Através do AMD FSR você pode duplicar o FPS dos seus jogos no Linux

Através do AMD FSR você pode duplicar o FPS dos seus jogos no Linux - Diolinux

Se você utiliza placas de vídeo AMD, provavelmente é possível aumentar a taxa de FPS através do AMD FSR, sua nova tecnologia de upscaling.

2 curtidas

Cara, que artigo mais desinformativo. Dois pontos estão muito, mas MUITO errados:
primeiro erro: não funciona só nas AMD, funciona em qualquer GPU. A tecnologia é open-source e independente de peculiaridades. Funciona nas Intel, funciona em NVIDIA, funciona nas AMD e deve funcionar até no lavapipe por software.
segundo erro: não funciona no proton convencional da steam, só está incluído por enquanto no Proton-GE e outros que tenham o patch de FSR.

10 curtidas

@Claudio_Sampaio, gostei do esclarecimento. Sabe dizer se via Proton, o FSR funcionará para qualquer jogo, ou dependerá de ter o mesmo ativo o pelos desenvolvedores (ex.: só jogos homologados)? Grato.

1 curtida

Funciona para “quase” qualquer jogo. Na verdade o FSR é ativado quando o jogo faz uma chamada de mudança de modo de vídeo em que seja menor que nativo – por exemplo, o monitor é 1080p mas o jogo muda pro modo 720p. O patch faz o jogo continuar em 1080p e a cena sofre o “upscaling” pra ficar boa nessa resolução. Esse tipo de chamada é padronizada, mas alguns jogos fazem algo um diferente e acabam não funcionando, mas parecem ser poucos (não conheço estatística sobre isso, só casos de conhecidos que tentaram e meus próprios testes). O jogo pode ter o recurso nativo – como por exemplo o X4: Foundations (nativo Linux) na versão beta, ou o Resident Evil Village pelo Proton – e aí os ganhos de FPS têm o potencial de serem melhores tanto em FPS quanto em detalhes, porque o jogo pode aplicar o FSR antes de aplicar os efeitos – o FSR não fica tão nítido se é usado em uma cena cheia de efeitos.

2 curtidas

Existem jogos que já vieram com o FSR nativamente, modders que adicionaram o FSR em games que já tinham opção de diminuir a escala de resolução e até mesmo programas que aplicam o FSR por cima do jogo.
Mas claro, a aplicação nativa sempre vai ter o melhor resultado.

3 curtidas

Entendi. Muito obrigado pelos esclarecimentos, @Claudio_Sampaio e @PedroSnow. Minha ideia é dar pelo menos uma sobrevida as minhas GPUs, tanto do notebook quanto do desktop (são GPUs antigas, mas que atendem bem a minha demanda e os jogos que rodo - mas qualquer melhoria é bem vinda). Quando der um tempo dou uma catucada no Proton aqui em casa para testar. Abraço.

1 curtida

Testei aqui com o protonGE, o Euro Truck não funcionou, simplesmente não é aplicado o efeito :pensive:.
Mas funcionou no Dirt Rally 2.0! Botei em 720p a resolução do game, quando apliquei nem acreditei, porque praticamente não estava borrado(muito sutilmente), nem parecia que eu tinha baixado a resolução (isso no menu), já no game ficou muito bom da pra perceber que o jogo tá meio diferente um pouco suavizado certo objetos a media distância como pedras e tal, mas o carro fica perfeito, já a performance melhorou, não testei muito, mas esta mais fluido.

Realmente imprecionante!
Se eu tivesse no pc mandava as screenshot.

2 curtidas

Dirt Rally 2.0 AMD FSR Linux ProtonGE.

Top Demais.
[GIF]
Dirt Rally 2.0 Linux Proton AMD FSR

3 curtidas

Brincando aqui com as Configurações do Jogo descobri que se você desativar o TAA (e também o MSAA) o FSR funciona melhor. Ao que parece, trabalhar com pixels “brutos” (sem suavizações e pós pós processamentos) da melhores resultados.

No caso das Screenshots abaixo eu deixei o MSAA em 4x.

Dirt Rally 2.0 AMD FSR Linux ProtonGE NO TAA-min

TAA ativado fica borrado demais, e no gameplay parece que a paisagem fica “mechendo” como como se tivesse ar quente subindo:

Dirt Rally 2.0 AMD FSR Linux ProtonGE NO TAA VS TAA

Lembre-se que os gifs não estão em alta qualidade.

Da para jogar tranquilamente com baixa resolução usando o FSR.

NVidia GTX 1050 Ti 4gb | Driver Nvidia 470
8gb ddr3
AMD FX-6100
Ubuntu 21.04

4 curtidas

The Surge com resolução 1280x720

Quake Champions com resolução 1280x720

Eu não estava sabendo deste AMD FSR, cheguei atrasado (15 dias pós publicação).
Continuarei experimentando alguns jogos nos próximos dias, e vou adicionando imagens neste mesmo comentário aqui.

openSUSE Tumbleweed KDE Plasma
ASUS TUF B450-PRO GAMING
Ryzen 5 1600 Six-Core
GeForce GTX 960 4 GB 128 Bits
Corsair LPX 16 GB 2666

3 curtidas

Testei no Project Cars que me compraram na promoção ontem, funcionou bem, fiz uns ajustes no anti serrilhamento e ficou top :ok_hand:

1 curtida