Atualizações no Synaptic não aparecem no Gerenciador de Atualizações

Olá!

Talvez eu não tenha procurado com os termos corretos, porém, eu tenho uma situação em que meu PC mostra atualizações disponíveis no Synaptics mas não mostra no Gerenciador de Atualizoações.

Tenho um notebook e um PC ambos com o Mint 21.1 Cinnamon.

No notebook verifiquei uma lista de atualizações nvidia, qemu, gnome-settings. xserver, etc… no Gerenciador de Atualizações. No meu PC, a listagem em branco… acessei o Synaptics no PC e lá está uma lista de atualizações.

Verifiquei as fontes dos programas, em ambos as mesmas fontes.

Se eu for aplicar via synaptics, instala tudo normalmente… porém, seria mais interessante se realmente tudo estivesse no Gerenciador de Atualizações.

Relatando para algum comentário que consiga esclarecer melhor a situação, pois pra mim, não é necessariamente um problema, mas, como no te é da minha esposa, pra ela facilita estar tudo no Gerenciador de Atualizações.

Valeu.

Opa, tudo bem?

Geralmente é assim que ocorre mesmo, o Mint Update meio que usa o Synaptic por traz dos panos. Será que tem alguma configuração que você fez nele para inibir a atualização de certos pacotes?

Não sei se isso pode causar algum problema, mas pelo visto você está usando o mirror alternativo para o servidor principal, quem sabe deixa o original do Linux (ele costuma ser bem rápido também) e verifica se dá alguma diferneça.

Abraços!

2 curtidas

Opa… valeu… testei trocando por um dos USA, outro da Argentina e, por fim, para um do Brasil (https://mint.itsbrasil.net/packages) e não pegou as atualizações nVidia no Gerenciador de Atualizações nem no Gerenciador de Drivers.

Enfim… vou aplicar criar um ponto de restauração, aplicar e ver se atualiza sem erros.

Valeu.

O “mintUpdate” é um pedaço do próprio Synaptic, adaptado pela equipe do Linux Mint para lidar com algumas particularidades dessa distro – e para oferecer mais algumas opções. – Por exemplo, agendar verificação de atualizações de tantas em tantas horas… ou nunca verificar.

Também inclui um lembrete para habilitar snapshots do Timeshift:

O mintUpdate também “agrupa” (esconde) as dependências, e lista apenas os pacotes “principais”. – Aqui, por exemplo, diz que havia 44 pacotes para atualizar:

Mas, segundo o apt, havia 142 pacotes para atualizar:

Depois de atualizar pelo mintUpdate, basta abrir o “Histórico” do Synaptic, para ver que ele registrou aquela atualização, com todos os detalhes. – E foram 142 pacotes, sim – embora o mintUpdate só listasse os 44 “principais”:

O mintUpdate também lembra / oferece a possibilidade de mudar para espelhos mais próximos – um dos Buntus, e outro dos pacotes exclusivos do Mint – com poucos cliques:

E adiciona um gerenciamento simples de Kernels, que o Synaptic também não tem:

Em resumo: – O mintUpdate é “o próprio Synaptic” – com algumas opções a mais – porém, faz o mesmo que o Synaptic ou o apt faria… a menos que você aplique alguma configuração diferente.

Sua frase seguinte, dá a impressão de que você reuniu 2 coisas diferentes:

1. É possível que no PC o mintUpdate esteja configurado para não listar esses pacotes. – O Synaptic sempre lista todos – e o apt, também.

2. Dois hardwares diferentes podem usar conjuntos diferentes de drivers – ou ter um conjunto diferente de pacotes instalados. – Em qualquer desses 2 casos, a lista de pacotes atualizáveis poderia acabar sendo diferente.

4 curtidas

Muito obrigado pela “aula” de Mint Update / Synaptic.

Atualizei via Synaptic mesmo, como sempre, deu tudo certo, a diferença é que, no notebook foi tudo atualizado via “Mint Update” e no meu PC tive que fazer via synaptic, mesmo com os mesmos repositórios.

Bem, era pra ter uma ideia melhor de ambos gerenciadores e ficou muito bem esclarecido.

Grato.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.