Atualização de Drivers AMD

quando sair um game novo por exemplo e tem um novo drive para esse game ja vai ter esse novo drive em algum repositório se não tiver posso atualizar do site msm?

2 curtidas

O driver amd mais comum no linux é o radv, que é parte do driver mesa, no caso, ao atualizar o sistema o driver mesa tbm é atualizado. Os driver mesa não tem uma interface de otimização para jogos como o amd adrenalin, pra vc ter mais configurações, vc precisa ajustar via commandline no steam ou outras plataformas de jogos, assim como versões do proton ou wine. Para verificar se o jogo roda bem ou não, vc pode conferir no site protondb.

3 curtidas

O mais “próximo” que existe é o CoreCtrl

1 curtida

No Linux, não há essa corrida para lançar drivers novos em resposta ao lançamento de jogos, até porque há mais lugares onde dá para fazer esses ajustes. Geralmente são feitos na própria Steam/Proton.

Os drivers do site, além de não funcionarem em todas as distribuições, também não lançam junto dos jogos novos. Pelo contrário, são feitos para CAD, IA empresarial e renderização de vídeo, não para jogos. A tendência é piorar o desempenho.

Acho que ele se refere ao fato de que toda vez que sai um novo jogo AAA, sai um driver novo no Windows para as placas de vídeo com gambiarras extremamente específicas para aumentar o desempenho daquele jogo.

2 curtidas

Então quando sair um game novo triplo AAA lançamentos eu não preciso me preocupar com drive ser novo ou não ne ?

1 curtida

Exato, até ajuda no desempenho (no geral, não só pra lançamentos), mas os ajustes cruciais são feitos no próprio Proton (mais especificamente, DXVK/VKD3D).

Esse negócio de “sair um novo game e sair um novo driver pra esse game…” não existe! O driver amd (radv) é atualizado através do mesa drivers que vária de versão de distro para distro. Algumas distros mantêm sempre atualizado como distros RR (Rolling Release) ou Fedora por exemplo. Mas isso tem um preço e pode causar bugs inesperados, mesmo que não seja recorrente. Distros mais voltadas para uso domestico e produção como Ubuntu e derivados mantêm uma versão relativamente atualizada e podem lançar novos updates de tempos em tempos.
Sobre a afirmação anterior o que acontece é algum update de driver ser liberado e conter correção para determinada aplicação ou jogo. Mas não significa que sempre que sai um jogo sai um driver novo pra ele. Uma coisa não tem absolutamente nada haver com a outra.
Em resumo você não precisa se preocupar em sempre usar a ultima versão do driver pra rodar seus games. Mas caso ache que precise, pesquise como atualizar o mesa driver para a ultima versão da sua distro ou use distros que mantêm tudo sempre atualizado como o próprio Fedora por exemplo. Mas tenha em mente que vc estará mais propenso a bugs inesperados e poderá ter que fazer correção manual de algo quebrado.

Ubuntu tem PPA que são RR.

vlw mano eu sempre fico na duvida

opa vlw mano sou novo no pinguim kkkkk eu uso o Fedora msm

Bom se vc usa Fedora terá muitos softwares (pacotes) bem recentes e estáveis para seu uso. Fique a vontade no fórum para perguntar sobre dúvidas e qualquer problema. O Fedora não é minha distro preferida e que uso no dia a dia mas é de altíssima qualidade técnica e com uma comunidade de usuários incrível.