Como o título já diz, é possível configurar o atalho “Windows + D” para mostrar a área de trabalho (assim como é no Windows)?
Boa tarde mano!
Sim, pelo menos em outras distros já fiz.
Vai nas configurações de teclado em atalhos e localiza “Esconder Todas as Janelas”.
Acho que é algo assim! Aí define o atalho desejado “Windows + D”.
E pronto!
Verifiquei aqui o XFCE do Linux Mint 21.1 não tem essa opção (procurei em pt-br e en-us). Sabe qual o comando que faz isso acontecer? Porque com o comando eu vou nos atalhos do teclado e eu mesmo crio o atalho.
Encontrei, estava no local errado antes. Porém o Windows + D não funciona, ele abre o menu whisker e não deixa completar a ação. Pra não quebrar a cabeça com algo tão simples, deixei o control fazer o serviço, agora com CTRL + D faço o que eu preciso
Obrigado pela ajuda @MMalyson , foi seu comentário que me fez chegar nessa conclusão
Opa mano! Da hora…
Feliz por ter ajudado!
Boa sorte aí!
Isso não é bem um bug, mas dá pra modificar. Para configurar direito os atalhos de teclado no xfce é preciso:
1- Instalar o pacote xcape
2- Abrir o app Sessão e Inicialização e clicar em Inicio automático de aplicativos
3- Clicar em adicionar
4- Em adicionar um aplicativo: No campo “nome” você bota “xcape” coisa e no campo “comando” você coloca xcape -e ‘Super_L=Alt_L|F1’
5- Clique em ok
6- Vá em configurações de teclado e mude o atalho para abrir o whisker menu (xfce4-popup-whiskermenu) para alt+f1.
Feito isso você já pode usar a tecla super normalmente.
Reinicie a sessão ou rode o comando xcap… em um terminal para efeito imediato.
Ele abre o whisker menu porque o whisker está definido como atalho para o super + d, é só alterar lá nas configurações do teclado do xfwm. Em outras palavras, vá nas configurações, depois em Gerenciador de Janelas e depois em teclado. Lá tem a opção “Mostrar área de trabalho”.
Tirei um print para exemplificar:
No print acima, eu fui nas configurações do Gerenciador de janelas e não nos atalhos de teclado padrão, lá no menu Teclado. Porque, por padrão, o xfwm (o gerenciador de janelas do xfce) já tem a opção “Mostrar área de trabalho” disponível nas próprias configs.
Obs: a vantagem de fazer assim é que, ao usar o super + d o próprio utilitário do xfce pergunta se você quer substituir o atalho antigo (que no seu caso é para abrir o whisker menu).
Cara como a comunidade desse fórum é show. Vou realizar todos os testes aqui no meu PC e retorno um feedback pra vocês.
Obrigado por enquanto.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.