Atualização do Windows 11 pode estar danificando SSD's e HDD's

Artigo publicado no ItsFoss informa que a atualização Windows 11 24H2 KB5063878 está sendo associada a falhas em SSDs e HDDs, com gravação de grande volume de dados, fazendo com que as unidades “desapareçam” ou fiquem ilegíveis e com arquivos corrompidos. Mesmo reiniciando o computador, o problema persiste.

A falha acontece após gravação contínua de 50 GB de dados ou quando o uso do controlador de armazenamento ultrapassa 60%. SSDs sem DRAM e com controladores da marca Phison são os mais afetados, mas alguns HDDs corporativos também apresentam o problema.

O artigo sugere que a causa pode ser um bug no cache da unidade ou um vazamento de memória (memory leak) no Windows. O padrão de falha se repete em cargas de trabalho pesadas, o que significa que os dados do usuário estão em sério risco.

O autor apresenta duas opções: esperar uma correção da Microsoft ou migrar para distribuições Linux, como alternativa mais segura. Ele menciona que o Windows 10 está se aproximando do fim de sua vida útil, tornando-se arriscado usá-lo, e atualizar para o Windows 11 pode danificar o hardware do usuário.

E você, experimentou esse problema no seu Windows?

3 curtidas

Tudo na paz aq.

Olá @acvsilva… Tive o problema citado semana passada. Estava transferindo dados de um SSD para outro (não era muita coisa, aproximadamente 5GB). Repentinamente, a tranferência parou em 40%. Esperei um pouco para ter certeza que não era um dado corrompido ou algo do tipo, esperando a janela de erro do Onix 11 (mas nada aconteceu). Após a espera, abri o Explorer e SURPRESAAAA! O dois discos haviam “sumido”. Abri o gerenciador de discos, e nada também (não verifiquei o gerenciador de dispositivos). O sistema estava rodando parcialmente (acredito que grande parte carregado na RAM). Mas quase nenhum software abriu. Felizmente, as coisas voltaram ao normal após reiniciar. Quando abri os logs de eventos, tive as seguintes mensagens:

Não sei se pode estar relacionado com o problema citado. Mas abrir o explorer e não encontrar os discos dá um susto medonho rsrsrsr.

1 curtida