Foram enviadas aos mantenedores do kernel diversas alterações do Direct Rendering Manager (DRM), antes do ciclo do Linux 6.14. O destaque é o novo registrador de inicialização DRM “drm_log”, que melhora a apresentação das mensagens do kernel.
Este código não interage com a entrada do usuário e é compatível com kernels em tempo real. Além disso, inclui suporte a escalonamento de texto para monitores HiDPI. As alterações abrangem melhorias no driver AMDXDNA, novos drivers de controle MIPI-DSI2 e suporte HDMI para Rockchip RK3588.
As otimizações no DRM prometem reduzir a latência e aumentar a taxa de transferência de dados, resultando em uma experiência mais suave e responsiva em jogos, aplicativos de edição de vídeo e outras tarefas gráficas intensivas.
O Direct Rendering Manager
O Direct Rendering Manager (DRM) é um subsistema do kernel Linux que gerencia a interação com as GPUs (placas de vídeo) modernas. Ele permite que diversos programas utilizem os recursos de hardware de vídeo de forma cooperativa.
Isso significa que ele controla diretamente o hardware gráfico, organiza as tarefas que a GPU precisa executar e aloca e controla a memória da GPU e outros recursos necessários.
Com ssas funçõe o DRM permite que vários programas usem a GPU ao se executar jogos, editar vídeos e outras tarefas que exigem muito poder gráfico. Também contribui para um desempenho gráfico mais suave e eficiente.
Fonte: links no texto e na imagem