Desde 2015 a comunidade Linux tem crescido bastante, mas segundo as estatísticas da web me parece que o crescimento está empacado em 2% ainda. É possível que estes dados estão desatualizados?
Talvez, a adesão aumentou um pouco com certas polemicas com a Microsoft mas não perdeu uma taxa consideravel(Possivelmente Desktop ja que não especificou muito do que se trata)
Como não há telemetria pra subir estatísticas fica meio que nesses 2%, softwares como a Steam dão so uma base de jogadores, nem sempre da pra levar como “uso domestico ou empresarial”
Bom servidores tbm relevam estatísticas erradas ate pq juntam CDNs e NAS como servers alem de contarem por fontes(como a Netcraft, que so faz leitura de trafico de rede… Não uso do software)
Resumindo: Não há estatísticas certas sobre o uso do Linux mundialmente
O google trends é uma das melhores fontes para entender… trends… Já o que isso significa, é difícil dizer.
Sinceramente não consigo acreditar nessas estatísticas. Nem mesmo na Netmarketshare.
O jeito é comparar com o Trends do “Windows”. Mas só vamos coletar o número de pessoas interessadas no software.
For real, eu só tô esperando o dia em que o pinguim virá de fábrica nos notebooks com uma quantidade superior ao do Windows. Notei uma quantidade maior de YouTubers com Linux também.
for real, os dados deveriam se movimentar de acordo com os acontecimentos. Quando a Microsoft demitiu a equipe de bugs, isso deve ter gerado revolta e mais gentes migrando para outros sistemas.
O fato é que a Microsoft deve saber o numero aproximado, considerando que o próprio windows recebe anúncios na tela de logon, isso seria fácil de calcular.
Por falar nirso, CARAACA!! A China tem mais de 70% de pesquisa sobre Linux contra 20% sobre Windows:
Agora considerando que a china é um país com 1.5 bilhões de pessoas, e se usarmos a porcentagem total dos dados… cerca de 20% da população mundial tem interesse em Linux.
Não fará diferença nenhuma.
Canais, blogs, perfis (insta) demais com conteúdo de menos.
Muitos canais só fazem review de distro, remaster, derivados e ReFiSeFuQui, mas uns reviews bem toscos, dizendo q é bonita, leve e fácil de instalar.
Já outros, ensinam a usar o terminal, o q óbvio também não ajuda - pelo menos não aqueles q não querem trabalhar na área.
Os chineses usam outros buscadores. O mais usado é o baidu. Não espere que os números do Google sejam representativos sobre a China.
Se você tentar limitar ao software em sí a tendência é a mesma. Na minha opinião, uma coisa é clara, sistemas operacionais para desktop vão cada vez mais virar papo de nicho, até podem crescer nos seus fóruns especializados como aqui no Diolinux , meio que seguindo o aumento populacional, mas não vejo muito mais que isso.
Mesmo assim, a China responde por 18.47% da população mundial, eu não acho que eles tenham a “gigantesca” relevância que muitas pessoas imaginam.
Um exemplo é a indústria de games que todos acharam que iria dar um boom em 2015 com a total legalização de consoles e jogos digitais, sendo que pouca coisa mudou, tanto financeiramente quanto em market share.
Também é bem provável que lá a tendência seja a mesma, ou ainda maior, de que o computador tradicional (Windows ou distros linux) esteja em decadência, especialmente considerando como os celulares se enraizaram na infraestrutura da China.
Tem a questão também que na china eles não usam o google majoritariamente.
Sim, foi por isso que mencionei no meu último post que não acho que a China tenha essa gigantesca relevância, existem outros eventos no mercado de TI como a liberação de jogos, que tem dados e análise já, que mostraram que a China não parece ser mais capaz de gerar “ondas” e variações substanciais nas tendências. Na minha opinião, o mercado de TI já se “cristalizou” na China, e em certa medida já faz tempo também que se ocidentalizou bastante.