Asus TUF Gamer A15 com Linux!

Muito boa tarde! Aproveitando o Amazon Prime Day comprei um notebook Asus TUF Gamer A15, modelo FA506NCG e adorei o design e configuração dele. Todavia, gostaria de instalar Linux, mas todas as distros que consegui instalar não gostei de como funcionaram (Nobara, Bazzite, Fedora e Cachy OS), tendo em vista que sou usuário dos primórdios do Debian Linux. Outra coisa que pude perceber é que não existem os softwares da Asus para Debian, e para as distros que existem, os softwares não funcionam direito, pois não conseguem gerenciar os fans e nem a aura do teclado. Como bom usuário de Linux, sei que posso compilar tudo direto do código fonte para que existam para o Debian, mas nunca fiz isso e nem sei como fazer. Alguém poderia me dar uma ajuda com isso? Um grande abraço.

Caso alguém aqui do fórum tenha esse esmo notebook e queira instalar a distribuição linux, que vem de fábrica nele, o Keep-OS, segue o link para download da imagem .ISO bootável de recuperação. Vale ressaltar que a ISO já está devidamente atualizada até 2026.

O único problema é que não consegui encontrar os softwares de configuração e gerenciamento da Asus dentro do sistema. Um abraço.

A título de controle de fan, gosto muito do NBFC (notebook fan control). Junto com o nbfc-qt (ou nbfc-gtk) é possível controlar as fans através de uma interface gráfica. Além disso, com um pouco de paciência, tem como criar/modificar o arquivo de configuração para poder definir as velocidades dos fans em função da temperatura.

Não essa configuração manual não é necessária, pois já existem padrões de configuração para inúmeros modelos de notebook. E via de regra, funcionam bem. Basta escolher o modelo nas configurações na interface. E habilitar o início automático do serviço no boot.

Para os LEDs de teclado, não tenho experiência. Pois o meu note (nitro 5) só tem uma cor e dá pra controlar a intensidade direto pelo teclado, então numca procurei nada a respeito.

@Victor_Moraes

Vi que já testou algumas distros e não se adaptou muito bem, talvez você possa experimentar o Big Linux que tem propostas interessantes para o seu perfil de usuário que está retornando ao mundo linux.

Você pode se basear nesses dois links para te ajudar a personalizar a luzes RGB do seu teclado nesses dois artigos:
1 - Guia definitivo para instalar o OpenRGB no Linux - Diolinux
2 - Controle o RGB dos seus periféricos com o OpenRGB

Para controlar as fans, eu uso e recomendo o fan-control: Release 26.01 · wiiznokes/fan-control · GitHub

De fato você não vai encontrar softwares da Asus para Linux e na página de suporte do modelo que você adquiriu, também não tem, nem mesmo para Windows. Então, acredito que essa procura pelo software específico para o modelo do seu notebook não precisa perdurar.

Link de Suporte: 2021 ASUS TUF Gaming A15|Notebooks Para Gamers|ASUS Brasil

No mais, você precisará se dedicar a pesquisas e se atualizar para conseguir aproveitar o seu novo dispositivo no mundo Linux. Tem bastante coisa no canal que também vai te dar um novo norte do que fazer.

Nesse post, foi possível ver que tem uma outra opção de sistema operacional completo para você conseguir usar no seu novo dispositivo, controlar as fans e personalizar as luzes RGB do seu teclado. Espero ter ajudado.

Muito obrigado pela ajuda. Todavia eu não consigo usar KDE Plasma. Sempre fui usuário de Gnome desde os primórdios do Linux. O Big Linux tem com Gnome? Qual é a base do Big Linux? Quanto ao OpenRGB, ele apenas liga o led do teclado mas não habilita o recurso aura.

tem sim, o BigLinux tem varios sabores,

disponivel nesse link:

Problema é que além de também não ter os softwares da Asus para meu TUF A15, ele não funciona com Secure Boot, o que é inegociável para mim! Se funcionasse com Secure Boot, até poderia testar para ver.

Boa noite, gente. Instalei o Linux Mint 22.3 no meu notebook Asus TUF A15 e tudo funcionou perfeito. Não tinha os softwares da Asus, mas tem como contornar facilmente, inclusive na questão da placa dedicada Nvidia GTX 3050. Incontestavelmente, incomparável para esse notebook; valendo lembrar que não precisa desligar o secure boot pois o Linux Mint 22.3 suporta a inicialização segura!

>>>>>>> Update <<<<<<<<

Não conformado em não conseguir instalar os softwares da ASUS para o Linux no Mint 22.3 Cinnamon, resolvi tentar mais uma vez em instalar o bazzite e para minha total alegria… Deu certo e funcionou perfeitamente! Os softwares da ASUS estão funcionando perfeitamente no bazzite!

Depois de analisar o que devo ter feito de errado para não ter conseguido na primeira tentativa, pude notar que os nomes das imagens estavam diferentes. Então, resolvi procurar e descobri que eu tinha baixado uma imagem iso que não era para meu Notebook da Asus. Que vergonha!!! Cascudasso e “pagando mico” desse jeito… Afffff!

Minha única dúvida é como ter o único aplicativo que não encontrei pela Bazzar: AIMP 6 BETA. Ele só é disponibilizado pelo site oficial do desenvolvedor em .deb, .rpm e .pkg. Assim, resolvi instalar o amberol pelo bazzar. Mas de resto está tudo perfeito.

Foi uma jornada e tanto conturbada e estressante, até mesmo para um usuário de longíssima data de Linux. Todavia, sempre usei Debian Linux desde 1999 e como nunca havia usado uma distro atômica ou imutável não sabia das nuances desse tipo de Linux. Um abraço.

>>>>>>>>>> Update <<<<<<<<<<

Ainda inconformado com não conseguir instalar o AIMP no bazzite, fiz uma busca mais detalhada e descobri que tem como instalar arquivos .rpm no bazzite, apenas precisando mudar os comandos de instalação tendo em vista ser uma distro imutável e utilizar uma outra forma de instalação.

Abaixo segue o comando utilizado para a instalação, após ter baixado o .rpm do site do AIMP:

rpm-ostree install aimp-6.00-3075b.x86_64.rpm

O contato com distro imutável está me fazendo aprender bastante! Um abraço.

Continuo aprendendo cada dia mais sobre as distros atômicas e imutáveis! São bem seguras e não quebram por qualquer coisa. Todavia, quando queremos fazer algo que precise da parte imutável, a conversa fica complicada. Principalmente se o dono da máquina (EU), possui TOC extremo e gosta de configurar tudo, até mesmo a imagem de fundo da tela de login! Afff… aquela tela cinza sem nada no fundo me deixa passando mal! kakakakakaka! Fazer o q?

Hoje ao atualizar a UEFI BIOS do meu notebook, percebi que o Bazzite não iniciava mais, assim exibindo uma mensagem de erro denominada “Bad Shim Signature - You first need to load the kernel”. Inicialmente foi quase um AVC no instante em que li aquilo, pois a primeira coisa que me veio a cabeça foi que havia perdido todos os meus arquivos. :rofl: Todavia, após tentar me acalmar, encontrei um video que explicava que esse problema ocorreu devido ao processo de atualização da UEFI BIOS apagar a chave mok do bazzite da bios. Então, realizei o procedimento para dar enroll novamente na chave mok do bazzite. Um abraço.

Clique aqui para ver o video!

>>>>>>>>>>>> UPDATE <<<<<<<<<<<<

Após quase 3 semanas usando o Bazzite 44 com Gnome, acredito que posso dar um veredito acerca de sua usabilidade no Notebook Asus TUF Gaming A15!

Desde o início, não apresentou problema algum na instalação, na configuração, na manutenção e nem muito menos no uso! O sistema permanece extremamente fluido, sem travamentos, sem problemas!

Toda parte de gerenciamento de hardware realizado pelo Armoury Crate (Asusctl + Rog Control Center), funciona ‘out-of -the-box’, inclusive a questão do Aura Control!

Como se trata de uma distro Atômica, quase todos os softwares são fornecidos pelo Flatpak, com raríssimas exceções, tais como o Aimp, o Ocenaudio, o Xfburn e o Rog Control Center que, por sua vez fora instalados pelo RPM-OSTREE, sem problema algum!

Eu só fico um pouco espantado com o consumo de memória ram que o bazzite tem, na casa dos 7 -8 gb de ram, que para um notebook com 16gb de ram é bem alto. Mas, por enquanto, é o que temos para hoje, inclusive pois não está barato fazer upgrade nas memorias ram, tendo em vista que a memória do meu A15 é uma DDR5-5600 mhz o que encarece assombrosamente uma possível compra.

De resto, tudo segue normal como antes! Um grande abraço para todos!

Dois dias após meu último post nesse tópico, o bazzite me aprontou uma “travessura infernal” ao quebrar do nada e sem que eu tivesse feito nada para que isso ocorresse!

Sinceramente, não sei e nem consegui descobrir o que houve com o bazzite, todavia isso me deixou bem irritado com a realidade de quebrar meu fluxo de trabalho e me obrigar a tentar consertar o que, definitivamente, não foi possível!

Tal acontecimento me fez pensar bastante qual seria o passo fundamental a ser dado. Qual distro não me causaria um novo acontecimento desse naipe? Honestamente, não sei dizer e nem tenho a pretensão de estabelecer um posicionamento acerca disso, ainda mais tendo em vista que meu notebook não tem suporte dos softwares da Asus para certas distribuições linux!

Diante desse cenário, acabei optando por utilizar o Fedrora Linux 44 Workstation (Gnome). Confesso que pensava que seria mais “out-of-the-box” e otimizado para fluxos de trabalho mais pesados e, para minha surpresa, precisei fazer diversas configurações e otimizações para que funcionasse perfeitamente no meu Asus Tuf Gaming A15.

Algo que pude notar claramente é que o Fedora utiliza BEM menos memória ram que o bazzite, cerca de 3.60 GB do total de 16 GB, enquanto o bazite utilizava 8 GB de um total de 16 GB! Nesse ponto, fiquei muito feliz pois sobram mais recursos para o que realmente importa, meu fluxo de trabalho!

Como não é uma distro atômica/imutável, tive como saciar meu TOC por completo e configurar tudo ao meu perfeito gosto, o que me tira um alto grau de estresse da mente!

Por fim, cumpre mencionar que, apenas não perdi todos os meus arquivos importantes pois tudo fica salvo nos meus HDDs e SSDs empilhados no meu Storage Rack. Abaixo fica demonstrado o modelo escolhido na foto. O arquivo para impressão do modelo em 3d pode ser baixado clicando aqui.

Um abraço.

>>>>>> Update <<<<<<<

3 dias após ter feito a instalação do Fedora 44 workstation, depois de realizar um full upgrade no sistema, minha instalação do Fedora se desintegrou por completo! Mais uma vez, interrompendo meu fluxo de trabalho! Aff… Que ódio!

Desta forma, resolvi retornar ao Bazzite 44 com Nvidia e Gnome. Mas, para minha surpresa, após um update nos pacotes e um upgrade, o sistema estava consumindo apenas 2gb de ram.

Tal fato me animou e resolvi dar uma nova chance ao Bazzite. Sigo na busca por uma forma de instalar os softwares da Asus no Debian 13.6, assim como os drivers proprietários mais novos da Nvidia, de forma que atualize automaticamente quando realizar upgrades pelo apt.

Interessante essa sua luta com as distros no seu notebook, parecida com a minha com o meu nitro v15. Eu teste o Blueflin pois preciso do security boot ativo também e funciona bem, mas para mim não é muito diferente do Ubuntu, então voltei pra ela para poder instalar programas .deb

Fala aí, meu amigo. Cara, eu realmente gostaria muito de poder usar o secure boot ativo (que para mim é inegociável) e ter os softwares da Asus para monitorar meu notebook sem problemas.

Enquanto não houver suporte dos softwares da Asus para o Debian, continuarei na batalha! Tentei inclusive compilar os softwares da Asus para usar no Debian mas não deu certo e não funcionou, mesmo com kernel 7 instalado

Seria muito bom se os devs da Asus pudessem disponibilizar uma versão .deb para o Debian 13.6 com kernel 7, tanto do asusctl quanto do rog control center.

De longe, o Debian é a distro mais universal, com a maior biblioteca de softwares disponíveis e fácil de usar! Mas parece que a Asus gosta de viver perigosamente quando escolhe basear seus softwares no Fedora, que por sua vez, é o campo de prova da Rede Hat.

Um grande abraço.

Boa noite, robsonpc.

No meu caso resolvi voltar para o Bazzite, mesmo sabendo ser base Fedora Silverblue! O Fedora normal é muito perto do bleeding edge pro meu gosto e assim me deixa correndo muito risco de quebra de sistema, como ocorreu após 3 dias de instalado!

Pessoalmente, adoro o Debian! É a minha distro preferida dentre todas, até mesmo pq eu sempre usei Debian desde 1999, mas o meu notebook precisa dos softwares da Asus para que possa ser gerenciado corretamente. Assim, com a inexistência dos softwares e também não ter conseguido compilar por conta própria, permaneço no Bazzite, até quando tiver a notícia de que já há suporte para o Debian stable com kernel linux 7.

UPDATE FINAL <<<<<

Após alguns dias da reinstalação do Bazzite no meu Asus TUF Gaming A15, o sistema voltou a quebrar do nada após uma atualização! Não consigo entender como ocorre já que o Bazzite se trata de uma distro atômica e imutável, que, em teoria, só deveria atualizar se desse tudo certo!

Uma vez que já aconteceu 3x em menos de 2 meses e, após ter testado inúmeras distros, resolvi voltar a usar o Windows 11 mesmo, como veio instalado no meu notebook.

Vida que segue. Um grande abraço.