Ative o cancelamento de eco e ruído do microfone no Linux

Ajudou muito, mas o meu fica resetando o volume do microfone toda vez que reinicio a máquina, aí tenho que ir manualmente e abaixar. Mas os ruídos tá cancelando bem.

Como desfazer?

Editar novamente o pulse/default.pa e remover o que foi adicionado. E resetar o pulseaudio: pulseaudio -k.

Eu tinha feito cópia na /home. Aí substituí pelo que estava em /etc/pulse
E vou resetar o Pulseaudio, vamos ver se funciona

Deu certo sim, tá rodando bem integrado ao Pulse Effects… tentarei novamente depois de uma instalação limpa. Valeu mesmo, @VanderleiJordaoJr!!

1 curtida

Testei no ubuntu 20.04, nas configurações aparece corretamente, no pulseaudio tbm, mas em chamadas do meets não reconhece nenhum microfone.

Bom, descobri a inconsistência. Após pulseaudio -k tenho que reiniciar o Chrome, mas não o computador, por algum motivo se reiniciar o computador as alterações não tem mais efeito. Agora tenho que fazer rodar ao iniciar.

cara… eu fiz no meu mas ele fica ajustando a áudio automaticamente e no tutorial diz que isso não iria mais acontecer… não funcionou pra mim…

Dá uma olhada nas configurações do software que tu ta usando (Discord, Skype, etc…), alguns desses programas tem uma opção de ajustar o volume automaticamente nas suas próprias configurações. O tutorial ensina a desativar o auto-ajuste que é feito pelo sistema operacional, mas se tal opção estiver ativada no programa de comunicação, então o auto ajuste deverá continuar ocorrendo.

Dá uma olhada nisso. :wink:

1 curtida

eu percebi isso… eu tava tentando usar o google meet e ele ficava reajustando… parece que por algum motivo a google não dá a opção de desligar isso. então a solução foi baixar uma extensão que vc seleciona o site que vc quer que pare o autoajuste e ele para. por hora tem funcionado no google meet mas quero testar em outros sites tbm.
link a extensão:

1 curtida

Sinceramente não sei qual é a “fixação” dos caras implementarem esse tipo de coisa e ainda deixar ativado por padrão. Já vi muita gente reclamando do auto ajuste, mas nunca vi alguém dizendo que gosta ou acha útil. haha

Eu testei, mas o cancelamento de eco e ruído foi pra câmera da webcam e não pra câmera do headset, será que dá pra mudar o dispositivo?

Quer dizer pro microfone da webcam, né? haha

Bom, isso aconteceu comigo também! Qual distro tu usa? No momento estou no Ubuntu, e como não utilizo o microfone da webcam pra nada o que fiz foi desativá-lo nas configurações de áudio do sistema. Assim, após reiniciar o sistema, o cancelamento de eco foi automaticamente para o microfone do headset.

Se tu não souber como fazer isso diz qual é a distro e interface gráfica que tu usa que eu vou tentar fazer um passo a passo aqui.

1 curtida

Imagino que deva haver uma forma de alterar o dispositivo alvo do cancelamento de eco e ruído sem desativar o outro, mas no momento não sei como fazer isso. Vou tentar descobrir e depois faço uma publicação sobre.

Sim, foi exatamente isso que quis dizer, confundi kkkkkkkk

Então mano, utilizo Manjaro, pode me explicar como posso fazer isso? Não sou muito entendido no assunto. Não utilizo o microfone da webcam também então desativar nas configurações de áudio do sistema seria bom pra mim.

Como já foi apontado pelo @Jedi_Fonseca, tem programas que tem um auto ajuste embutido. Vim só complementar, pq sou usuário do Chromium, e ele fica reajustando o microfone toda hora, o que é bem chato. Pelo que vi, o @charliebellow já mostrou um jeito de contornar isso, mas queria compartilhar com vocês o que fiz pra resolver.

Basicamente eu criei um arquivo script.sh que roda na inicialização do computador, baseado nessa resposta. O que ele faz é reajustar o volume do microfone para um valor pré-fixado em um intervalo de tempo muito pequeno, de modo que caso algum programa tente realizar o auto ajuste, este script consegue retornar o volume correto quase instantaneamente.

A única coisa que eu mudei no script foi o intervalo de tempo, que no original é 0.1, mas no meu mudei para 0.01, porque fica mais difícil de perceber quando algum app tentou mudar o volume do microfone. Em outras palavras, fica um pouco mais natural. A vantagem é que é como se fosse um tiro de canhão, já que vale não só pro Chromium, mas pra qualquer programa que tentar auto ajustar o microfone.

Eu só tomaria cuidado com uma coisa: quanto menor o tempo, maior é a carga na cpu, então você vai ter que encontrar um intervalo de tempo mais adequado pra você.

Vish, desculpa pela demora pra responder. Acabei deixando passar o teu comentário nas notificações e não o vi, fui ver apenas agora. :person_facepalming:

Provavelmente agora tu já deve ter conseguido resolver isso, mas ainda assim esse post pode servir pra outras pessoas com o mesmo problema.

Emfim, pra desativar uma entrada de áudio no sistema tu vai precisar instalar o Pavucontrol, e na aba “Configurações” selecionar a opção “Desligado”.

1 curtida

Já tinha resolvido, mas valeu pela resposta mesmo assim, hehe

Boa tarde, Jedi! Se você reparar, mesmo após ativar o cancelamento de ruído ainda há um pouco de chiado, uns “estalos” no áudio. Você conseguiu resolver isso? Isso me parece algo de sampling rates, já tentei mexer mas não consigo remover esses sons. No windows “it just works”, o que é triste…

1 curtida

Então @adrianopassos , acho que isso tem muito a ver com o microfone que tu usa.

O microfone que eu uso agora não é o mesmo de quando fiz o artigo, e esse fica com quase zero ruídos no Linux (ativando o cancelamento). No Windows, por outro lado, “it just doesn’t work”. Haha

No Windows fica com muito mais ruído, ativando ou não o cancelamento.

Então esse lance de microfone e ruído não é uma ciência exata, vai variar dependendo do teu S.O., microfone, placa de som e drivers.