Eu estava utilizando o Fedora 40, depois de um tempo sem atualizar e vi que já estava na versão 42. Então eu atualizei via terminal para o 41 e em seguida para o 42.
Mas quando tentei utilizar o bluetooth no notebook o SO não reconheceu o bluetooth do pc.
Pelo que andei pesquisando, parece que já a partir da versão 41 o bluetooth em muitos notes parou de funcionar. Acredito então que o problema possa vir diretamente do 41 para o 42.
Algum usuário top para ajudar este novato de tudo com esse problema?
Então, pelo que parece, o problema não tá na versão do sistema operacional em si, mas sim no kernel. Como o notebook já é mais antiguinho e o kernel do Fedora 42 tá no 6.14 (me corrige aí se eu estiver falando besteira), isso pode estar causando o problema.
Você chegou a testar o Bluetooth quando atualizou pro Fedora 41, ou só foi perceber depois na 42 mesmo?
Cara, vc tá certinho! O kernel é esse mesmo. Então, eu não cheguei a testar o bluetooth no 41, eu atualizei dois degraus de uma vez. Fui testar só no 42 (que por coincidência é minha idade tb, kkkkk… Essas coisas “véias”…).
Apesar de eu ter um carinho enorme pelo Fedora esse tipo de coisa é o motivo que não o enxergo como ideal para uso sério (Produção/Trabalho/Lazer) no desktop, pelo menos não como primeira opção para que está chegando no Linux. Distros que implicam em atualizações continuas ou parcialmente continuas (como o fedora) podem vez ou outra aparecer essas “surpresas”, esse tipo de coisa sendo geralmente causado exatamente por upgrade de Kernel. Acredito que seja parte do motivo que distros como Ubuntu seguirem um modelo mais sólido (controlado) de updates em que não se altera tanto componentes sensíveis como kernel e módulos uma vez que você instalou uma determinada versão e tudo está funcionando, evitando assim surpresas desagradáveis.
Vejo o Fedora mais como um magazine de novidades que chegarão futuramente no mundo Linux no Desktop, e para testes mais estáveis se comparado a distros puramente RR como um Arch. Para quem quer realmente tranquilidade no Desktop o jeito mesmo é optar por uma distro com modelo LTS ou ainda mais redondo como um Debian.
Para usuários mais avançados que querem usar pacotes mais atuais, o Fedora pode ser sim uma opção interessante, porque esses usuários provavelmente vão saber contornar ou aplicar possíveis correções manuais.
Apenas para não passar a ideia de ser hater do fedora, jamais faria isso, pois sei da qualidade da distro. O Fedora é, em geral, muito estável! Apenas está mais propenso a aparecer bugs (mas tmb correções) se comparado a distros LTS ou um Debian.
Ô amigo, eu entendi perfeitamente o teu ponto de vista, eu já testei várias distros no nosso querido sistema, eu tinha acabado de achar um porto seguro no Fedora, mas esse tipo de problema desanima mesmo. Tive o mesmo problema com a família ubuntu tb. Eu arrisquei usar o Arch, que vou falar que é complicado pacas, um amigo me recomendou o Fedora pela estabilidade dele, mas vimos que as 2 últimas atualizações deram uma zicada na coisa. Como meu note é antigo e bem modesto, não tenho tantas opções. Queria manter o Fedora, ele tá bem bacaninha.
instale o fedora num pendrive e dê boot sem instalar. se o bluetooth funcionar, reinstale do zero. evite atualizar entre versões porque ele não é rolling release.
sim. vai atualizando, atualizando, sem nunca precisar reinstalar. na teoria é muito fofo, mas na prática deixa muito a desejar. simplesmente porque os desenvolvedores trocam uma lib de lugar, um link daqui pra li, uma arruela mais adiante, um parafuso logo à esquerda e ferra tudo. por isso disse para experimentar num pendrive. se funfar é porque o problema é do upgrade.
Há uma grande chance de se for um problema ser rapidamente corrigido. Se eu fosse, vc consideraria esperar um pouco e ficar no Fedora. Pois ele de fato tem muito mais estabilidade para uso no dia a dia do que o Arch Linux.
Apesar do Fedora não ser RR (ele, na verdade, é point release com ciclo curto) ele é perfeitamente atualizável entre versões. O problema de fato é alguma mudança de kernel quebrar alguma compatibilidade, mas atualizar entre versões não gera instabilidade ao nível de software no Fedora. Qualquer distro que atualize bastante o kernel está propenso a bugs desse tipo.
Para fazer uma analogia que fique fácil de entender o Fedora seria mais como o Windows 10 que atualiza para uma versão X (exemplo 21H1) e fica nessa versão por um longo tempo recebendo updates pontuais de segurança e correções ai depois de um tempo sai a versão 22H1 e aí vc tem q atualizar o Windows para essa versão para continuar recebendo updates. RR é algo mais “bagunçado” (menos que bleding Edge) mas ainda fica continuamente enfiando software novo sem tanta curadoria de qualidade como no Fedora.
não vejo como problema do kernel, mas também da interface gráfica, apps dos repositórios e/ou libs. pode-se trovcar uma lib 0.0.0,1 por uma 0.0.0.1c e aí comprometer a usabilidade de apps externos aos repositórios. não é um problema do fedora mas de todas as distros que utilizam softwares mais atualizados, como kde e gnome.
Em caso de Bluetooth, Wi-Fi, Vídeo ou Áudio a probabilidade é quase (99%) ser de Kernel e Módulos instalados. Pois são exatamente esses 2 recursos que lidam com essas conexões de hardware. Se for software, questão de UI e tal acredito que será rapidamente resolvido, mas não acho que seja o caso, pois se fosse o caso de ser software uma massiva quantidade de usuários estaria com o mesmo problema, inclusive eu mesmo que possuo um notebook com o Fedora 42 e não estou esse problema.
Caso esteja disponível no meu de grub dele, vale a tentativa de iniciar com um kernel anterior para ver se o problema é apresentado.
Houve uma atualização do kernel que trouxe problemas para placas wireless, mas parece que irão acertar isso por meio de updates, mas isso é problema do kernel e não do fedora.