Estou observando uma situação estranho no notebook da minha esposa ao atualizar o driver nvidia MX 110 no mint cinnamon 21.2…
Nas últimas 3 atualizações, durante a atualização, depois de remover os drivers antigos e iniciar o processo do dpkg, initramfs, etc… em algum momento o ambiente gráfico parece ser interrompido, vai pra famosa tela preta com um cursor piscando e não responde mais… consigo acessar con ctrl alt f1 , fazer login e, ao rodar qualquer comando, o sistema congela por completo… forço o desligamento no power, ligo de novo e, aparentemente, tuido volta ao normal com o driver atualizado.
Abaixo o dpkg.log do processo.
Como aparentemente tudo está funcionando, deixo assim, mas, fico preocupado pensando se em algum momnento possa vir a ter alguim congelamento ou baixa performance em algum monento em que o sistema venha exigir mais processamento por parte do chip de vídeo.
Caso alguém tenha tido algum problema e saiba o que poderia ser a causa, agradeço.
Mint 21.2 cinnamon - Kernel 5.15.0-86-generic - nvidia driver atual …
$ sudo apt update && sudo apt-get install -f && sudo dpkg --configure -a
Depois disso para verificar o md5 dos arquivos instalados use o debsums.
$ sudo apt install debsums && sudo debsums -a -s
O log se estou certo diz que o firmware da nvidia não foi instalado, summonando @Natanael.755 e @Daigo
O esses arquivos que apareceu alguns foram modificados isso pode ou não ser normal, e os que deram missing eles não existem no sistema mas estão no pacote de instalação.
Todos eles falharam no MD5sum.
Alguma sugestão antes de atualizar… tipo, remover tudo da nvidia e instalar tudo novamente ou algo assim? , ou tentar atualizar via termina #1 (ctrl alt f1)… ou, tentar direto, via interface gráfica?
Também tem a questão do firmar possivelmente não estar presente… isso não seria instalado junto com o driver? ou pode ser instalado “separadamente” via update ou algo assim?
Bem… ontem, com tempo disponível para possíveis contra-tempos, acessei o terminal tty1 (ctrl alt f1)… pela interface modo texto, fiz a atualização do driver e instalou normalmente, sem qualquer congelamento.
Percebi que ele identificou o “firmware” como sendo pacote novo a ser instalado… obviamente, prossegui com o processe instalou tudo corretamente.
Grato a todos pela colaboração.