Assinatura e Certificado Digital

Pessoal, bom dia.
Gostaria de saber como vocês tratam certificado digital nas distros Linux.
No windows, o certificado fica instalado no sistema, com isso, quando uma aplicação WEB faz a solicitação, o navegador exibe os certificados digitais instalados no sistema, daí é só selecionar e usar. É possivel instalar certificado digital nas distros?
Outra dúvida é a seguinte, o programa de PDF da adobe faz a assinatura digital de um documento em PDF, vocês conhecem algum app que faça essa assinatura tambem?
Tem um instalador do adobe na loja, ele roda via wine, só que na hora de fazer a assinatura digital, eu imagino que ele tente chamar a tela de certificados instalados no sistema, e daí ele trava completamente, tenho que usar o Xkill para conseguir fechar.

Não posso ajudar muito, mas sei que os certificados instalados no computador ficam na pasta /etc/ssl/certs

1 Curtida

Cara, eu apanhei mas consegui fazer funcionar no Ubuntu, na época… Até hoje arrependo de não por o tutorial no meu site, mas vou tentar te passar os passos aqui.
Me passa qual é o certificado que vejo se dá para arrumar com o que conheço.

To usando o Modelo A1. To com o arquivo .PFX.
Eu acabei tendo que usar o windows porque precisava fazer a assinatura digital de um contrato em PDF, mas não queria ficar apelando dessa forma.

Pessoal, para esclarecer sobre esse tópico, eu fiz uma pesquisa mais apurada, então eis o que descobri:
1 - Para certificados modelo A3 (Cartão ou token) A certificadora VALID tem uma aplicação para ubuntu e é homologada para funcionar no Linux. Provavelmente tem alguma outra certificadora que tambem esteja homologada para o Linux, mas a Certisign (a maior certificadora) não está.
2 - Para certificados tipo A1 (Instalados no sistema operacional) é possível instalar ele no navegador. Segue a instrução para fazer a instalação no Chrome, No entanto, você precisa ter o arquivo do certificado digital (.PFX ou outra extensão) para isso, ou seja, no momento da assinatura digital, por via das dúvidas, é melhor estar em um micro windows. Segue:
No Chrome, clicar no Menu / Configurações.
image

Pesquisa por Certtificado e clique na opção Segurança:

Desça a tela e clique em Gerenciar Certificados:

Clique em Importar e selecione o seu certificado (Lembre-se de mudar a opção de exibição para Todos os arquivos la em baixo):

Informe a senha do certificado e clique em OK.

Você pode conferir os dados do certificado na propria tela, Clicando nos 3 pontinhos e depois em detalhes.

Depois você pode usar a ferramenta da Certisign para testar o funcionamento do certificado digital:

Clicando em Testar certificado:

Ele deve abrir a janela do Chrome pedindo para você selecionar o certificado que quer validar, selecione o certificado desejado.

Se tudo der certo ele vai exibir as informações do certificado digital.

Lembrando que é possivel ter quantos certificados precisar no micro.
No meu caso, como eu trabalho com varias empresas, eu tenho os de alguns clientes, e eles atendem a diversas finalidades, desde emissão de notas fiscais até assinatura de documentos, e isso eu ainda preciso descobrir como fazer no Linux.