Ative o cancelamento de eco e ruído do microfone no Linux

Sim, foi exatamente isso que quis dizer, confundi kkkkkkkk

Então mano, utilizo Manjaro, pode me explicar como posso fazer isso? Não sou muito entendido no assunto. Não utilizo o microfone da webcam também então desativar nas configurações de áudio do sistema seria bom pra mim.

Como já foi apontado pelo @Jedi_Fonseca, tem programas que tem um auto ajuste embutido. Vim só complementar, pq sou usuário do Chromium, e ele fica reajustando o microfone toda hora, o que é bem chato. Pelo que vi, o @charliebellow já mostrou um jeito de contornar isso, mas queria compartilhar com vocês o que fiz pra resolver.

Basicamente eu criei um arquivo script.sh que roda na inicialização do computador, baseado nessa resposta. O que ele faz é reajustar o volume do microfone para um valor pré-fixado em um intervalo de tempo muito pequeno, de modo que caso algum programa tente realizar o auto ajuste, este script consegue retornar o volume correto quase instantaneamente.

A única coisa que eu mudei no script foi o intervalo de tempo, que no original é 0.1, mas no meu mudei para 0.01, porque fica mais difícil de perceber quando algum app tentou mudar o volume do microfone. Em outras palavras, fica um pouco mais natural. A vantagem é que é como se fosse um tiro de canhão, já que vale não só pro Chromium, mas pra qualquer programa que tentar auto ajustar o microfone.

Eu só tomaria cuidado com uma coisa: quanto menor o tempo, maior é a carga na cpu, então você vai ter que encontrar um intervalo de tempo mais adequado pra você.

Vish, desculpa pela demora pra responder. Acabei deixando passar o teu comentário nas notificações e não o vi, fui ver apenas agora. :person_facepalming:

Provavelmente agora tu já deve ter conseguido resolver isso, mas ainda assim esse post pode servir pra outras pessoas com o mesmo problema.

Emfim, pra desativar uma entrada de áudio no sistema tu vai precisar instalar o Pavucontrol, e na aba “Configurações” selecionar a opção “Desligado”.

1 curtida

Já tinha resolvido, mas valeu pela resposta mesmo assim, hehe

Boa tarde, Jedi! Se você reparar, mesmo após ativar o cancelamento de ruído ainda há um pouco de chiado, uns “estalos” no áudio. Você conseguiu resolver isso? Isso me parece algo de sampling rates, já tentei mexer mas não consigo remover esses sons. No windows “it just works”, o que é triste…

1 curtida

Então @adrianopassos , acho que isso tem muito a ver com o microfone que tu usa.

O microfone que eu uso agora não é o mesmo de quando fiz o artigo, e esse fica com quase zero ruídos no Linux (ativando o cancelamento). No Windows, por outro lado, “it just doesn’t work”. Haha

No Windows fica com muito mais ruído, ativando ou não o cancelamento.

Então esse lance de microfone e ruído não é uma ciência exata, vai variar dependendo do teu S.O., microfone, placa de som e drivers.

Quando eu fiz aquele artigo eu tbm usava outra placa mãe/de som. No Linux o resultado do som do microfone era aquele que tá no áudio do artigo. No Windows era ZERO RUÍDO.

Depois que troquei a MOBO e o microfone, conforme relatei anteriormente, a situação inverteu. Haha

1 curtida

muito bom… no caso é só criar um .sh em cima dessa opção de cancelamento de ruido que já foi feita ou eu tenho que selecionar a saída do microfone que eu quero pra ele criar outro?

outra coisa: quando reinicia o PC, essa configuração e mantém?

Sim, você pode fazer em cima dessa opção de cancelamento de ruído, e se você colocar o .sh nas opções de inicialização do sistema vai funcionar mesmo se vc reiniciar.

valeu, cara, foi exatamente o que eu fiz! me ajudou bastante ! E eu voltei a trabalhar sem incomodar meus clientes com barulho!

Esse procedimento não funciona no 22.04, que está usando Pipewire em vez de Pulseaudio. Há algum procedimento semelhante para esse caso?

1 curtida

Também gostaria de saber

1 curtida

E como vc configura o plugin? Vc importou algum modelo pra ele?

1 curtida

Não importei. Habilitei o plugin nas opções e ele funcionou. Precisei realizar uma gravação com o OBS e ele melhorou bastante o áudio do microfone. Não fiz configurações adicionais. Uso PipeWire com o WirePlumbler.

1 curtida

Você já usou o EasyEffects? Precisou importar algum modelo?

Já usei, atualmente uso o PulseEffects, pq os dois sistemas estão com Pulse Audio. Não tinha ativado esse plugin e eu mesmo fiz minhas configs (tenho a versão pra EasyEffects, se quiser eu coloco no pastebin, é só copiar num editor de texto e salvar como json)

1 curtida

Legal. Por favor, disponibilize a sua configuração. Será muito útil para aprender a configurar manualmente. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

1 curtida

Tá na mão - eu o chamo Otimizado Bass ee.json, ele puxa bastante pro grave mas de forma equilibrada. Usei ruído branco e deu uma olhada no analisador de frequências e ficou bem legal, com os slopes adequados em baixas e altas frequências. Contudo, ajuste a seu gosto (pois depende das caixas ou fones que se use) - eu o criei usando o help do próprio PulseEffects e fazendo pequenas alterações em cima da recomendação

Ah, e está sem o NR ativado!

1 curtida

Muito obrigado. Valeu!!!

1 curtida