As ROM's personalizadas do Android estão com os dias contados?

Decisão polêmica por parte da Samsung! A empresa está removendo o desbloqueio do bootloader em seus dispositivos Galaxy, com a chegada da One UI 8. Isso é uma mudança significativa, especialmente para entusiastas e usuários avançados.

O bootloader é um programa de baixo nível responsável por iniciar o sistema operacional. Sendo “bloqueado”, ele garante que apenas o software oficial do fabricante seja carregado, garantindo a integridade e segurança do sistema.

Isso impedirá versões modificadas do Android, que podem oferecer recursos adicionais, melhor desempenho, ou até sua versões mais recentes para dispositivos mais antigos, já que não será possível obter privilégios de superusuário.

O que muda com a One UI 8?

A Samsung está removendo a opção de “Desbloqueio OEM” (OEM Unlocking) do menu de Opções do Desenvolvedor, a porta de entrada para desbloquear o bootloader. Essa mudança está em implementação nos dispositivos que já vêm com a One UI 8 pré-instalada.

OIP-3669251698

Historicamente, a empresa já havia impedido o desbloqueio do bootloader em seus dispositivos vendidos nos EUA. Mas em outras regiões do mundo, a opção ainda estava disponível. Agora, essa restrição será universal, afetando todas as regiões.

Do ponto de vista da Samsung, a medida aumenta a segurança dos dispositivos, dificultando a instalação de software não autorizado que poderia comprometer a privacidade ou a integridade do sistema. Aos usuários avançados, significa “perda de autonomia” e da possibilidade de usaros telefones do jeito que quiserem.

E a Samsung?

Embora não tenha emitido uma declaração oficial sobre o motivo exato, é provável que a decisão previna a instalação de software malicioso e garanta a integridade do ecossistema Samsung Knox.

Possibilite um controle mais rigoroso sobre a experiência do usuário e as atualizações de software, além de alinhar a política global de bootloader, ao estender a restrição existente nos EUA para outros mercados.

Essa mudança é um golpe significativo para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas de Android, que dependem do desbloqueio do bootloader para explorar todo o potencial de seus dispositivos.

E você, utiliza alguma ROM personalizada?

2 curtidas

Sempre pesquiso se é possível a instalação de roms customizadas nos celulares que compro. No geral só é necessário usar essas roms depois de uns 3 anos, quando cessa o suporte do fabricante original e as roms customizadas já estão rodando melhor nos dispositivos.

2 curtidas

Project Pixelage A15 aqui😁

Tá cada dia mais difícil acho que o gol é ficar tão dificil que ninguém mais vai querer Custom,
até com bootloader desbloqueado, compilo minhas próprias ROMs meu celular parou de receber update no Android 14 mas mantenho ele dez do A13 e meu celular anterior veio com Android 9 e chegou até o A12 a dificuldade de patchear o A15 e A16 é mil vezes mais difícil com o novo sistema de integridade do Google mais apps checando se tem root ou bootloader desbloqueado como whatsapp e chatgpt e outros, por enquanto ainda tem jeito com root mas assim que o Google descobre o mesmo keybox usado por muitas pessoas ele bloqueia.

2 curtidas

Aí é que está o ponto chave: se, por um lado, a Samsung pode estar dificultando a instalação de ROMs customizadas, por outro, é a única empresa (além da Google, é claro) no mundo Android a oferecer uma política de atualizações longa e consistente. Ou seja, usar custom ROM acabou se tornando desnecessário nesse caso (se considerarmos o ponto de vista das atualizações).

Mesmo os novos celulares de entrada da Samsung, como o básico A16, estão vindo com seis anos de suporte. Ou seja, você pode comprar um celular de apenas R$ 900,00 e ficar com o aparelho por muuuuito tempo. Os topo de linha, das séries S24 e S25, estão com sete anos de suporte. Nas gerações anteriores o número de atualizações era menor, mas ainda assim muito acima da média de mercado.

Peguei um Galaxy S23 FE em uma promoção um tempo atrás e, apesar de já ser de duas gerações passadas e já ter sido atualizado duas vezes, ainda receberá mais duas novas versões do Android e três anos de atualizações de segurança (a política era de 4 versões do Android e 5 anos de suporte na época do lançamento). Não tem jeito, quando o assunto é smartphone Android, a Samsung está bem acima das outras marcas.

2 curtidas

Se isso acontecer aguardo ansiosamente pela popularização dos celulares com Linux +Waydroid. Inviável usar Android padrão de fabricante, é bloat atrás de bloat e mineração de dados pessoais sem parar. Sempre usei o LineageOS em todos meus celulares, desde quando ainda era o cyanogenmod no android 2.2. Antigamente ainda dava pra usar os apps do Google, hoje em dia tá inviável, prefiro ficar sem notificação e alguns apps.

EDIT: Vi aqui que na verdade o primeiro que usei foi o cyanogen 3 baseado no Android 1.5… Caraca, to ficando velho. Foi num saudoso motorola dext, na época que ainda tinha teclado físico nos celulares… O Android padrão 1.5 da motorola era tão horrível que era praticamente obrigatório destravar o celular e instalar o Cyanogen, ficava MUITO lento e travando. Depois que saiu os android 2.x ficou bem melhor também, o 1.5 era terrível.

4 curtidas

As fabricantes deveriam ser obrigadas a dar pelo menos 5 anos de suporte, acho uma sacanagem a Motorola fazer um celular com hardware bom como o motog200 e dar so dois anos de suporte.

3 curtidas

Sim, exato…

E, já que mencionou, a política de atualizações da Motorola é extremamente confusa… São poucos os modelos com suporte de atualizações decente, a maior parte (mesmo celulares topo de linha deles) mal recebem duas novas versões de Android.

Antes de pegar esse Samsung S23FE, eu tinha preferência pela Motorola. Gostava mais do hardware e o Android era mais limpo, o que prefiro. Mas a Motorola deixa muito a desejar no suporte a longo prazo, o que me fez desistir… Quando olhei outras concorrentes (Xiaomi, Oppo, ASUS, etc.), também esbarrei no mesmo problema.

Eu também não gosto do tanto que esses telefones invadem a nossa privacidade. Tento cercar onde posso. Mas não tem como escapar, se quiser algo para simplesmente funcionar e durar muito tempo, tem que ser Samsung.

O que falta é concorrência adequada.

3 curtidas

Meu ódio por essa empresa é indescritível. Todos os 3 motorolas que comprei tiveram problemas de bateria inchada, o último ainda por cima veio com um defeito de fabricação na tela, que estava com touch fantasma. O meu LG K11 (!!) durou mais do que esses três celulares juntos.

Em relação ao assunto das ROMs, absurdo óbvio. Inacreditável você comprar um hardware e não poder gerencia-lo da forma que quiser.

2 curtidas

Certeiro! E nesse ponto a liberdade de cada um poder escolher seu próprio produto acaba atuando contra a liberdade de todos, pois se um produto que restringe suas liberdades é o escolhido por grande parte da população, não demora para ser o novo padrão, fazendo com que as opções realmente livres se tornarem irrelevantes ou economicamente inviáveis. É o paradoxo da liberdade atacando novamente: É possível defender a liberdade para escolher ser escravo?

4 curtidas

Será que o CDC tem algo que embase um ação legal contra essa prática? Nem que seja após o fim do suporte das empresas, por exemplo. Obsolescência programada isso daí.

1 curtida

Comentário cirurgico, pode fixar no OP.

2 curtidas

É lamentável não termos a liberdade de trocar o software do próprio hardware que adquirimos. E é igualmente lamentável o suporte de atualizações do mundo Android geralmente ficar em torno dos um ou dois anos.

Comprando um smartphone Samsung, acabamos aceitando indiretamente limitações como essa do bootloader, que são absurdas e podem se espalhar. Contudo, comprando de outras marcas, acabamos aceitando o comportamento de empresas (como Motorola, Xiaomi, Asus e outras) que não dão a mínima para o suporte ao cliente ao longo do tempo, descontinuando atualizações de seus próprios produtos após um piscar de olhos.

Meu antigo Asus Zenfone Max Shot é um exemplo disso: funcionava bem e eu estava satisfeito, mas só recebeu uma atualização do Android, o que me deixou preso ao Android 9 e tornou inviável a utilização do telefone após algum tempo, pois alguns aplicativos já estavam parando de funcionar e era impossível testar aplicativos que eu mesmo estava desenvolvendo por conta da API mínima exigida. Além disso, esse telefone nunca teve um bom suporte a custom ROM.

É uma situação difícil… Mas acredito que, para a grande maioria da população, a falta de um suporte de atualizações decente acaba sendo uma obsolescência programada muito pior que um bootloader bloqueado. Eu tenho indicado Samsung para quem me pergunta, justamente visando evitar a obsolescência programada. Fico bem chateado com a notícia do bootloader bloqueado, mas vou continuar indicando Samsung por falta de opções.

A questão da liberdade é bonita e relevante, mas não tem como ficar indicando, para o público geral, telefones que vão se tornar peso de papel após pouco tempo por falta de atualizações. A maioria das pessoas não tem conhecimento para instalar uma custom ROM e também não tem como garantir o suporte de uma custom ROM.

O ideal seria buscar maneiras legais de impedir bloqueios como esse, porque boicotar, atualmente, não tem como. Sinuca de bico…

3 curtidas