Atualizacao de Bios

Ola eu tenho uma duvida quero saber se a atualizacao de bios reseta as configuracoes de fabrica e por ventura isso poderia remover a senha de supervisor que eu acabei esquecendo? meu computador e um Acer Nitro V15 ANV15-52-52VN Intel i5-13gen RTX4060 16GB DDR5

1 curtida

Não, resetar a BIOS não vai remover a senha, porque ela fica armazenada na EEPROM/EC.
Você pode digitar a senha errada 3x e se gerar um Hash, com esse hash da para gerar uma chave de desbloqueio.
Se não gerar Hash, tenta entrar em contato no suporte da Acer ou se existir alguma assistência técnica da Acer no Brasil, entra em contato com eles.

1 curtida

Cara, você tem em mãos uma baita máquina, esse Nitro V15 é excelente! Mas vamos direto à sua dúvida sobre a BIOS, porque esse assunto é meio delicado e cheio de mitos.

1. A atualização de BIOS reseta as configurações?

Sim e não. A atualização em si vai sobrescrever o chip com o firmware novo e, na grande maioria das vezes, vai restaurar as configurações de boot, ordem de discos e perfis de cooler para o padrão de fábrica (Default).

2. A atualização remove a senha de supervisor que você esqueceu?

Infelizmente, não. E aqui está o grande perigo. Nas placas-mãe antigas de desktop, resetar a BIOS ou atualizar removia as senhas. Nos notebooks modernos (especialmente da Acer de alguns anos para cá), a senha de supervisor fica guardada em uma memória flash separada e persistente (geralmente um chip EEPROM/TPM de segurança).

A atualização de BIOS não mexe nessa área protegida. Fazer o flash de uma versão nova vai manter a senha lá, trancada do mesmo jeito.

:warning: O grande risco no seu caso:

Se você tentar atualizar a BIOS pelo Windows utilizando o executável oficial da Acer, o próprio programa de instalação muitas vezes exige que o notebook reinicie e aplique o firmware. Se a sua senha de supervisor estiver ativa e bloqueando o acesso profundo, o utilitário pode dar erro no meio do processo ou exigir a senha para concluir o flash, o que pode dar uma dor de cabeça gigante.

:light_bulb: O que você pode fazer para resolver:

Como notebooks da Acer são muito rígidos com essa senha por questões de segurança contra roubo, existem dois caminhos padrão:

1. Errar a senha 3 vezes de propósito: Em muitos modelos da Acer, ao errar a senha três vezes seguidas, a tela exibe uma mensagem de erro com um código numérico (geralmente chamado de Key ou Unlock Key). Com esse código em mãos, o suporte oficial da Acer consegue gerar uma senha de bypass para você recuperar o acesso.

2. Suporte Técnico: Se o notebook estiver na garantia, entre em contato direto com a Acer. Eles costumam guiar o usuário ou solicitar o envio para resetar essa senha via ferramentas de fábrica.

Evite tentar procedimentos mirabolantes da internet (como abrir o note para dar curto na placa ou tirar a pilha Moeda/CMOS), pois nos modelos recentes com DDR5 isso não funciona mais para limpar a senha de supervisor e você ainda corre o risco de invalidar sua garantia.

Espero que consiga recuperar o acesso à sua BIOS! Se aparecer o código de erro após as 3 tentativas, avisa a gente aqui. Abraço! :penguin:

1 curtida