Decisão polêmica por parte da Samsung! A empresa está removendo o desbloqueio do bootloader em seus dispositivos Galaxy, com a chegada da One UI 8. Isso é uma mudança significativa, especialmente para entusiastas e usuários avançados.
O bootloader é um programa de baixo nível responsável por iniciar o sistema operacional. Sendo “bloqueado”, ele garante que apenas o software oficial do fabricante seja carregado, garantindo a integridade e segurança do sistema.
Isso impedirá versões modificadas do Android, que podem oferecer recursos adicionais, melhor desempenho, ou até sua versões mais recentes para dispositivos mais antigos, já que não será possível obter privilégios de superusuário.
O que muda com a One UI 8?
A Samsung está removendo a opção de “Desbloqueio OEM” (OEM Unlocking) do menu de Opções do Desenvolvedor, a porta de entrada para desbloquear o bootloader. Essa mudança está em implementação nos dispositivos que já vêm com a One UI 8 pré-instalada.
Historicamente, a empresa já havia impedido o desbloqueio do bootloader em seus dispositivos vendidos nos EUA. Mas em outras regiões do mundo, a opção ainda estava disponível. Agora, essa restrição será universal, afetando todas as regiões.
Do ponto de vista da Samsung, a medida aumenta a segurança dos dispositivos, dificultando a instalação de software não autorizado que poderia comprometer a privacidade ou a integridade do sistema. Aos usuários avançados, significa “perda de autonomia” e da possibilidade de usaros telefones do jeito que quiserem.
E a Samsung?
Embora não tenha emitido uma declaração oficial sobre o motivo exato, é provável que a decisão previna a instalação de software malicioso e garanta a integridade do ecossistema Samsung Knox.
Possibilite um controle mais rigoroso sobre a experiência do usuário e as atualizações de software, além de alinhar a política global de bootloader, ao estender a restrição existente nos EUA para outros mercados.
–
Essa mudança é um golpe significativo para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas de Android, que dependem do desbloqueio do bootloader para explorar todo o potencial de seus dispositivos.
E você, utiliza alguma ROM personalizada?