Ativar teclas de função (fn) no Linux mint

Oi pessoal, como ativo as teclas de função no Mint? Pois não estão funcionando.
O SO é Xfce e está instalado em um Asus 1005PE.

Opa! As teclas de função que você se refere são os F’s ( F1, F2, F3) certo? No meu notebook após instalação do Mint não foi mais necessário apertar a tecla Fn, só aperta a de função direto. Você já testou só apertar a tecla, sem o Fn?
E só para complementar mano, SO é o sistema operacional, que no seu caso é o próprio Mint. XFCE é o ambiente gráfico. Abraços!

1 Curtida

Sim, me refiro essas teclas. Mas sem apertar elas, funcionam normalmente como F1, F2, F3 etc. Combinada com a tecla fn, apenas o wi-fi funciona para ligar e desligar, mas o volume, o brilho etc não estão funcionando.
Obrigado, não sabia que era o ambiente gráfico.

Teu teclado ele é nacional ou americano? Somente as teclas de função que não estão funcionando?

1 Curtida

O teclado é Americano, está configurado como EUA intern. Alt. Para funcionar o cedilha.
Sim apenas as teclas de função.

Antes de você mudar ele para o EUA, no ABNT2 ele funcionava essas teclas? Porque pode ser apenas config. do teclado. Mas se não for nada disso, tu pode atribuir as funções manualmente.

1 Curtida

Não funcionava as teclas de função e o teclado ficava diferente, algumas letras e acentos não funcionavam.

No meu teclado a tecla Fn funciona normalmente, instalei o Mint 19.1 Cinnamon e continua funcionando.

1 Curtida

Seu teclado está configurado como??

Onde vejo a configuração dele?

No meu é em
Configurações > Teclado > Disposição > Disposição de teclado

Na opção de teclado do MInt aqui não dá para ver. Só aparece “Portuguese (Brazil)”.

O meu está configurado para padrão US internacional, aí ele funciona normalmente, só que sem as funções… Se eu colocar brasileiro com teclado americano nao da certo. Mesmo assim, acho que não é problema das configurações de teclado.

Você consegue aumentar e diminuir o volume ou o brilho de tela pelos ícones indicadores ou pelas configurações? :thinking:

1 Curtida

Não tem alguma tecla que você tenha que pressionar juntamente com a função? Ex.: no meu notebook Samsung tenho que pressionar a tecla “Fn” e depois a tecla da função, seja aumentar ou diminuir o aúdio ou brilho, etc.

Veja no link abaixo, talvez sirva para você.

1 Curtida

Pelas configurações sim. Eu n tenho problemas com o sistema mas é exatamente com as teclas de funções mesmo.

2 Curtidas

Sim. O brilho por exemplo, é fn + f5 ou f6, O volume é fn + f11 ou F12 mas nenhum funciona. Apenas a combinação para ligar a wi-fi, que é fn + F2.

1 Curtida

Parece que seu problema é de configuração mesmo.

Talvez você consiga resolver esse problema das teclas de funções com este vídeo:

Depois que você der o comando, veja se vai funcionar escolhendo “Notebook Asus”. No meu notebook eu selecionei “PC genérico de 101 teclas” porque não tem a opção de “Notebook Samsung”. Mas tente outras opções caso as teclas não voltem a funcionar, creio que alguma daquelas resolverá o problema.

O XFCE em algumas distros vem com as teclas de funções desconfiguradas. É necessário configurá-las na mão: Fn keys work with Cin/Mate, but not with Xfce. - Linux Mint Forums

No meu notebook Asus precisei configurar todas as teclas de funções na mão, inclusive criar script para ativar/desativar o touchpad. É meio bizarro, não sei se são apenas nos Asus ou isso é por conta da DE.

1 Curtida