Olá pessoal tudo bem? Estou usando o Kubuntu 24.04 LTS com KDE Plasma 5, pelo visto.
Qual saber qual seria uma forma segura de atualizar do 24.04 LTS para o 24.10.
Estou querendo fazer essa atualização pois, até onde soube, não tem como ter o Plasma 6 no 24.04 LTS. Ao menos foi que andei lendo quando pesquisei sobre.
Estou querendo usar o Plasma 6, por conta de recursos de customização que no 5 não tem. Como por exemplo poder adicionar um tema de sons ao sistema. Ter a “barra de tarefas” (de aplicações eu sei) flutuante… Dentre outras coisas que vi que o Plasma 6 já trás.
Entretanto eu não sei como poderia fazer isso de uma maneira segura e eficaz.
Meu sistema atual está todo configurado e funcional.
Amigo, o Plasma está na versão 6.2.5. As point releases do Ubuntu não costumam trazer essas correções de bugs (x.x.um numero tal). Eu acredito que se for pra ter o Plasma mais recente, você se dará melhor em uma distro rolling release, como o Void Linux, Arch Linux ou EndeavourOS, que é baseado no Arch. Ou, se preferir, tem sempre o Fedora, que é mais próximo do estilo do Ubuntu, mas com pacotes mais recentes.
Eu acho que seria a maneira mais segura e eficaz do que upar do 5 pro 6 na versão do Plasma. Ainda que isso deva ser possível, de alguma forma, a sensação que eu tenho é de que vai quebrar.
Desculpe não poder ajudar de uma forma específica a pergunta do tópico.
Primeiro vc atualiza o Kubuntu full com:
apt update && apt full-upgrade
Como root
Agora vc deve instalar os pacotes: apt-get install update-manager-core
Como root
Agora vc deve fazer uma imagem da partição do Kubuntu 24.04, vc pode fazer isso com o Clonezilla, tem bastante tutorial desta ferramenta na internet.
A por final após criar a imagem e armazena-la com segurança é hora da atualização de versão.
Abra o aplicativo no terminal com o comando: do-release-upgrade -p
Como root.
Dai se a atualização falhar e dai o sistema ficar quebrado, para voltar ao que era antes é apenas restaurar a imagem criada com o Clonezilla usando o Clonezilla, tem tutorial no youtube.
Após inicializar o kubuntu supostamente atualizado rode o comando: cat /etc/os-release
Confirme se mudo a versão, se verdadeiro, a atualização foi um sucesso.
Eu vi aqui os passos mas optei por não mexer com isso. Explico, apesar dos passos serem até simples de fazer e parte do processo ser automatizada. No meu caso eu precisaria ter a certeza de que nada vai sair totalmente do controle aqui. Terei que abrir o gabinete, desconectar o SSD do Windows.
Aqui instalei ambos os sistemas completamente separados. Ou seja quando instalei o Kubuntu 24.04 no SSD novo eu desconectei o SSD do Windows antes.
Fiz isso porque quanto instalei o Windows 11, no passado, ele fez uma zona colocando o setor de boot no HD mecânico. Enfim… no momento quando quero alterar o sistema que irei usar eu mudo isso no menu de boot da placa mãe. Foi melhor assim. A decisão de comprar um outro SSD foi, justamente, para não triscar na unidade com Windows e a maneira como ele está instalado.
Se fosse pra mexer no Windows eu não precisaria nem ter comprado SSD. bastaria formatar o SSD do Windows e por o Linux no lugar. Ocorre que meu Windows tem configurações e detalhes que não posso nem ousar triscar nele. É muito custoso mexer nisso. Tanto que ao trocar meu gabinete, como ele não cabe HD grande, foi preciso eu comprar uma doca USB pra HD só pra poder não ter que mexer no Windows.
Eu vou seguir procurando se tem como instalar o KDE Plasma 6 no Kubuntu 24.04. Ai se não encontrar um meio de fazer isso. Eu abro o gabinete desconecto o SSD do Windows e atualizo, ou instalo, o Kubuntu 24.10 com KDE Plasma 6, Há bem da verdade, configurar o sistema de novo não será tão trabalhoso quanto tornar isso possível. Se é que me entendem.
Mas valeu pelas orientações de como fazer, é esse mesmo o procedimento.
Faz uma imagem da partição com o Clonezilla e dps faça o tutorial do link, porque vc fala em tirar o HD do Windows? vc está achando que vai instalar o Clonezilla? ele não existe para ser instalado, ele nem tem essa opção, ele é uma ferramenta, um tool, apesar dele rodar em um sistema operacional em ISO ele não é um sistema operacional. Vc pode ate mesmo instala-lo no seu Kubuntu com o comando apt install clonezilla, apensar de que se vc usar está forma vc vai perder a vantagem de usar a ISO do mesmo(mais eficiente).
Não não rsrsrs não irei instalar o Clonezilla eu já sei como ele funciona. Isso é tranquilo. É que meu Windows 11 fez uma zona aqui que está parecendo uma cristaleira antiga cheia de cristais E o medo de quebrar é grande!!!
Eu vou desconectar o SSD do Windows, em todo caso, fazer a atualização e ver no que dá.
Estou tentando deixar meu Linux o mais próximo do que está o Windows 11 para, ai sim, mandar o IWndows 11 pro espaço. O Objetivo é, não mais usar Windows. Não nesse meu Setup Gamer de 2017. E, para, finalmente, fazer isso eu preciso que o Linux esteja plenamente usável, digamos, assim como está o Windows.
6.X para 6.Y ou 6.Z não é problema. o que pega é 5.27 p 6.X. por exemplo: os temas do sddm bugam toda a interface de login. temas ficam ruins. vc terá muita dificuldade de arrumar. melhor não arriscar. faça becape de seus dados e parta pro abraço.
Eu fiz diferente. Anteontem um inscrito do meu canal me sugeriu o Big Linux. Fiz o backup fechei a conta e passei a régua. Funcionou e visualmente ficou como eu queria! Mas essa distro é baseada no Manjaro, então estou tendo que reaprender meu jeito de usar. Sempre que usei Linux foi Ubuntu ou Kubuntu,
Bom visualmente resolveu. Sai do Kubuntu. Pode encerrar o tópico!