Assistencia Tecnica que saiba mecher em PC com Linux

Tenho um PC de mesa (desktop) e um Notebook Lenovo 3i Core i3 11gen

Acontece que o PC de mesa faz alguns anos que eu nao troco a pasta termica dele. tenho receio de que eles nao peguem por nao saberem mecher com Linux!! ou sabem? ou que ele possa dar problema na assistencia tecnica durante o reparo e eles nao saberem o que ta acontecendo.. ja o

o notebook possivelmente logo logo eu teria que trocar a bateria (uma vez eu descarreguei ela completamente e desgastou um pouco as celulas. caiu de 100,00 pra 94%. ai ela dura so de 2-3h. que ate entao seria o tempo normal (3 celulas) no WIndows 11 ela dura menos. mas no Linux dura mais um pouco. e consegue segurar a carga sem drenar a bateria (no WIndows mesmo desligado a bateria cai um pouco a porcentagem) o duro e achar alguma at que saiba mecher com Linux pra trocar a bateria. e obvio, se eu achar a bateria compativel nova..

alguem ja mandou alguma maquina (notebook, Pc de mesa) pra assistencia tecnica, e o PC tava instalado o Linux? e eles souberam mecher? nao tenho muita experiencia em mecher com hardware, ate sei um pouco, mas nunca desmontei um cooler por exemplo.

Nenhum desses serviços que você descreveu têm algo a ver com o sistema operacional instalado na máquina. Se uma assistência disser que não vai mexer no seu PC porque ele tem Linux instalado, isso diz mais sobre a qualidade da assistência do que sobre o processo de trocar a pasta térmica ou uma bateria.

Eu digo isso por causa dos testes que eles fazem, ou nao tem nada a ver com o SO?

Posso mandar com o Linux numa boa? que vao saber mecher?

Se só vão trocar a pasta térmica e a bateria, eles só precisam abrir o PC, trocar a pasta térmica, trocar a bateria, fechar ele novamente e ter certeza de que ele está ligando. Qual SO você usa nele é irrelevante para estes processos.

Entendi. Era isso a minha duvida!! muito obrigado!!

Recomendo colocar senha. Caso tenha arquivos i.portantes.

Eu me lembro que meu PC de mesa uma vez deu ruim, não me recordo se foi a bateria da placa ou o HD, sei que nestas o Manjaro também entrou em kernel panic ou algo assim… como não tinha nada importante, disse que poderiam formar e me devolver com o Manjaro… nisto começou uma longa e séria discussão minha com o serviço técnico. Primeiro, eu não teria levado lá, foi minha mãe que quis me “presentear” com o conserto, até aí tudo bem, mas os caras não queriam formar e instalar o Manjaro, ou qualquer outra distro, e sim o Windows, por que não teriam como, não teriam ISO, não teriam chaves kkk…. em resumo, supostamente do nada, o Manjaro voltou a funcionar e me entregaram da mesma forma que tava. Reiniciei em casa, e Voilà, Manjaro KDE lindo e funcionando.

os caras vão pedir, dizendo que precisa testar kkk. Mas ele pode colocar o que for confidencial em arquivos ocultos kkk. Como é Linux vão por algum vídeo no Youtube e deixar ligado lá por algumas horas pra vê, aqui pelo menos até onde sei fazem assim.

@swatquest

No login tem senha. Eu teria que apagar todos os meus arquivos, inclusive senhas sincronizadas e favoritos dos meus navegadores. O que e melhor fazer quando eu levar? eu tenho arquivos meus pessoais no PC em pastas no desktop. o meu receio e de que eles formatem o PC e coloquem WIndows. apesar que eles devem pedir permissao pra fazer isso ne?

@Tosca16

O meu PC da MCE (Reinicia aleatoramente) e trava no Linux. o meu receio e de que isso aconteca na assistencia e os caras fiquem perdidos.

Mas se o PC ta funcionando com a mesma pasta termica, nao tem o que mecher ne?

A maquina ja tem alguns anos ja..

Cara, sempre tira o HD ou SSD da máquina pra mandar pra assistência, tem micreiro que fuça sem dó, já vi vários fazendo isso. Os caras lá que dão um jeito de testar, coisa mais fácil que tem é bootar um sistema live no pendrive ou ter um SSD pra testes.

Como falaram, tire SSD e HDD da máquina.

Se for só para este 2 procedimentos. Eles podem fazer em minutos.

No caso, você pode esperar. Não precisando deixar lá.

Olá. Você pode procurar uma assistência técnica de sua confiança para fazer a manutenção, pode ficar tranquilo que eles vão trocar a pasta térmica e fazer uma boa limpeza em suas maquinas e vão testar a maquina para ver se está tudo certo com ela. Levei meu Desktop na assistência de minha confiança e ele me explicaram tudo o que fizeram por meio do Whatsapp e quando fui buscar tmb me disseram tudo o que fizeram novamente, eles limparam, trocaram a pasta térmica e limparam a fonte e lubrificaram umas peças. Paguei R$80,00 reais por tudo isso e minha maquina está uma bala novamente. O ideal tmb amigo é que você leve as maquinas ao menos uma vez por ano para uma manutenção preventiva para que vc não tenha um gasto maior ou uma surpresa, tipo a maquina parar de funcionar do nada ou mesmo queimar alguma peça tipo a fonte.

Não teriam ISO e chave foi ótimo kkkkkkk Dá pra ver o grande conhecimento. Eu sou programador e como está meio fraco de cliente pra fazer site, pois “Não preciso, já tenho Instagram”, estava pensando em fazer manutenções também, mas agora tô vendo que Linux é realmente um grande diferencial. Por mim, tentaria convencer todos os clientes a colocar um Mint, por exemplo.

Primeiro eu pensei que era má fé mesmo, porque quem levou foi minha mãe; depois conversando vi que não era má fé, era falta de conhecimento mesmo kkk.

Uma vez os rapazes da internet tiveram aqui em casa, não achavam onde estava o navegador kkk. Na época eu usava o Ubuntu Unity com a barra lateral ocultada, aparecendo somente quando o cursor passava na lateral esquerda…

Eles chamaram alguém que era do TI, que não era comum de vir fazer este tipo de serviço, aí conversei com ele, ele era o único que usava e tinha conhecimento de Linux. Trabalhava com programação e tudo mais… foi um bom bate papo. Não me recordo ao certo que problema era, mas tinha algo a ver com o DNS e outro negócio lá, ele abriu o terminal e configurou por lá mesmo, depois me mostrou que poderia ter feito via interface gráfica também.