Olá, tudo bem? Uso o OpenSUSE Tumbleweed e fui dar um “zypper up” e apareceu a mensagem de que 11 atualizações NÃO seriam instaladas. Mas não parece ser um erro. Queria só saber até que ponto isso é normal. Li na internet que pode ter a ver com os repositórios então segue em anexo a lista de repositórios. Obrigado
No Tumbleweed se deve usar dup
e não up
. Uma boa é primeiro refrescar os repos com sudo zypper ref
e daí atualiza com sudo zypper dup
Eu fiz o dup e apareceu “Nada a fazer”. Sinal que ta tudo certo?
Provavelmente
Sim, se não tem “nada a fazer” é porque seu sistema está atualizado, logicamente. Se quiser, tente rodar sudo zypper ref && sudo zypper dup
, pode ser algo em relação ao cache do package manager, mas bem improvável. Se quiser tem atualização horrores, instale os codecs do packman, aí pode praticar o dedo nervoso:
1- sudo zypper addrepo -cfp 90 'https://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/openSUSE_Tumbleweed/' packman
2- sudo zypper ref
3- sudo zypper dist-upgrade --from packman --allow-vendor-change
4- sudo zypper install --from packman ffmpeg gstreamer-plugins-{good,bad,ugly,libav} libavcodec-full vlc-codecs
Fonte: SDB:Installing codecs from Packman repositories - openSUSE Wiki
A mensagem que ele dá, como consta no print a baixo
Indica, se não me engano, então chamo o @frc_kde para a ajuda, que esses pacotes não serão atualizados para não entrarem em conflito com outros no sistema. Vai se acostumando, openSUSE TW com quem é ansioso é tenso.
Mas esses pacotes serão atualizados futuramente ou vão ficar acumulando pacotes sem atualizar?
Assim que for seguro atualizar, irão. A não ser que você queira quebrar a instalação por forçar barra sem necessidade…
Não, não vou fazer isso. Só queria saber se isso era normal mesmo
O zypper
pode tá encabulado com o zoião do cavalo no cangote dele. Ou senão, a OTAN bloqueou seu openSUSE por causa da foto do Gagárin e do 13 no nome.
Faço votos de que o único repositório com “maior prioridade” seja o packman
– mas para termos certeza, poste a resposta a esse comando zypper lr -P
:
# zypper lr -P
# | Alias | Name | Enabled | GPG Check | Refresh | Priority
--+----------------------------------+---------------------------+---------+-----------+---------+---------
5 | packman-essentials | packman-essentials | Yes | (r ) Yes | Yes | 90
1 | Google-Chrome | Google-Chrome | Yes | ( p) Yes | No | 99
2 | download.opensuse.org-non-oss | Main Repository (NON-OSS) | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
3 | download.opensuse.org-oss | Main Repository (OSS) | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
4 | download.opensuse.org-tumbleweed | Main Update Repository | Yes | (r ) Yes | Yes | 99
Ainda não fui apresentado àqueles 3 repositórios cujos nomes terminam numa sopa de letrinhas, de modos que não sei se eles têm alguma responsabilidade no caso.
Também não tenho experiência em adicionar o Google inteiro. – O próprio packman
, é recomendável incluir o mínimo possível (eu só incluí o essentials
). – Só o estritamente necessário.
Quanto mais repositórios, maior o risco de alguma coisa não dar certo – e de não conseguir descobrir onde esteja um eventual problema.
Eu marquei vários pacotes para nunca mais serem instalados (locked
) – por isso, recebo uma mensagem parecida com a sua. – Mas sei o porquê. – E de qualquer modo, ele me lembra que é porque aqueles pacotes estão locked
.
Quanto ao comando, eu uso sempre (como root) zypper dup --allow-vendor-change
– pois assim, o zypper
fica livre para instalar / remover / atualizar tudo que for necessário. – Talvez seu caso seja apenas isso.
# date; zypper dup --allow-vendor-change; date
Sun 7 Aug 13:50:57 -03 2022
Retrieving repository 'Main Repository (NON-OSS)' metadata ......................................................................................[done]
Building repository 'Main Repository (NON-OSS)' cache ...........................................................................................[done]
Retrieving repository 'Main Repository (OSS)' metadata ..........................................................................................[done]
Building repository 'Main Repository (OSS)' cache ...............................................................................................[done]
Retrieving repository 'google-chrome' metadata ..................................................................................................[done]
Building repository 'google-chrome' cache .......................................................................................................[done]
Retrieving repository 'packman-essentials' metadata .............................................................................................[done]
Building repository 'packman-essentials' cache ..................................................................................................[done]
Loading repository data...
Reading installed packages...
Warning: You are about to do a distribution upgrade with all enabled repositories. Make sure these repositories are compatible before you continue. See 'man zypper' for more information about this command.
Computing distribution upgrade...
The following 63 items are locked and will not be changed by any action:
Available:
akonadi-calendar-lang akonadi-calendar-tools akonadi-calendar-tools-lang akonadi-contact akonadi-contact-lang akonadi-import-wizard
akonadi-import-wizard-lang akonadi-mime akonadi-mime-lang akonadi-notes-lang akonadi-plugin-calendar akonadi-plugin-contacts akonadi-plugin-mime
akonadi-search akonadi-search-lang akonadi-server akonadi-server-lang discover-backend-packagekit pattern:games pattern:kde_pim kdepim-addons
kdepim-addons-lang kdepim-runtime kdepim-runtime-lang kmail-account-wizard kmail-account-wizard-lang kmailtransport kmailtransport-lang ktnef
libkdepim-lang libKF5AkonadiAgentBase5 libKF5AkonadiCalendar5 libKF5AkonadiContact5 libKF5AkonadiCore5 libKF5AkonadiMime5 libKF5AkonadiNotes5
libKF5AkonadiPrivate5 libKF5AkonadiWidgets5 libKF5CalendarSupport5 libKF5ContactEditor5 libKF5EventViews5 libKF5IncidenceEditor5 libKF5MailCommon5
libKF5MailImporter5 libKF5MailImporterAkonadi5 libKF5MailTransport5 libKF5MailTransportAkonadi5 libKF5PimCommonAkonadi5 libksieve libksieve-lang
libpackagekit-glib2-18 mbox-importer mbox-importer-lang messagelib messagelib-lang PackageKit PackageKit-backend-zypp PackageKit-branding-openSUSE
PackageKit-branding-upstream PackageKit-devel PackageKit-gstreamer-plugin PackageKit-gtk3-module PackageKit-lang
The following 499 packages are going to be upgraded:
(...)
Com esse comando, o zypper
baixa as informações (metadados) dos repositórios e constrói o “cache” local. – Nem lembro a última vez que usei um refresh
para isso.
Oi, esses repositórios com várias letras eu não sei exatamente de onde saíram. Uns dias atrás eu removi o repositório do Google Chrome porque queria desinstalar ele, daí mudei de ideia e instalei o repositório novamente mas ele não aparece ali. Esse do “Google” já tinha antes. Não sei se tem a ver. Eu usei o comando “zypper dup --allow-vendor-change” e reduziu pra 2 atualizações NÃO instaladas. Obrigado. Quanto ao packman, tu acha que eu deveria remover e usar só o essentials? Não vai interferir em algo do sistema? Enfim, segue em anexo a saída do comando “zypper lr -P”
É difícil afirmar alguma coisa, porque não sei o que aconteceu até agora. – Você pode fazer o teste: eliminar o packan
(completo), adicionar o packman-essentials
, em seguida executar o comando zypper dup --allow-vendor-change
para ver o que ele vai propor. – Apenas, tenha cuidado de copiar a resposta, e use um “n” para NÃO prosseguir, até que você tenha examinado e chegado a alguma conclusão.
Eu procuro fazer 1 coisa de cada vez, e anotar tudo – o que fiz e o que aconteceu. – Isso facilita muito, desfazer o que não deu certo, e poder examinar as causas de algum problema.
Em 2 anos e ½, o arquivo já está com mais de 48 mil linhas. – Acho muito útil:
Mas, sem saber o que foi feito, é complicado.
Quais foram os 2 pacotes que continuam não sendo atualizados?
Os pacotes que não foram atualizados são os “youtube-dl” e “youtube-dl-bash-completion” e eu mudei no YaST os repositórios do Packman pro Essentials e usando o comando “zypper dup --allow-vendor-change” ele disse que vai atualizar os dois pacotes que faltavam. Acho que agora vai. Atualizo?
A proposta do zypper
parece boa.
Eu atualizaria.
Agora sim, fechou tudo. Todos os pacotes atualizados. Obrigado, valeu mesmo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.