Edson, não consegui achar o tópico, mas lembro vagamente de você e o @frc_kde comentarem da mudança do esquema de captura de tela. Bom, atualizei aqui pro Gnome 42 e aquele utilíssimo atalho shift + control + printscreen, que permite selecionar um pedaço da tela e joga pra área de transferência, sumiu aqui. Lembram do comando pra criar um atalho personalizado?
Também não encontrei a discussão, mas acredito que esse atalho “não existe mais”. Agora a interação é feita manualmente direto com o mouse.
É, o jeito vai ser ter o Flameshot na inicialização automática… e esse atalho era tão útil!
- New screenshot tool, which now also allows you to record your desktop. Opening it is as simple as pressing the key Print Screen, and at that moment we will see the new interface and the new options. It has keyboard shortcuts to go faster:
- S : Select an area.
- W : Capture a window.
- V : screenshot/record screen.
- C : take a screenshot.
- P : Show or hide the pointer.
- Intro / Space bar / Ctrl + C : capture.
Não seria captura de janela?
Print screen + w
Perfeito!! (Ou quase, já que ele não mostra exatamente que área está sendo selecionada… mas já é algo)
E como o @eddiecsilva moveu o papo prum novo tópico, marquei a resposta do @swatquest como solução. Ainda não me agradou desse jeito, mas fica como mais uma opção
https://help.gnome.org/users/gnome-help/stable/screen-shot-record.html.en
- Shift+Prt Scrn to take a screenshot of an area you select.
Veja se funciona
Não… com essa combinação ele pegou a tela toda e salvou na pasta “capturas de tela” em Imagens (legal isso, ele cria pastas pra isso - quando em vídeo, tbm nessa pasta)
Tem um tópico sobre isso
Alt + PrtScr tá pegando a janela selecionada… mas aquela função de usar o control junto pra que não salve a captura e mande apenas pra área de transferência é que sumiu. Pena também…
Let’s compare:
Old behavior: Ctrl+Shift+PrintScreen, click+drag (select area) - two actions. New behavior: PrintScreen, click+drag (select area), Enter - three actions
Quatro se considerar que ainda precisa escolher se é trecho de tela ou janela (dependendo da última opção usada)
Creio que você precisava apertar enter antes também, assim confirmava a area selecionada.
Não precisava. Era selecionar o trecho com shift + control + prtscr (ou sem o control caso quisesse salvar na pasta Imagens), arrastar com o mouse e soltar o botão - pronto, ação feita!
(Como se trata de feedback, vou marcar o @feaneron, vamos ver se ele vê e manda nossas demandas de humildes usuários de Gnome 42)
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.