As novas políticas de publicação do Google estão dificultando o lançamento de software livre na Play Store, devido aos rigorosos requisitos de qualidade e segurança.
Os desenvolvedores devem garantir que seus apps ofereçam uma experiência funcional e respeitosa, evitando falhas e comportamentos inadequados.
As principais restrições na publicação incluem conteúdos infantil, sexual e os gerados por IA, discurso de ódio e recursos de privacidade e segurança.
Mais exigências, mais trabalho
Ninguém questiona a validade destas medidas, que melhoram a segurança dos aplicativos android e regram seu uso no ambiente plural que é a internet.
Mas esse regramento, aumentando as exigências, aumenta proporcionalmente o trabalho necessário para sua implementação. Deixem-me ilustrar alguns recursos que são exigidos para o aprimoramento da segurança:
- proteção de dados sensíveis;
- políticas de privacidade;
- controle de permissões;
- autenticação e criptografia;
- verificação de informações de contato;
- uso seguro da comunicação inter processos (IPC)
- realização de testes internos etc.
Obviamente, eles podem, sim, atrasar o lançamento de novas versões de aplicativos na play store mas…
…o real problema pode ser outro
Se o projeto em questão constituir a clássica “euquipe” de um só homem, ou um pequeno e insuficiente grupo de colaboradores voluntários, o trabalho necessário torna-se-á hercúleo.
O que se mostra problemático não só pela abordagem antiquada de trabalho, como a incapacidade na obtenção de recursos que permitam adicionar desenvolvedores remunerados.
A falta de interesse em torná-lo um produto comercial, ou as burocracias que dificultam esse passo importante, também desempenham seu papel.
O vídeo abaixo ilustra bem todas essas questões e é de extrema valia para entender a complexidade do tema.
O Android não é terra para trabalho voluntário cooperativo. O Google tem a meta de ganhar e fazer ganhar dinheiro, tendo o direito de implementar as medidas necessárias para manter o negócio.
Se as “dificuldades” resultantes de tais medidas complicam o cenário para o software livre, avança-se na organização do trabalho ou fica-se eternamente no mundo quixotesco dos moinhos de vento…
Fonte: link no texto
