Atualizar Drivers AMD no Fedora 30

Aguem conhece alguma mandinga pra atualizar os Drivers AMD nesse negocio? não to achando em lugar nenhum.

1 curtida

Olhe aqui para saber como instala a última versão do driver mesa e o vulkan na sua distro

Mas eu só dei uma olhada por cima no Fedora já vem tudo pré instalado :slight_smile:
No Fedora instale o aplicativo GPU-Viewer e o Lutris, esse aparecer algum balão ao abrir esse significa que as bibilioteca não estão instaladas procure pelo dnf se estar instalado o mesa e o vulkan

1 curtida

O Fedora é uma distro bem atualizada, não é necessário utilizar repositórios de terceiros. O Mesa já se encontra em sua última versão no Fedora, 19.0.5.

2 curtidas

O mesa sim mas o vulkan não tenho certeza, uma das vantagens do Fedora é que ele apesar de estável vem com vários pacotes atualizados.

1 curtida

O Vulkan faz parte do Mesa, ele também se encontra em sua última versão, 19.0.5. O nome do pacote é mesa-vulkan-drivers.

2 curtidas

Eu nem me lembrava que no Fedora era mais simplificado alguns pacotes de qualquer forma o Fedora parece até estar mais preparado para jogos do que o Ubuntu (em relação á drivers abertos, mesa e vulkan)

1 curtida

Os pacotes são bem divididos no Fedora, são até mesmo mais divididos do que no Arch Linux.

2 curtidas

o meu veio com o 18.3.5 e nãoi achei o vulkan instalado.

Você deve estar utilizando uma versão antiga do Fedora, a versão atual é a 30.

1 curtida

baixei a ISO e atualizei, mas foi a informação que achei, nem o vulkan achei instalado.

1 curtida

Procure por vulkaninfo, vulkan e mesa-vulkan-drivers e poste o resultado do comando:

vulkaninfo

1 curtida

Se você está utilizando o Fedora 30 execute o seguinte comando para se certificar que o sistema está atualizado:

sudo dnf upgrade --refresh

E este comando para instalar o Vulkan:

sudo dnf install mesa-vulkan-drivers

Reinicie o sistema após realizar os procedimentos.

2 curtidas

Pergunta: qual placa de vídeo e melhor pro fedora? Nvidia ou AMD.

1 curtida

AMD, os drivers da Nvidia costumam ser problemáticos no Fedora, na realidade, a única distro em que os drivers da Nvidia não dão problema é no Ubuntu. De qualquer forma, AMD é melhor por funcionar out of the box e não ser necessário instalar drivers proprietários.

2 curtidas

Com tanto evolução na tecnologia ainda ñ conseguiram resolver esse problema de drivers

1 curtida

apenas atualizar o sistema, com amd é instalar o sistema, steam e jogar - YouTube

3 curtidas

isso não é totalmente verdade…acontece problemas no ubuntu tbm, e as nvidia hibrda dão problemas até no windows…

2 curtidas

Híbridas realmente dão problema em qualquer distro, mas em se tratando de desktop, o único que nunca me deu problemas foi o Ubuntu, em todas as outras distros o driver acabou quebrando com os updates.

2 curtidas

ok, agora vc falou que foi sua experiencia, não como regra geral, como no outro comentário…

1 curtida