Atualização da BIOS através do Linux

Olá!

Adquiri um notebook Samsung NP350XAA-XF3BR (Intel i7 8550U - Windows 10 Home).
Enquanto escolhia o notebook, já com suporte a M.2, já escolhi também um SSD M.2 2280 240GB WD Blue.
Com o note em mãos, abri e conectei o M.2 240GB, formatei o HD de 1TB e instalei o Mint 19.1 (no M.2, claro!).
O meu questionamento é: existe alguma maneira de atualizar a BIOS através do Linux ou seria apenas através de aplicativos windows desenvolvidos pelos fabricantes dos equipamentos?
Até tentei iniciar com o Windows 10 PE Live USB, mas ele não permite a instalação do aplicativo Samsung Update. Penso ser importante fazer atualizações de BIOS, pois essas atualizações, por vezes, corrigem problemas (ou geram novos problemas - ehehehe).
Caso alguém tenha alguma sugestão, agradeço desde já.

0 Likes

Depende da placa mãe se for Asus, se não me engano tem um utilitário para Linux, mas na minha placa mãe antiga da gigabyter eu tinha formatado o meu pendrive em compatibilidade com o Freedos e joguei os arquivos de atualização de bios nele, mas não me lembro onde ensinava instalar essa ferramenta

0 Likes

Achei o link de apoio

1 Like

pelo que eu sei e muito arriscado atualizar a BIOS pelo Linux ou até mesmo pelo Windows e mais recomendado você atualizar pela própria BIOS e é melhor você seguir a recomendação da sua fabricante o que ele recomendar, e sim a atualização da bios corrigem vários problemas se vc fizer direito , se vc não fizer direito pode acontecer de vc corromper a bios tornado seu notebook inutilizável, a melhor opção se estiver funcionando tudo direito recomendo vc não atualizar, mais se vc tiver determinado atualizar sua bios segue o tutorial de sua fabricante tudo certinho e nunca deixe a energia acaber no meio do procedimento.

1 Like

Na Dell há um .exe que atualiza a BIOS. Segundo o fabricante, é possível fazer a atualização mediante o FreeDOS. É importante você vasculhar os fóruns da Samsung para ver se existe essa recomendação.

Resumindo… vc cria um pendrive bootável com o FreeDOS; configure a sua BIOS para iniciar no Modo Legacy, para poder iniciar o FreeDOS via pendrive. Com o sistema iniciado… só vai aparecer uma tela preta (um terminal… é DOS né). Aí vc digita o nome do programa… “nomedoprograma.exe” (sem as áspas). Aí o programa abre e começa a atualizar a BIOS.

Obs.: O programa .exe tem que ser colocado manualmente dentro do pendrive, após criar o penboot do FreeDOS.

2 Likes

Atualização de bios é um trabalho que requer cuidado, tem que baixar a Bios certa e não ter o azar de faltar luz no meio da atualização, nunca aconteceu comigo mas que dar um frio na barriga é inegável (principalmente onde eu moro que a luz cai de em quando), mas para mim valeu o risco por que eu tinha um cpu que não era reconhecido só após a atualização…

1 Like

Sim… tem que se ter muito cuidado… sei disso pq já atualizei algumas BIOS na vida…
A pergunta é para verificar se tem ferramenta além do FreeDOS, um Windows Live PE ou algo assim.
Até enviei um e-mail para a Samsung para ver se tem algo oferecido por eles, até para que eles tenha ciências de que nem todos os usuários são “windows” e, quem sabe, pensem em alguma ferramenta que facilite também para os “linuxers”.
Enfim, eu sempre avalio as atualizações que saíram… tipo, se corrige a algo realmente importante, aplico, senão, nem me dou o trabalho.

0 Likes

Sim… sim… isso já fiz em alguns equipamentos… e também já peguei situações em que o “.exe” que atualiza a BIOS é para windows,… ou seja, daí só com os tais “PE Live” para conseguir aplicar… e funciona.

1 Like

Respondendo baseado em um link do Ububtu:
https://help.ubuntu.com/community/BIOSUpdate

… ou seja:
Infelizmente, para muitos modelos, a Samsung não fornece através de seu site a opção de ver a versão mais recente do BIOS, as notas de lançamento de uma determinada versão do BIOS, ou permitir o download de um método de atualização de BIOS independente do fornecedor. Em vez disso, eles fornecem um programa de atualização de software somente para Windows chamado Samsung PC Update ou SW Update, que é usado para verificar se há uma atualização do BIOS disponível e, em caso afirmativo, fazer o download e instalar por meio desse programa.

0 Likes