Atualização do Plasma Mobile

O projeto KDE não para de lançar novidades para seus usuários. Recentemente, foi anunciada uma grande atualização da UI (User Interface) do Plasma Mobile, trazendo vários aplicativos e aprimoramentos para dispositivos móveis com Linux.

Competindo diretamente com o Ubuntu Touch da UBports, e o Phosh da postmarketOS, o KDE Plasma Mobile é uma ótima alternativa para os proprietários de smartphones Linux como o Librem 5 ou o PinePhone.

O desenvolvedor do Plasma Mobile Marco Martin há cerca de seis meses atrás compartilhou um vídeo no FOSDEM 2020 para mostrar a experiência oferecida pelo Plasma Mobile no PinePhone Linux da empresa PINE64.

Com essa nova atualização, a experiência de uso do Plasma Mobile está prestes a atingir um nível novo. Foram adicionados vários aplicativos novos como o KClock, KWeather e Kontrast nesta atualização do sistema.

O KClock como o próprio nome sugere, é um aplicativo de relógio, que permite ao usuário usar o cronômetro, definir alarmes e exibir relógios de diferentes cidades e fusos horários.

O KWeather é um aplicativo de clima que possui suporte para Norwegian Meterological Institute e back-ends OpenWeatherMap. Tanto o KWeather quanto o KClock, oferecem plasmoids(widgets) para utilização na tela inicial.

O Kontrast é um aplicativo que permite que os desenvolvedores e designers experimentem cores diferentes e suas taxas de contraste. Ele é bastante útil para construir interfaces de usuário acessíveis.

Em estágio alfa de desenvolvimento, temos o Kalk, um aplicativo de calculadora que oferece funcionalidades de conversão de moeda e unidade, um analisador de expressões matemáticas e a capacidade de mostrar o histórico de cálculos.

Dentre os aplicativos que receberam atualização, temos o Leitor de Feed Alligator, o calendário Calindori e o KDE connect que receberam que receberam melhorias de usabilidade.

O Voice recorder agora apresenta uma nova visualização de áudio e uma página de configurações renovada. O Plasma Samegame possui texturas de alta resolução e a página de configurações recebeu um módulo de rede celular, onde mostra informações do cartão SIM, modem e operadora móvel.

Além de aplicativos novos e atualizados, o Plasma Shell recebeu várias melhorias. Agora ele pode ativar aplicativos em segundo plano quando usuário toca em seu ícone na tela inicial, além de adaptar a cor da tela inicial e dos painéis de acordo com o ícone do aplicativo.

O alternador de tarefas recebeu melhorias de usabilidade e agora pode exibir miniaturas para aplicativos em exibição. O campo de pesquisa ganhou uma nova aparência e agora temos suporte para Hardware Android Recente.

Caso você queira, pode baixar imagens do Plasma mobile a partir do site oficial do projeto.

Você já utiliza o Plasma Mobile? O que achou dessas novidades? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 curtidas

Usaria num celular que não fosse meu aparelho principal, sobretudo por ser entusiasta e usuário do Plasma no PC; mas talvez somente nós, usuários Linux, por sermos entusiastas do sistema teríamos um aparelho destes, e talvez seja preferível instalar num smartphone que esteja fora de uso, a comprar um celular novo para somente testar o Plasma Mobile.
Por agora eu investiria no Plasma Bigscreen; que acredito ser mais fácil de alcançar algum mercado, vindo pré-instalado em Televisores ou facilmente instalável e funcional em midiabox.

1 curtida