Atualizações no GNOME 40

Legal, não tinha visto ainda. Minha principal preocupação era essa, o resto que citei é algo a se resolver com o tempo e a se adaptar (como usuário). Acho que pra ficar mais coerente e mais funcional, a dash tinha que trocar de lugar com as miniaturas de área de trabalho, ficando mais próximo do botão atividades (e do hotspot) e possibilitaria também uma relação mais intuítiva com o lista de aplicativos. Por exemplo, ao se clicar no botão da lista de aplicativos, as miniaturas seriam “empurradas” para baixo, fora da tela, o overview diminuiria para baixo e abriria espaço para a lista de aplicativos, ainda permitindo o esquema de arrastar e soltar na área de trabalho desejada.

Mas continuo achando que o jeito atual é melhor, pelo simples fato de que essa nova organização não veio para corrigir nenhum grande problema do workflow atual e vai obrigar os usuários já adaptados a se readaptar.

Bom, vamos ver como vão ser as interações, ainda faltam 2 meses para o lançamento, ainda pode mudar muito e mesmo lançado, ainda vão polir ele ao longo do tempo.

E também tem aquele fator de ver em vídeos não representar exatamente quando usamos no dia a dia.

1 curtida

Também gosto muito do Gnome. Hoje, não o troco por nada… Hoje, eu que tenho dificuldades de adaptação a interfaces muito centradas na analogia do desktop.

Quando saiu o Gnome 3 eu fiquei muito animado também, pois estava sendo proposto um novo conceito, uma nova forma de interagir com o PC (muito embora naquele início houvesse ainda muita coisa a melhorar, o que era de se esperar)… Mas, hoje quando chegamos a um ponto em que as coisas já estão caminhando para uma estabilidade, estão ouvindo as pessoas, estão incorporando funcionalidades básicas que antes só conseguia por extensões, resolvem que a característica chave do shell tem que dar uma guinada de 180° (na verdade, nesse caso 90°)?!

Eu entendo a motivação filosófica da mudança, do conceito de horizontalizar a organização do shell, o único problema a meu ver é que essa mudança não traz nenhuma melhoria relevante em relação ao que temos hoje e não resolve nenhum problema real existente. Parece que estão mudando por mudar, forçando uma serie de adaptações por parte do próprio sistema e por parte dos usuários.

Tenho convicção de que com o tempo tudo isso vai se ajeitar, mas temo que, quando tudo estiver ajeitado, resolvam mudar tudo novamente, só por mudar e a vida se torna uma eterna adaptação a mudanças desnecessárias.

1 curtida

minha unica preocupação é meu monitor vertical (uso um monitor fullhd e um monitor secundario um hd na vertical)

Eu acho inegavel que tentaram, pelo no quesito touch

Opa! E aí tudo bem? Faz alguns dias que o branch do 40 ficou disponível no GNOME OS , mesmo que esteja bem longe de ser uma versão completa.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Uma coisa que achei curiosa é que o novo design ainda não está no master.

Observando o movimento no desenvolvimento e como anda o Alpha, estou começando a achar que o GNOME 40 vai levar mais do que um release para ficar realmente pronto. As principais mudanças que estou observando são focadas no shell e em alguns apps essenciais como o Nautilus.

Claro que isso não é exatamente uma novidade, mas eu tinha esperanças de que o próximo lançamento fosse algo bem completo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Vixe cara, tava com as espectativas bem altas kkk, mas tipo, o GNOME demorou 12 releases pra finalizar o look and feel do 3:

GNOME design: saving space since 2009 (or so) – Form and Function

1 curtida

Comentei isso e no mesmo dia subiram a nova interface pra master:

GNOME Shell Merges Its New Horizontal Workspaces

As part of work on GNOME 40, the GNOME Shell is seeing some big refinements like shifting of its workspaces to be horizontally laid out, which has now been merged.

GNOME Shell mock-ups have been making some evolutionary changes to the desktop and that work is coming together. Merged on Friday to GNOME Shell is making horizontal workspaces. That code is now in place but follow-up improvements are expected.

This goes along with making the dash and App Grid horizontal, various GNOME Shell Overview improvements, a new Overview gesture, and other UI/UX changes ahead of the GNOME 40 debut in March.
GNOME 40 has also been seeing plenty of lower-level work too like moving some code to GTK4, XWayland on-demand by default, threaded input, making use of atomic mode-setting, and much more.

2 curtidas

sinceramente o que me parece é que estão mudando por mudar, o gnome no meu uso só precisaria de poucos refinamentos, não um rework total, pra melhorar e muito a usabilidade.
ter o ícone do programa aparecendo na visão geral, as áreas de trabalho sempre totalmente visíveis, mover o hotcorner do lado esquerdo pro lado direito (o que torna mais acessível via mouse, especialmente pra quem usa um monitor ultrawide, com o atalho na esquerda como é hoje é garantia acertar a mão do mouse do teclado antes de chegar lá
coloca a dock embaixo, coloca o hotcorner da esquerda pra abrir diretamente a lista de todos os apps, e ao lado dele um menu (clicavel) que abre uma lista das pastas do /home e os dispositivos externos, como a extensão places status indicator faz. e ao lado de atividades um monitor de área de transferencia com histórico, se possível que salvasse as imagens também.
no relógio do centro coloca o dropdown de power que hoje fica na direita. ficaria assim:

sendo o relógio também ativado apenas de “pressionar” o mouse. ao descer o dropdown, ficaria como é hoje, o calendário a direita, e a tela de notificações a esquerda, mas apenas a metade de cima. a metade de baixo seria ocupada pelo menu power de hoje. seria a interface “definitiva” por assim dizer, usabilidade agil tanto com mouse quanto com teclado quanto via touch,

1 curtida

Infelizmente não to animado com esse gnome 40 na questão visual.

Como falaram aí, o atual já é “perfeito”, aqui eu usava apenas 2 extensões e ele já ficava ideal. Mas como a mudança vai acontecer de qualquer jeito, deixei o gnome de lado e to focando no i3wm.

Cara, melhorou a UX do GNOME 300% com ASCII

Não.

image

Já era hora. Não vejo a hora de experimentar.

Não estão na Master ainda (podem não ir)

1 curtida

1 curtida

atualizações do Gnome 40 no Opensuse

1 curtida