O zypper
pode tá encabulado com o zoião do cavalo no cangote dele. Ou senão, a OTAN bloqueou seu openSUSE por causa da foto do Gagárin e do 13 no nome.
Faço votos de que o único repositório com “maior prioridade” seja o packman
– mas para termos certeza, poste a resposta a esse comando zypper lr -P
:
# zypper lr -P
# | Alias | Name | Enabled | GPG Check | Refresh | Priority
--+----------------------------------+---------------------------+---------+-----------+---------+---------
5 | packman-essentials | packman-essentials | Yes | (r ) Yes | Yes | 90
1 | Google-Chrome | Google-Chrome | Yes | ( p) Yes | No | 99
2 | download.opensuse.org-non-oss | Main Repository (NON-OSS) | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
3 | download.opensuse.org-oss | Main Repository (OSS) | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
4 | download.opensuse.org-tumbleweed | Main Update Repository | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
Ainda não fui apresentado àqueles 3 repositórios cujos nomes terminam numa sopa de letrinhas, de modos que não sei se eles têm alguma responsabilidade no caso.
Também não tenho experiência em adicionar o Google inteiro. – O próprio packman
, é recomendável incluir o mínimo possível (eu só incluí o essentials
). – Só o estritamente necessário.
Quanto mais repositórios, maior o risco de alguma coisa não dar certo – e de não conseguir descobrir onde esteja um eventual problema.
Eu marquei vários pacotes para nunca mais serem instalados (locked
) – por isso, recebo uma mensagem parecida com a sua. – Mas sei o porquê. – E de qualquer modo, ele me lembra que é porque aqueles pacotes estão locked
.
Quanto ao comando, eu uso sempre (como root) zypper dup --allow-vendor-change
– pois assim, o zypper
fica livre para instalar / remover / atualizar tudo que for necessário. – Talvez seu caso seja apenas isso.
# date; zypper dup --allow-vendor-change; date
Sun 7 Aug 13:50:57 -03 2022
Retrieving repository 'Main Repository (NON-OSS)' metadata ......................................................................................[done]
Building repository 'Main Repository (NON-OSS)' cache ...........................................................................................[done]
Retrieving repository 'Main Repository (OSS)' metadata ..........................................................................................[done]
Building repository 'Main Repository (OSS)' cache ...............................................................................................[done]
Retrieving repository 'google-chrome' metadata ..................................................................................................[done]
Building repository 'google-chrome' cache .......................................................................................................[done]
Retrieving repository 'packman-essentials' metadata .............................................................................................[done]
Building repository 'packman-essentials' cache ..................................................................................................[done]
Loading repository data...
Reading installed packages...
Warning: You are about to do a distribution upgrade with all enabled repositories. Make sure these repositories are compatible before you continue. See 'man zypper' for more information about this command.
Computing distribution upgrade...
The following 63 items are locked and will not be changed by any action:
Available:
akonadi-calendar-lang akonadi-calendar-tools akonadi-calendar-tools-lang akonadi-contact akonadi-contact-lang akonadi-import-wizard
akonadi-import-wizard-lang akonadi-mime akonadi-mime-lang akonadi-notes-lang akonadi-plugin-calendar akonadi-plugin-contacts akonadi-plugin-mime
akonadi-search akonadi-search-lang akonadi-server akonadi-server-lang discover-backend-packagekit pattern:games pattern:kde_pim kdepim-addons
kdepim-addons-lang kdepim-runtime kdepim-runtime-lang kmail-account-wizard kmail-account-wizard-lang kmailtransport kmailtransport-lang ktnef
libkdepim-lang libKF5AkonadiAgentBase5 libKF5AkonadiCalendar5 libKF5AkonadiContact5 libKF5AkonadiCore5 libKF5AkonadiMime5 libKF5AkonadiNotes5
libKF5AkonadiPrivate5 libKF5AkonadiWidgets5 libKF5CalendarSupport5 libKF5ContactEditor5 libKF5EventViews5 libKF5IncidenceEditor5 libKF5MailCommon5
libKF5MailImporter5 libKF5MailImporterAkonadi5 libKF5MailTransport5 libKF5MailTransportAkonadi5 libKF5PimCommonAkonadi5 libksieve libksieve-lang
libpackagekit-glib2-18 mbox-importer mbox-importer-lang messagelib messagelib-lang PackageKit PackageKit-backend-zypp PackageKit-branding-openSUSE
PackageKit-branding-upstream PackageKit-devel PackageKit-gstreamer-plugin PackageKit-gtk3-module PackageKit-lang
The following 499 packages are going to be upgraded:
(...)
Com esse comando, o zypper
baixa as informações (metadados) dos repositórios e constrói o “cache” local. – Nem lembro a última vez que usei um refresh
para isso.