Atualizar Sem Reiniciar

Olá pessoal .

Eu uso o Debian 10. Mas ele sempre tem muitas atualizações. Como sou estudante de programação e Data Science , não é legal eu ter que reiniciar o S/O toda vez, pois tenho que reabrir tudo, e as vezes perco alguns trabalhos.

Existe alguma maneira de eu atualizar o sistema Sem precisar reiniciar a maquina???

Você precisa reiniciar apenas se a atualização for de kernel ou GRUB.

1 curtida

Sim, geralmente é do Kernel. Então não tem jeito mesmo :confused:

A única coisa que eu conheço que tenta corrigir isso aí é o LivePatch:

Mas é no Ubuntu…

1 curtida

Esse SNAP é do LivePatch?

Pesquisei LivePatch Debian e esse foi um dos primeiros a aparecer, mas ainda estou em dúvida se ele é mesmo o LivePatch. E se for o LivePatch, como ele vai se comportar no Debian?

vc também pode simplesmente não atualizar (e desligar as atualizações automáticas) e claro, não ficar tempos e tempos sem atualizar

1 curtida

Legal. Muito bom. Será que tem algum risco ?

ter sempre tem, felizmente são riscos relativamente baixos, se tratando de coisa open source então… :stuck_out_tongue:
tomando cuidado não tem muito o que se preocupar
quando tiver alguma coisa muito cabuloso com certeza vai sair na mídia

Bom Dia.
Legal man. Eu tesei aqui numa maquina virtual com Debian (primeiro eu testo tudo em MVs) , cheguei no final , um dos ultimos procedimentos, Mais especificamente em :

“kpatch-build -s linux-source-4.19 -v /usr/lib/debug/lib/modules/$(uname -r)/vmlinux uptime.patch”

não foi a diante. Será que é por ser MV ??

Atualizações são importantes e isso é inegável, mas não recomendo ficar rodando um apt-update todo dia para atualizar o sistema, tire um dia da semana e um horário para isso, um horário que você menos utiliza o sistema e que não vai te atrapalhar.

Pode acontecer casos em que uma atualização pode causar outros problemas como ano passado onde uma atualização do Debian e do Ubuntu impediam o boot do sistema, a correção veio 5 dias depois.

Somente atualizações de Kernel requerem reinicio do sistema (e nem são todas )e são bem raras no Debian e versões de suporte estendido de outras distros.

3 curtidas

como assim não foi adiante? exibiu algum erro?

Puxa, o debian 10 é um dos sistemas que menos tem atualizações…

Mas vamos lá:

Upgrade de kernel

Geralmente não tem problema se vc ficar com o kernel até um mês desatualizado. Então dá pra programar pra reiniciar o computador numa hora oportuna (tipo fim de semana)

Upgrade de pacotes de usuário

Quando o pacote é atualizado, os arquivos são sobrescritos por outros de versão superior. Para o usuário, fazer logout e login já é suficiente pra os programas reiniciarem atualizados.

Upgrade de pacotes de sistema

Nesse caso será necessário reiniciar o serviço que foi impactado.

Upgrade de dependências de pacotes

Esses são os pacotes que começam com lib. É necessário reiniciar todos programas que usam essa dependência. Aí vai depender muito, por exemplo, pode ser uma dependencia usada apenas por um programa, ou pode ser uma dependencia de prativamente todo o sistema (ex glibc)

Me confundiu mais do que explicou

• Atualize o sistema, de preferência uma vez por semana no final de semana.
  • rode o comando sudo lsof / | grep deleted que vai mostrar se há arquivos “presos” em versões anteriores.
  • Se mostrar apenas coisas do seu usuário, feche e abra os aplciativos. Refaça o teste, se mostrar algo, faça logoff e login.
  • Se mostrar arquivos de sistema, faça logoff e login e veja se foram atualizados.
  • Se vc souber qual serviço corresponde o arquivo, reinicie o serviço correspondente
  • Ultima opção, reinicie o computador.
1 curtida

Sim, deu um erro. Não encontrou diretório ou coisa do tipo.
3- Create the patch file.

diff -u linux-source-4.19/fs/proc/uptime.c ./uptime.c > uptime.patch

MENSAGEM DE ERRO:
diff: linux-source-4.19/fs/proc/uptime.c: Arquivo ou diretório inexistente
diff: ./uptime.c: Arquivo ou diretório inexistente

Se tiver espaço no hd, Uma alternativa eh fazer o download de todos os repos oficiais e usar o sistema como snapshot. Só precisa configurar o apt para usar os repos locais. Daí atualizações ficam totalmente a seu critério…

Também penso assim.

Mesmo no Debian testing, registrei apenas 29 atualizações de Kernel em 3 anos e 3 meses, ou seja, uma média de menos de 1 por mês. ─ No Debian stable são ainda mais raras.

Nenhuma necessidade de ficar reiniciando o computador todos os dias, só porque atualizou algum pacote.

Em geral, fico vários dias sem reiniciar.

É importante adquirir o hábito de salvar os trabalhos o tempo todo. Eu tenho até mania. Mal altero uma vírgula, já estou salvando de novo.

Muitos aplicativos de edição oferecem a possibilidade de configurar para salvar os documentos de 5 em 5 minutos, e você pode configurar para 1 minuto.

Opa, mais uma confirmação.

Também tenho o hábito de atualizar 1 vez por semana, no máximo 2 vezes.

1 curtida

Para você usar uma versão mais nova, seja de qualquer pacote, vai ser necessário reiniciar aquela aplicação. Então apesar que se possa atualizar até o kernel e continuar usando, só conseguirá utilizar a versão mais nova se reiniciar ele…

Concordo.

Por exemplo, se atualizar o Chromium, e ele está aberto… eu posso fechar o Chromium e abrir de novo ─ caso eu queira ver o que mudou.

Mas se estou ocupado, simplesmente continuo usando o Chromium antigo, até terminar o que estou fazendo.

Não é uma “sangria desatada”, como dizia minha avó.

Após fazer uma atualização em massa do KDE, aplicativos KDE, Frameworks, Qt etc., também é recomendável fechar os aplicativos (após salvar os documentos editados!!!) e reiniciar a sessão KDE ─ um simples logout + novo login no KDE ─ pois é comum o Dolphin, Gwenview e outros aplicativos ficarem esquisitos.

Às vezes, até o Menu >> Logout pára de funcionar como devia. Neste caso, fecho tudo (após salvar!!!), vou para um console virtual ─ por exemplo, Ctrl+Alt+F2, para ir para o tty2 ─ e faço login como root, e em seguida:

# reboot

Mas essas coisas acontecem no KDE Neon (que atualiza o KDE o tempo todo), ─ ou em distros rolling-release (Arch, openSUSE Tumbleweed, Void, PCLinuxOS), ─ ou no Fedora, Debian testing etc.

Tenho sérias dúvidas, se o Debian stable atualiza maciçamente alguma DE. ─ A especificação “stable” (estável) significa, exatamente, que não fica mudando nada. ─ Só atualizações de segurança, dentro da mesma versão de cada pacote.

1 curtida

O que eu percebi que muitos serviços apos serem atualizados são restartados sozinhos, rsyslog, rsync, ssh, samba são os que ja vi acontecer.

3 curtidas