Senhores,
Tenho 3 Notebooks com Windows 11. acontece que essa atualizacao de janeiro do Windows 11
Nao estou conseguindo instalar no mais novo. Da erro na instalacao pelo Windows Update.
Ja tentei reiniciar o Windows Update, fazer o download do pacote .msi do site da Microsoft (Windows Update Catalog) mas quando executo a instalacao diz que nao e aplicavel ao computador e fecha o instalador. Ja criei uma pasta no c:/ com o nome de packages mas nao instala de maneira alguma. fiz isso com a recomendacao do site onde o Update esta listado
Tive que pausar o Windows Update e e optei por nao fazer a atualizacao. no meu outro mais atigo instalou normalmente. ja desativei o Antivirus pensando ser, mas nao adiantou!!! Ja estou quase desistindo do Windows 11 nos meus PCs. e instalando linux!! mas acontece que esse meu notebook veio com problema no teclado, e nao consigo utilizar sem o teclado blutooth. o que poderia ser incompativel com o Linux. Alguem mais teve problema com essa atualizacao de seguranca no Windows 11?
O que eu mais pego no trabalho é Windows Update travado ![]()
Antes de desistir e formatar, tenta esse procedimento completo para resetar os componentes do Windows Update. Isso resolve 90% dos casos de ‘update que baixa mas não instala’.
Basicamente, vamos parar o serviço, limpar o cache corrompido e forçar o sistema a verificar a integridade dos arquivos.
Passo a Passo (Faça tudo no Terminal como Administrador):
-
Abra o menu Iniciar, digite CMD, clique com o botão direito e escolha Executar como Administrador.
-
Digite os comandos abaixo, um por um, apertando Enter ao final de cada linha (se der algum erro, prossiga pro próximo):
Parte 1: Parar os serviços de atualização
net stop wuauserv
net stop cryptSvc
net stop bits
net stop msiserver
Parte 2: Renomear as pastas de cache (Isso força o Windows a criar novas do zero)
ren C:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old
ren C:\Windows\System32\catroot2 catroot2.old
Parte 3: Verificar e corrigir a imagem do sistema (Demora um pouco)
DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
sfc /scannow
Parte 4: Reiniciar os serviços
net start wuauserv
net start cryptSvc
net start bits
net start msiserver
Depois que o comando sfc /scannow terminar e disser que corrigiu algo (ou que não achou nada), reinicie o computador e tente rodar o Windows Update novamente.
Sobre o Linux: Se decidir mudar, fique tranquilo que teclados Bluetooth funcionam muito bem na maioria das distros modernas (Mint/Ubuntu/Pop!_OS), às vezes até melhor que no Windows.
Olá, bom dia! Quais são as especificações dos seus computadores, o que receberam a atualização normalmente e o que está com problema na atualização?
Esse que está com a atualização “vetada” é muito antigo? É daqueles que não contam com o TPM 2.0?
Muitos teclados bluetooth funcionam bem em distribuições de Linux. Algumas distros são mais “temperamentais” com bluetooth, como é o caso do Mint, e outras lidam com isso super de boas.
No mais, falha no Update é um clássico da infâmia do Windows. Sempre penso nisso (com muito sarcasmo…) quando um gaiato vem desmerecer as distribuições de Linux dizendo que “Windows não dá dor de cabeça”.
Ola, @Sergio_H e @jeffinshadow
Vamos as respostas.
O notebook e novo. recem adiquirdo (comprei em dezembro) e compativel com o Windows 11.
O notebook que recebeu a atualizacao e um pouco mais antigo. e um Lenovo Ideapad 3i (Intel Core I3 1115G4) O novo e um Asus Vivobook M1502YA (AMD Ryzen 7)
Veio com Linux KEEPOS. mas formatei e instalei o Windows 11 Home.
Por ter vindo com um pequeno problema no teclado eu utilizo um Logitech K380 blutooth que comprei para usar com um dos meus tablets o que tem me servido muito bem.
Quanto ao procedimento, ja fiz todos eles. e nao adiantou!!!
E a formatacao estou tentando evitar a todo custo pois e um processo trabalhoso para mim!!!
E estou tambem tentando restringir o Linux a minha outra maquina desktop. E utlizar o Windows 11 nos meus outros 3 notebooks.
Edit: mas de qualquer forma vou deixar o Windows Update pausado, e quando soltar a 26H2 eu formato e instalo tudo de uma vez.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Qual é o código da atualização que está sendo rejeitada em um de seus notebooks? Começa com “Kb” e seguem-se uns números.
É a KB5074109? Saiu em 13 de janeiro.
Qual é o código do erro de instalação? É o 0x800f0991? Ou o 0x80073712?
Ola, @Sergio_H
A atualizacao e esta que voce mencinou que saiu no dia 13 de janeiro.
Tentei instalar para apresentar o erro mas nao instalou novamente.
O Codigo do Erro e esse: 0x80070032
Quando eu jogo o codigo do erro no google ele diz para desativar o Antivirus que piossivelmente possa estrar atrapalhando.
Joguei no Chatgpt e ele me disse que a atualizacao nao e compativel com o estado atual do sistema. e que eu poderia esperar um pouco ate a MS lancar alguma correcao.
usei a Restauracao de Imagem do Sistema com o DISM e deu falha.
Então, o que isso poderia ter a ver com a instalaçao? O meu notebook veio com o KEEPOS de fabrica. e instalei o Windows 11 no lugar do KEEPOS. Eu reiniciei o notebook e estou passando o DISM no CMD para ver se resolve.
Às vezes um Windows instalado a posteriori pode ter problemas relacionados ao modo de ativação. Mas nesse caso parece que o Windows Update ele mesmo corrompeu-se. Creio que você topou com a recomendação de usar o Fix It. Não?
Bom, @Sergio_H
Nao sei o que eu poderia fazer mais para resolver esse problema com o Windows Update.
No site da MS diz para desativar e remover o Antivirus e apps de terceiros no Windows. que possivelmente possam estar atrapalhando a instalacao do Update. A questao nem e essa, de remover o antivirus e apps de teceiros no sistema. o meu Windows 11 esta todo atualizado com meus apps instalados todos bonitinhos e funcionado. formatar so em ultimo caso. pq me toma tempao esse negocio de formatar e instalar tudo outra vez. eu comprei a licenca original do Windows 11 Home. depois que eu tinha comprado uma de um site que revende supostas chaves originais do Windows e de programas da MS. uma das minhas tentativas deu certo de colocar a serial do Windows e ativei. ja da 2a vez que eu comprei uma outra chave nao ativou. entao fui na kabum e comprei uma original do Home. Acho melhor eu pausar o Windows Update e seguir assim ate a MS lancar o 26H2. ou mesmo eu arrancar meus cabelos e instalar o Ubuntu no lugar do Windows. mas acontece que tambem eu comprei licenca de av e queria permancer usado o Windows 11 mesmo que ele tenha me dado problema.
Lamento pelos transtornos que isso lhe está causando. Ainda não peguei uma tranqueira dessas no Win11, mas no Win10 foram várias, algumas bem chatas de resolver.
Não acho que o problema esteja na ativação, mas num corrompimento do próprio Update. Creio que essa caminho pelo Fix It pode solucioná-lo. Ou uma instalação sem ser “do zero”, na linha da Restauração.
Pois é meu caro!! E lamentavel isso mesmo. E triste e chato ao mesmo tempo.
Nao vou ficar perdando a paciencia com o Windows so por causa de uma atualizacao problematica. Gosto de Instalar o sistema,meus apps e usar. sem muita dor de cabeça. se esta funcionando o sistema no notebook pra que formatar ne? pode ser que algum dia eu resolva formatar e instalar tudo outra vez. Ou mesmo esperar alguma atualizacao grande como por exemplo a 26H2. ou na pior das hipoteses instalar o novo ubuntu 26.04.
Te agradeço pela tentatva em me ajudar a resolver o problema!!
E o que parece. Tiver que formatar para resolver o problema da atualizacao.
Nem com Restaucacao de sistema resolvia!!!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.