Bom dia.
Tenho um lenovo gaming 3i, sistema Windows 11, com 4 meses de uso. Ele do dia pra noite parou de segurar bateria. Só funciona conectado no carregador e fica em 0%. Tentei atualizar a bios mas o atualizador (Insyde H2OFFT v6.30) pede no mínimo 30% de bateria e fecha a janela.
Tentei instalar manualmente. Baixei o arquivo “egcn41ww.exe” e extraí os arquivos, que ficaram na pasta “Flash”. Gravei duas isos, uma com o conteúdo da pasta “20240304.15102740” e outra com o conteúdo da pasta “20240504.07280311”, usando o CD Burner XP. Coloquei os arquivos no pendrive bootavel, mas quando seleciono as bios dá erro. Diz que “talvez não suporte x64”.
Procedimentos que já fiz:
- Já restaurei o Windows pra ver se segura a bateria e nada;
- Deixei ele carregando desligado por 7 horas seguidas e nada;
- Fiz boot com linux no modo live pra ver se podia ser o sistema mas mesmo assim continua em 0%;
- Tentei rodar o atualizador no modo de segurança mas dá erro, dizendo que o programa não pode rodar.
Alguém pode me ajudar? Existe alguma forma de forçar a atualização?
No Ubuntu tem um utilitário chamado “Estatísticas de Energia” (ou algo do tipo), e nele mostra a saúde da Bateria. Pode ser que a Bateria possa ter dado defeito, mas o que me parece estranho, já que o seu notebook tem 4 meses de uso.
1 curtida
Olá @Wesllen, tudo bem contigo?
Se ainda estiver dentro do prazo de garantia, solicite uma revisão ou troca do aparelho quanto antes. Na maior parte das vezes, problemas de carga da bateria são físicos e existe pouco ou quase nada que se possa fazer via software.
3 curtidas
Chequei essa opção também. Tanto o Linux quanto o Windows e até o utilitário do lenovo (Vantage) dizem que a bateria está em perfeitas condições.
Ok então. Muito obrigado.
Se você não tiver apreço por esse equipamento, você pode tentar isso
[editado por Deleterium]
(Alterar as configurações do InsydeFlash para retirar a checagem do nível mínimo de bateria exigido).
[/editado por Deleterium]
O tutorial mostra um dispositivo da Acer. Eu fiz esse procedimento (mudar aquele arquivo de texto, alterando o item especificado do valor 1 pra 0) em um notebook LG antigo, e deu resultado positivo.
Mas esse é um procedimento que você deve pensar em fazer apenas se não tem apreço pelo dispositivo.
No seu caso, acionar a garantia é muito melhor. Até porque esse equipamento pode ter outros problemas…
Vai saber, né? Novo assim e apresentando esses sintomas…
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.