As minha aventura de instalar o Fedora Kinoite com GPU Nvidia

Como alguns podem saber, eu ocasionalmente posso formatar o meu PC e instalar uma distribuição completamente diferente a que uso atualmente. (SDA…)

E desta vez não foi diferente, do POP_OS para o Fedora Kinoite

Como nós todos sabemos, Nvidia e Fedora não são muito amigos, mas eu sou teimoso!

Eu vou contar como correu:

• Fazer um pendrive bootavel
    – Usei o criador do próprio fedora que está no flatpak
    Fedora Media Writer - Fedora Media Writer | Flathub

• Arrancar o boot e instalar o Fedora

Até aí nada de mais, mas agora que são elas!
Nervous The Big Bang Theory GIF

Após dar o primeiro boot no sistema deu mensagem que não conseguia acessar um arquivo e para falar com Administrador do Sistema para ver o problema.
ok, eu sou o administrador…

Mas essa só apareceu no primeiro boot nada mais aconteceu com esse aviso.
Relax Breathe GIF by Regal

Vamos para tela de login

• tento arranjar com wayland
    – Tela preta só com cursor mexendo (claro Nvidia)
  • Tento arrancar com X11
    – Abriu, mas não existiam apps (nem terminal)

This Is Fine GIF

Então como belo aventureiro que sou
Ctrl + Alt + F6
E pronto terminal a moda de servidor
GIF by Wikitude

Fiz o login e fiz o primeiro update

rpm-ostree upgrade && flatpak update

E como o Fedora Kinoite precisa de reiniciar para implantar os updates então bora lá

Voltando para o login do plasma

• Wayland
    – Tela preta na mesma
  • X11
    – Apps normais, mas estava congelado e sem cursor

Ctrl + Alt + F6
fail golf course GIF by The Evian Championship

Pesquisando o que tenho de fazer nas Docs do Fedora
Tinha de executar 2 comandos para brincadeira funcionar para instalar os drivers
MAS esqueceram de dizer que tinha de primeiro instalar o RPM Fusion para funcionar

sudo rpm-ostree install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Lembrando que tem de ser copiado na mão já que nós não temos as funções copiar ou colar aqui

Tired Pbs Nature GIF by Nature on PBS

Após instalar os repositórios mais um reboot e Ctrl + Alt + F6

E agora sim

sudo rpm-ostree install kmod-nvidia xorg-x11-drv-nvidia
sudo rpm-ostree kargs --append=rd.driver.blacklist=nouveau --append=modprobe.blacklist=nouveau --append=nvidia-drm.modeset=1

Mais um Reboot
E pronto tudo a funcionar lindamente
embora que prefiro usar X11 que o Wayland já que né nvidia…

Excited Season 2 GIF by The Office

Esta foi a minha aventura na instalção do Fedora Kinoite com Nvidia

5 curtidas

Olha,mas Parabéns pelo Esforço,Nvidia já por si só é um desafio pra qualquer Linuxer,No Fedora Silverblue,melhor ainda,e legal os GIFs.De certa forma é um tutorial de ultilidade extremamente importante.

1 curtida

Minha “aventura” com NVidia no Silverblue foi bem mais tranquila… Nvidia no Wayland – Teste em 2022 – Fast OS

1 curtida

o discover só funciona com flatpak e firmware e não tem botões especiais para add repositórios como gnome (excepto o repo flathub diretamente)

Eu já passei muito perrengue com Nvidia, até uns 6 meses usava uma Geforce 1070 ti, que é uma boa placa, mais juntei uma grana e comprei uma RTX 6900 XT, foi a alívio gigantesco usar o fedora depois disso.

2 curtidas

O Fedora foi o único sistema que, por mais que desejasse experimentar, ainda não consegui usar. Sempre que tentei tive dores de cabeça com os drivers da Nvidia nele (desktop com GTX 1070Ti e laptop com GT 740M) e acabei desistindo e partindo para outras distros (que consigo usar normalmente).

1 curtida

Fedora tem as suas complicações já o padrão dela é ser tudo open source e nada privado

1 curtida