Em maio de 2021 eu apresentei o Projeto Sirena, hoje eu venho trazer as novidades do projeto. Se você reparar bem vai notar que muita coisa mudou na tela inicial, parece que o projeto foi… refeito…
A hipocrisia
Eu passei o final de 2021 e 2022 (por uma série de motivos pessoais) sem mexer no projeto e agora no final de 2023 eu resolvi atualizar ele e pra minha surpresa eu estava sendo absurdamente hipócrita e isso me fez refazer tudo do zero…
Refazendo coisas
Um dos objetivos era que quem confiasse no projeto não precisaria mais ter retrabalho: “se já existe um editor de imagens, pra que reimplementar recursos de edição de imagens num editor de slides?” Acontece que eu não estava seguindo essa filosofia e eu percebi que isso iria matar o projeto, eu estava refazendo muita coisa desnecessariamente:
- Tela inicial
- Gestor de login
- Gestor de “arquivos”
- Gestor de sessão
- Espaço de trabalho
E com certeza viria mais, cinco projetos independentes que dependem de dedicação exclusiva… É, inviável, por isso eu mudei a metodologia
A revolução
Eu simplesmente decidir desenvolver apenas um projeto que passou a comandar tudo, o Workspace Player esse software vai fazer o papel de todos os outros, basicamente tudo em comum está presente e as diferenças também isso além de simplificar e organizar muito melhor tudo no Sirena permite uma maior flexibilidade, se for necessário, por exemplo: posso alterar a interface D-BUS que gerencia o processo de ligar e desligar alterando apenas uma linha e isso me permitiu fazer mais coisas…
Recursos ad-infinitum
Essas alterações fizeram com que diversos recursos surgissem naturalmente sem esforço, como por exemplo:
- As “Scopes” do Unity 8, onde o usuário pode escolher como a tela inicial vai parecer
- “Widgets” direto na “área de trabalho”
- Categorias de módulos quando for adicionar
- Sandbox superfina
- …
Isso na prática significa que quando for liberado, o sistema vai usar muito menos recursos e vai ser um sistema naturalmente imune a algumas classes de malware como vírus e ransonwares durante a execução do sistema (até porque é impossível proteger dados fora do sistema)
Imunidade a vírus e Ransonwares
Em sistemas tradicionais operações como escrita e criptografia podem ser executado sem a intervenção direta do usuário:
- Clico em Exemplo.exe
- Exemplo.exe inicia uma rotina de criptografia e auto replicação sem a intervenção posterior do usuário
Coisas assim são impossíveis de acontecer, no Sirena por um motivo simples:
- Modulos e Workspaces só podem escrever em dados que eles mesmos criaram impedindo a autorreplicação e escrita em áreas sensíveis
- Toda operação de criptografia precisa de autorização expressa do usuário além do sistema armazenar todas as chaves usadas
- Algoritmos de exportação não podem modificar os arquivos do Workspace apenas ler eles
Conclusão
O projeto passou por uma reformulação significativa, adotei o Workspace Player como o núcleo que comanda todas as funcionalidades do sistema a nível visual., resultando em uma maior eficiência, flexibilidade e segurança em escala exponencial, espero que eu consiga ter uma imagem inicializavel até o meio do ano que vem