[Atualização] Projeto Sirena

Em maio de 2021 eu apresentei o Projeto Sirena, hoje eu venho trazer as novidades do projeto. Se você reparar bem vai notar que muita coisa mudou na tela inicial, parece que o projeto foi… refeito…

A hipocrisia

Eu passei o final de 2021 e 2022 (por uma série de motivos pessoais) sem mexer no projeto e agora no final de 2023 eu resolvi atualizar ele e pra minha surpresa eu estava sendo absurdamente hipócrita e isso me fez refazer tudo do zero…

Refazendo coisas

Um dos objetivos era que quem confiasse no projeto não precisaria mais ter retrabalho: “se já existe um editor de imagens, pra que reimplementar recursos de edição de imagens num editor de slides?” Acontece que eu não estava seguindo essa filosofia e eu percebi que isso iria matar o projeto, eu estava refazendo muita coisa desnecessariamente:

• Tela inicial
  • Gestor de login
  • Gestor de “arquivos”
  • Gestor de sessão
  • Espaço de trabalho

E com certeza viria mais, cinco projetos independentes que dependem de dedicação exclusiva… É, inviável, por isso eu mudei a metodologia

A revolução

Eu simplesmente decidir desenvolver apenas um projeto que passou a comandar tudo, o Workspace Player esse software vai fazer o papel de todos os outros, basicamente tudo em comum está presente e as diferenças também isso além de simplificar e organizar muito melhor tudo no Sirena permite uma maior flexibilidade, se for necessário, por exemplo: posso alterar a interface D-BUS que gerencia o processo de ligar e desligar alterando apenas uma linha e isso me permitiu fazer mais coisas…

Recursos ad-infinitum

Essas alterações fizeram com que diversos recursos surgissem naturalmente sem esforço, como por exemplo:

• As “Scopes” do Unity 8, onde o usuário pode escolher como a tela inicial vai parecer
  • “Widgets” direto na “área de trabalho”
  • Categorias de módulos quando for adicionar
  • Sandbox superfina

Isso na prática significa que quando for liberado, o sistema vai usar muito menos recursos e vai ser um sistema naturalmente imune a algumas classes de malware como vírus e ransonwares durante a execução do sistema (até porque é impossível proteger dados fora do sistema)

Imunidade a vírus e Ransonwares

Em sistemas tradicionais operações como escrita e criptografia podem ser executado sem a intervenção direta do usuário:

• Clico em Exemplo.exe
  • Exemplo.exe inicia uma rotina de criptografia e auto replicação sem a intervenção posterior do usuário

Coisas assim são impossíveis de acontecer, no Sirena por um motivo simples:

1. Modulos e Workspaces só podem escrever em dados que eles mesmos criaram impedindo a autorreplicação e escrita em áreas sensíveis
  2. Toda operação de criptografia precisa de autorização expressa do usuário além do sistema armazenar todas as chaves usadas
  3. Algoritmos de exportação não podem modificar os arquivos do Workspace apenas ler eles

Conclusão

O projeto passou por uma reformulação significativa, adotei o Workspace Player como o núcleo que comanda todas as funcionalidades do sistema a nível visual., resultando em uma maior eficiência, flexibilidade e segurança em escala exponencial, espero que eu consiga ter uma imagem inicializavel até o meio do ano que vem

3 curtidas