Atalho na área de trabalho UBUNTU

Alguém sabe dizer porque até hoje o UBUNTU ignora completamente a área de trabalho e não permite criar atalho?

Sinto muita falta disso, é uma coisa tão básica. Gosto do UBUNTU, mas isso me incomoda bastante.

Alguém sabe de alguma extensão que permita fazer isso?

O Ubuntu usa o GNOME como interface gráfica. O GNOME segue um conceito diferente de área de trabalho do Windows. No GNOME a área de trabalho serve unicamente como espaço onde fica as janelas dos aplicativos que você abre. Pode ser estranho e sem sentido para quem já está acostumado com o modelo tradicional do Windows, mas é um design muito mais lógico, eficiente e ergonômico.

Quando você tem atalhos, pastas e arquivos na sua área de trabalho, para ter acesso a esses itens você precisa se preocupar em tirar as janelas dos programas do caminho para então procurar o atalho que você quer e então executar ele, sem contar que este programa vai se sobrepor as outras janelas dos outros aplicativos que você já tinha aberto, ou seja, uma bagunça. Um dos fundamentos do GNOME é que o usuário seja capaz de se concentrar em seu trabalho, sem precisar se preocupar em gerenciar janelas, por isso que também não existe botões de minimizar, porque o conceito de minimizar uma janela é substituído pelas infinitas áreas de trabalho virtuais que você pode ter, ou seja, em vez de você minimizar, você só troca para uma área de trabalho nova, sem se preocupar com sobreposição de janelas ou múltiplas janelas na sua tela disputando sua atenção. Ergonomicamente, o GNOME é objetivamente superior, mas é compreensivo a estranheza.

Eu procurei por uma para tentar te ajudar e não encontrei, o que é compreensivo, já que a própria área de trabalho que o Ubuntu oferece para você colocar arquivos e criar pastas é um “hack” que eles fizeram no GNOME, então é de esperar que nela falte funcionalidade. A minha recomendação é que você tente aprender a utilizar o GNOME. Você precisa executar um programa rapidamente? Fixe ele na barra de aplicativos ou então aperte a tecla Super (tecla com a bandeira do Windows) para abrir a central de Atividades e então comece a digitar o nome do programa ou arquivo que você deseja. Segue exemplo:

Procurado por programa:

Procurando por arquivo:

Você pode até mesmo fazer operações matemática nessa barra de pesquisa sem precisar abrir o aplicativo de calculadora:

A interface gráfica GNOME é a interface gráfica representante do Linux em computadores pessoais, pois ela é única, você não vai encontrar algo parecido no Windows nem no MacOS, então assim como você teria que reaprender a usar muitas coisas caso mudasse para o MacOS, você também vai ter que reaprender a usar muitas coisas caso use algum sistema Linux que use o GNOME como interface gráfica. Entretanto, caso você queira utilizar algo que seja parecido com o Windows, recomendo o Mint.

2 curtidas

Um conceito bem ruim, já que a área de trabalho não serve apenas pra criar atalho de aplicativo, mas tbm para vários outros fins, por exemplo, criar uma anotação qualquer e deixar ali pra uma consulta rápida e etc.

Entendo seu ponto de vista, mas espero que seja revista no futuro, pois faz muita falta e considero isso algo básico.