O “mintUpdate” é um pedaço do próprio Synaptic, adaptado pela equipe do Linux Mint para lidar com algumas particularidades dessa distro – e para oferecer mais algumas opções. – Por exemplo, agendar verificação de atualizações de tantas em tantas horas… ou nunca verificar.
Também inclui um lembrete para habilitar snapshots do Timeshift:
O mintUpdate também “agrupa” (esconde) as dependências, e lista apenas os pacotes “principais”. – Aqui, por exemplo, diz que havia 44 pacotes para atualizar:
Mas, segundo o apt
, havia 142 pacotes para atualizar:
Depois de atualizar pelo mintUpdate, basta abrir o “Histórico” do Synaptic, para ver que ele registrou aquela atualização, com todos os detalhes. – E foram 142 pacotes, sim – embora o mintUpdate só listasse os 44 “principais”:
O mintUpdate também lembra / oferece a possibilidade de mudar para espelhos mais próximos – um dos Buntus, e outro dos pacotes exclusivos do Mint – com poucos cliques:
E adiciona um gerenciamento simples de Kernels, que o Synaptic também não tem:
Em resumo: – O mintUpdate é “o próprio Synaptic” – com algumas opções a mais – porém, faz o mesmo que o Synaptic ou o apt
faria… a menos que você aplique alguma configuração diferente.
Sua frase seguinte, dá a impressão de que você reuniu 2 coisas diferentes:
-
É possível que no PC o mintUpdate esteja configurado para não listar esses pacotes. – O Synaptic sempre lista todos – e o
apt
, também. -
Dois hardwares diferentes podem usar conjuntos diferentes de drivers – ou ter um conjunto diferente de pacotes instalados. – Em qualquer desses 2 casos, a lista de pacotes atualizáveis poderia acabar sendo diferente.