui esta característica.
Seriam distribuições Rolling Release?
Ou seja, que não requerem uma nova instalação para atualizar para a nova versão, o sistema é sempre atualizado para a última versão quando disponibilizado um update.
Se sim, segue algumas:
Seria atualizaçoes normais do sistema.
Semanal.
Tipo aplicativo e segurança.
Em teoria, qualquer distro pode ter atualizações automáticas, basta configurar.
Se é pra alguém que nunca mexeu em um pc, recomendo as distros mais recomendadas para isso, Linux Mint e Zorin OS, ambas possuem atualizações automáticas configuráveis via interface gráfica
Ok. Vou ver aqui.
Obrigado.
Curioso isso no Debian, acho que desativei na instalação, mas está ativa. Acho que nem o Ubuntu é assim por padrão.
No pc da minha mãe rodando debian alem dessa atualização automatica coloquei o comando flatpak update para rodar toda vez q o pc é ligado usando um script systemd service.
Toda vez que entro remotamente checo se tem atualização e ta tudo atualizado.
mkdir -p ~/.config/systemd/user/
nano ~/.config/systemd/user/flatpak-autoupdate.service
[Unit]
Description=Atualizar Flatpaks automaticamente no boot
After=network-online.target
Wants=network-online.target[Service]
Type=oneshot
ExecStart=/usr/bin/flatpak update -y --noninteractive[Install]
WantedBy=default.target
systemctl --user daemon-reload
systemctl --user enable flatpak-autoupdate.service
systemctl --user start flatpak-autoupdate.service
Apesar de na teoria todas poderem fazer isso, não é recomendado. Pois algumas podem ter intervenções manuais.
recomendo usar unit .timer
Sim acho que poderia fazer qualquer distro atualizar assim mas nas rolling release pode dar ruim.
Não gosto do mint, mas vou ver também.
Sobre unit timer, ela pode atualizar no boot, e também de 6 em 6 horas por exemplo.
Digo essa forma se atualizar com script systemd ou crontab pode ser usada em qualquer distro para atualizar tudo e se quiser adicionar mais opçôes como remover pacotes orfãos e outras coisas.
No cachios e utros ach base acho perigoso ainda mais agora com os ataques ao aur imagina instalar o malware que vem no update
.
No Linux Mint tem a opção de configurar as atualizações automáticas no Gerenciador de Atualizações.
Como é pra ser utilizado por alguém que não sabe muito de computação, o Linux Mint é uma ótima alternativa.
Valeu. Vou conferir.
Apesar de achar o cinammon bem fraquinho.
Como tem tempo que não vejo. Vou conferir as distros antes virtualmente.
O debian funciona bem. Mas como a pessoa quer jogar, estou vendo as distros um pouco mais atualizadas
Linux Mint tem isso, mas vem desativado por padrão. Coisa de 1 minuto pra ativar, tanto Flatpak quando app .deb e afins.
Talvez o Zorin Os tenha, mas como tem muito tempo que eu usei, não vou saber dizer.
O zorin os vem com gnome , estava pensando kde. E só faz atualização automática de segurança.
Opções de Distribuições
Alguem já utilizou?
Fedora , não sou fã, mas tem tempo que não utilizo.
Kde neon vejo muita reclamação.
Aurora nunca usei e não conheço.
Vou ver o mint
Instalei o Mint na máquina da milha filha, sistema sempre ok.
Bluefin, Aurora e Bazzite também são de atualização automática.
Uso Aurora na máquina pessoal e Bluefin na máquina de trabalho, sem nenhum problema com as duas.
Vou ver o aurora