Estou sem permissão para criar pasta no Pop_Os 20.04, instalei ele a pouco tempo mas so tenho permissão de criar pasta ou salvar coisas no SSD onde o sistema esta, no meu outro HDD e no meu SDD eu não tenho essa opção.
Eu geralmente resolvo isso executando o comando:
sudo chown usuario:grupo caminho_da_particao
Substitua “usuario” e “grupo” por seu nome de usuário e o “caminho_da_particao” pelo caminho até a partição (ou pasta ou arquivo) onde há restrição de escrita. Exemplo:
sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1
Esse comando altera quem é “dono” do arquivo/pasta/partição.
Preciso reiniciar depois disso? Não teve mudança aqui sem reiniciar
Não é necessário reiniciar. Como ficou seu comando?
Você está indicando o dispositivo (/dev). Creio que seja necessário indicar a partição. Verifique onde a montagem está sendo realizada. Por exemplo, usando o GNOME discos:
Funcionoooooooou, isso significa que programas instalados nesses discos tambem poderão escrever arquivos, criar pastas e etc né?
E outra duvida, como faço para eles aparecerem como opções ao inves de eu precisar ficar clicando em “outros locais” toda hora?
Sim. E você pode usar normalmente.
Você pode instalar jogos da Steam nesse disco, por exemplo.
Como assim? Você diz, no explorador de arquivos?
Seria isto? Se for, basta usar o GNOME discos (ou outro software semelhante) e editar as opções de montagem para “exibir na interface do usuário”, como está no meu print acima. Você também pode alterar o nome de exibição.
Mas muito, muito, muito obrigado mesmo!!!
É esse programa mesmo. Clique em “editar opções de montagem” e você verá essas opções do meu primeiro print.
Mesmo marcado não estão aparecendo e.e, mas enfim, eu reiniciei e percebi que tive que clicar de novo em “montar partições”, elas já não começam montadas não? Tipo funcionando e tals, eu sempre vou ter que iniciar elas manualmente?
Você precisa desmarcar “padrões de sessão de usuário” e marcar “montar ao inicializar o sistema”, para que sejam montadas automaticamente, e “exibir na interface do usuário”, para que apareçam.
Após selecionar essas três opções, reinicie para testar.
Isso!
Pessoalmente, também prefiro alterar o “identificar como” para /dev/sdx, deixando o ponto de montagem como /mnt/sdx.
Onde está “nome de exibição” você pode colocar um nome para a partição ao aparecer na interface de usuário, caso queira. Por exemplo, “HDD2”.
Tem by-label e by-partlabel, qual eu escolho?
Seria este (a primeira opção):
Fica mais organizado e facilita a localização ao digitar comandos. Depois disso, experimente reiniciar e veja se está tudo funcionando.
Caso seus discos ainda não apareçam de forma fixa na lateral do explorador de arquivos, lembre-se de que você pode clicar com o botão direito, após abrir o disco, e adicionar aos locais. Assim o atalho ficará sempre ali.
Funcionou clicando para deixar o atalho xD, mas de qualquer forma, vlw demais, ja sanou um monte de duvida minha de uma vez, muito obrigado Kairan!
Show! Caso tenha mais alguma dúvida sobre isso, fique à vontade para perguntar.
Fico contente em saber que as informações foram úteis.