As terríveis aventuras de quem só queria jogar no MacOS

Rapaz… que situação complicada! Vendi meu notebook gamer, juntei uns trocados e comprei um MacBook Air m1 pensando na portabilidade para trabalhar com suite adobe e afins. Sinceramente? Estou adorando a experiência para trabalhar, mas os jogos… nem com reza braba

Proton? Não.
Steam? Se por um milagre ela n crashar vc pode se divertir com os 5/100 jogos compatíveis da sua biblioteca
Epic? Nem sei pq deixam vc baixar pra Mac, alguns jogos tem port pra Mac na steam e na Epic simplesmente não
Máquina Virtual? Só se vc for um fã assíduo de slideshows
Cloud gaming? É o que sobra, mas tem as tarjas pretas por conta da proporção de tela diferente (fora pagar assinatura)

Claro que não são só defeitos, Hollow Knight, Stardew valley, Hades e LoL é o que tenho usado para me distrair mas a experiencia no geral está bem longe de ser agradável. Me causa um efeito nostálgico de quando tentava jogar no linux sem ter uma placa de video compatível com vulkan… quase nada roda e, caso ache algo que rode, cruze os dedos para que n rode taaaao mal.

5 curtidas

Olá @Adhriel_Silva, tudo bem contigo?

Ter um Mac como “máquina de jogos” não é exatamente a melhor opção há alguns bons anos.

O Heroic Games Launcher possui suporte à plataforma M1 usando o CrossOver como backend. Se jogar for algo muito importante para você, talvez valha a pena considerar o investimento.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Tenho um M1 para o trabalho, mas nunca cogitei rodar algum game nele, até pq tem pouco espaço rs!

Macs para jogos não compensa, é como querer rodar jogos no Linux do início dos anos 2000.

Hoje em dia, se você só joga singleplayer, Linux + Proton compensa mais.

2 curtidas

Realmente não é uma grande máquina para games, apesar de rodar alguns títulos, especialmente alguns mais leves.

O pior é que o M1, mesmo no Air, tem boas capacidades gráficas, porém, grande parte dos games tem que passar pelo Rosetta2 para rodar, e alguns funcionam bem, outros nem tanto, alguns outros nem abrem.

Games no macOS, se depender da Apple, vai ser através do Apple Arcade, que tem vários títulos legais até, mas não é exatamente o que um “TRUE GAMER” com todas aspas do mundo, talvez vá querer.

A Steam tem muitos títulos, tem um ou outro da Riot e da Blizzard, tem alguns na Epic Games também, que tem versão nativa pro macOS. Tem alguns na GOG e no Humble Bundle também, imagino, mas geralmente são jogos mais simples, com exceções, claro.

Mas hoje pra mim a escadinha de biblioteca de games é bem clara Windows>Linux>macOS

4 curtidas

Jogos multiplayer, em geral, funcionam muito bem no Linux também. Eu mesmo rodo jogos como CS:GO, Battlefield 4 e 1, Star Wars Battlefront I e II, Elder Scrolls Online (com addons e tudo), Super Animal Royale, Hot Wheels Unleashed, Chivalry: Medieval Warfare, Warframe, Zombie Army Trilogy, Gunfire Reborn, Minecraft e outros em modo online frequentemente, jogando com meus amigos que usam Windows.

Jogos competitivos específicos com anti-cheat a nível de kernel são os que tendem a não funcionar (ainda). Naturalmente que o Windows se sai melhor, uma vez que não há esse tipo de limitação, mas o Linux já roda a maioria dos jogos mesmo com multiplayer. Os que não funcionam são a exceção, não a regra, embora alguns títulos bastante populares, como PUBG e CoD: Warzone, estejam entre os não jogáveis. :wink:

1 curtida

O pior é que realmente o m1 tem um poder gráfico legal. O RE Village roda no máximo na resolução nativa do display a uns 30-40 fps o que pra um computador sem fans desse tamanho ta bem satisfatório.

O complicado é que só comprando na App Store pra ter a versão de Mac do jogo :sweat_smile:

1 curtida

Eu praticamente só jogo jogos assim, minha cota de multiplayers ja esta preenchida pelo lol. Minha meta é montar um mini pc-console e meter um steam OS só pra jogos assim

Você já tentou o Parallels? É um hypervisor caro mas com uma performance parecida com a de máquinas virtuais baremetal:

Claro, continua não sendo uma máquina para jogos, boa sorte com espaço no SSD, especialmente se você tiver o modelo de 256 GB…

PS: Tirando isso, se você gosta de jogos mobile, pode ser interessante saber que muita coisa para iOS vem sendo possível instalar no Mac OS em máquinas M1/M2.

1 curtida

Pelo seu comentário da pra tirar a conclusão que vc usa bastante a steam, então seu erro foi não levar isso como “peso” na hora de considerar a migração.

1 curtida

Lendo isso eu me lembrei que meu primo usava o Windows mas se cansou pelos problemas ocasionados nas atualizações e bloat da MS. Com isso, tentei trazer ele pro Linux, mas resolveu gastar um rim num Macbook.
Quando ele chegou a usar o Linux falava que não dava pra jogar nada (até mostrei pra ele que dava sim e ensinei), mas resolveu optar pelo tal Macbook (teimosia) e não consegue jogar praticamente nada e fica caladinho só por ser da maçã.

PS: No Linux ele conseguia jogar muito, mais muito mais coisa!
Até quando o Linux funciona tem gente que foge. Eu sou mil vezes o Linux.

2 curtidas

Se te interessar emulação (apesar de certamente não ter a mesma quantidade de máquinas emuláveis em Windows ou Linux), você não deve ter problemas para jogar algumas coisas interessantes.
Jogos nativos é complicado. Uma alternativa, longe do ideal, mas, uma possibilidade, seria criar uma máquina virtual com Windows ou Linux, mas, não sei como anda a virtualização nessas máquinas ARM (imagino que tudo ainda está muito verde, imaturo…).

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.