Assistência Rápida do Windows no Linux, tem como? (Não posso usar Team Viwer ou AnyDesk)

Boa tarde. Gostaria de acessar o Windows remotamente a partir do Linux de maneira totalmente gratuita.

História completa: Trabalho em um Instituto Federal e preciso criar um programa de acesso remoto para fornecer suporte à distância. No entanto, não posso utilizar o TeamViewer nem o AnyDesk devido às licenças necessárias para uso empresarial. O acesso remoto deve incluir a capacidade de inserir senhas, pois alguns usuários não possuem privilégios de administrador em suas máquinas (o TeamViewer e o AnyDesk lidam com isso). Descobri que a “Assistência Rápida” do Windows atende a essa demanda sem problemas.

Com isso em mente, surge a minha necessidade. Gostaria de utilizar a “Assistência Rápida” por meio do Linux ou encontrar outro programa que possibilite a instalação, solicitando senhas de administrador, e que seja completamente gratuito.

Agradeço antecipadamente a qualquer pessoa que puder ajudar com esse desejo egoísta.

1 curtida

Se estiver na mesma rede ou conectado a mesma por vpn por exemplo, vc pode usar conexão vnc.

Conheço o tigervnc, vc instala o cliente nas estações e define uma senha p/ acesso, além de outras configurações como esconder o icone dele do usuário e etc.

E no linux vc pode usar o tigervnc tmb p/ acessar remoto, ou o remmina.

1 curtida

Olá @bobmalmstein, tudo bem contigo?

Se não me engano, o “assistência rápida” do Windows utiliza o protocolo RDP e existem muitos clientes Linux, como o MRemoteNG e o Remmina. Outra alternativa é testar o Rustdesk, que é um projeto de software livre bem interessante.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Teria que ver se por esses clientes seria possível gerar o código que enviamos para o cliente adicionar na assistência rápida. Vou testar depois se conseguem fazer isso e dou retorno.

Descobri aqui que o chrome remote desktop tem como, o problema é que nas duas pontas precisam estar logados no mesmo email. Apenas logados no mesmo email é possível acessar os privilégios de Admin em um usuário comum. Da um certo trabalho mas é possível realizar a ação.

Mesmo eu colocando uma solução aqui, ainda aceito mais dicas.

As vezes eu estarei em casa e acessarei a rede no local, sem ser por VPN. Mas temos uma VPN sim, é algo que posso estudar como fazer. Obg

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.