ASUS + Pop!_OS: existe algum recurso para limitar a carga da bateria e reduzir o desgaste quando o notebook fica sempre na tomada?

Olá!

Tenho um notebook ASUS rodando Pop!_OS. No meu notebook anterior, com Windows 11, havia uma opção de preservação da bateria que limitava a carga (ou gerenciava o carregamento) quando o equipamento ficava conectado à tomada por longos períodos. Dessa forma, a bateria sofria menos desgaste e acumulava menos ciclos de carga.

Como utilizo o notebook na tomada praticamente o dia inteiro, gostaria de saber se existe alguma funcionalidade semelhante no Linux, especificamente no Pop!_OS, para preservar a vida útil da bateria.

O notebook é um ASUS TUF.

Alguém sabe se há suporte nativo, algum software ou configuração para definir um limite de carga (por exemplo, 60% ou 80%) ou outro método de proteção da bateria?

Obrigado!

Dá uma olhada no link abaixo, talvez sirva para o seu equipamento:

sim! tem como fazer em alguns modelos.

o meu fiz via script, porém como o meu notebook não é igual ao seu, compartilhar o script seria irresponsável da minha minha parte.

isso por que os controladores da placa-mãe trabalham de maneira diferente, por exemplo, o notebook que eu utilizo trabalha com duas baterias e o script monitora as duas ao mesmo tempo.

o artigo vai te ajudar bastante, visto que a terceira opção é a que dá para personalizar mais.