As distros linux são inclusivas?

Olá! Abri este tópico para discutirmos um pouco sobre a questão da acessibilidade dentro do mundo linux, por estudar no curso de Pedagogia sempre estou em contato com o dilema da inclusão e acabei tendo esta preocupação com o linux. :sweat_smile:

Obs: Clique nas image para ver ou ocultar uma temática

Quem precisa ser incluso?

Todas as pessoas que de alguma forma possuem alguma dificuldade para interagir com o computador, portanto, estamos falando de pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou mental. Não esqueçam de pessoas com autismo, TDAH, dislexia entre outros que podem enfrentar dificuldades no uso de do pc.

Obs: como exemplo para a dislexia existe a fonte Open dyslexic. :+1:

A questão dos assistentes virtuais

A cortana, siri e o google now são assistentes virtuais que podem ser comandados por voz e salvo engano ler informações que estão escritas na tela, ao mesmo tempo que estes assistentes facilitam nossa vida, eles também podem dar acessibilidade para que pessoas com dificuldades motoras possam usar o computador por voz, assim como, podem ajudar pessoas com deficiência visual a “ouvirem” os textos escritos no computador. Logo, eles também trazem acessibilidade. :thinking:

Alguns recursos p/acessibilidade

Leitores de tela, assistente virtual, lupa, teclado virtual, aumento de fonte, tradutor de libras, interação por voz, entre outros o quais talvez nem imagine que existam :sweat_smile:

Tem este vídeo do Dio de 2017 sobre uma distro voltada para pessoas com deficiências visuais, mas e hoje em dia, o que você acham? :slightly_smiling_face:

• As distros linux podem ser consideradas inclusivas?
  • Quais programas para acessibilidade vocês conhecem?
  • Quais distro especificas para acessibilidade vocês conhecem?
3 curtidas

Tinha o BrasilLinux, mas está em standby, pois o desenvolvedor está tocando outros projetos.

2 curtidas

Não conheço nenhuma. Lembro de já ouvir falar de uma ou outra aplicação com essa função, mas não me recordo dos nomes agora. Vou pesquisar e se achar volto aqui.

1 curtida

A que eu comentei antes:

Um problema que ressalto é: essa versão ainda é baseada no Debian 8.X - Jessie, estando estacionado (não abandonado).
Conheço pessoalmente o criador, que mudou-se a pouco tempo para o Mato Grosso (qual dos 2, não lembro) e está trabalhando na criação de uma ONG de reciclagem de eletrônicos.

Em breve ele deve retomar o projeto, mas sabe-se lá quando.

2 curtidas

Temos no YouTube um canal brasileiro dedicado a acessibilidade nas distros Linux:

Recentemente, vem tratando de problemas (aparentemente, regressões) nos mecanismos de acessibilidade do GNOME e no Ubuntu. Lembro-me de ter criticado bastante o Solus, também. Por outro lado, tem destacado as qualidades do MATE e do Linux Mint.

3 curtidas

Trabalhei com um colega que tinha deficiência visual grave. Não chegava a ser cego, mas enxergava pouco e poucas cores.
Ele sempre teve o Mac OS como referência. O esquema de cores e os modos de ampliação eram uma referência.

2 curtidas

Para acessibilidade visual existe o software “orca”.
Esta no repositório do Ubuntu 20.04.

Leitor de tela.

2 curtidas

O Knoppix oferece um “modo” específico para cegos – chamado “Adriane”, em referência a Adriane Knopper, esposa do desenvolvedor, Klaus Knopper. – Infelizmente, Knoppix tem apenas ISOs em alemão e inglês.

Naturalmente, eu nunca testei a “sessão Adriane” por mais do que alguns minutos – por isso, transcrevo trechos de sua página específica:

ABSTRATO

ADRIANE é um sistema desktop falante fácil de usar com suporte opcional para braille, que pode ser usado inteiramente sem dispositivos de saída orientados à visão. Especialmente o acesso a serviços padrão da Internet como e-mail, navegação na web, digitalização e leitura de documentos impressos e uso de serviços de extensão de telefone celular como SMS (pelo próprio telefone celular do usuário) são suportados.

PÚBLICO-ALVO

Especialmente as pessoas cegas, que têm pouca ou nenhuma habilidade em informática e/ou tiveram maus encontros com interfaces de computador focadas em gráficos, podem experimentar uma entrada fácil no mundo digital. Mas também as pessoas com visão normal, que preferem um menu passo-a-passo menos complicado, em vez de uma área de trabalho gráfica sobrecarregada de ícones/animações e excessivamente complexa, podem lucrar com o ADRIANE.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ADRIANE

A navegação na Web é suportada por um navegador da Web especial ( elinks ), que apresenta as informações relevantes de forma fácil de ler, e também suporta Javascript, imagens e conteúdo multimídia, se selecionado. Usando as teclas de seta e ENTER, o usuário pode navegar facilmente por links da web, onde o texto “normal” é acessível através das funções de leitura. Webforms para pesquisa na Internet, compras on-line e serviços bancários on-line também são suportados.

O email

Ler e escrever/responder e-mail, desde que tenha uma conta de e-mail.

Reconhecimento de texto

Digitalização, fala ou salvamento de textos impressos como correspondências, artigos de jornais ou livros.

Multimídia

Reprodução de arquivos de áudio ou vídeo, TV digital via DVB-T.

Caderno

Criação e gerenciamento de notas curtas ou arquivos de texto.

Gerente de contatos

Base de dados compacta para endereços e números de telefone.

SMS e GPRS/UMTS

Utilizando o Short-Messaging-Service (leitura e escrita/atendimento de SMS) e utilizando o acesso móvel à Internet com o seu próprio telemóvel. Conexão entre computador e telefone via bluetooth ou cabo. Cuidado: Embora a maioria dos telefones celulares (mesmo os mais baratos) suportem a “função de modem” necessária para esse recurso, ainda há alguns que não funcionam.

Gerenciador de arquivos

Para gerenciar seus próprios documentos, endereços e notas, arquivos multimídia e afins, um gerenciador de arquivos bastante simples é integrado aos menus do ADRIANE, que também permite a inclusão sob demanda de discos flash e outras mídias removíveis.

Programas gráficos

O modo gráfico é a área de trabalho “orientada ao mouse” conhecida por muitos usuários, que se torna acessível pelas funções de zoom do leitor de tela gráfica orca e compiz-fusion para usuários com deficiência visual. Aqui estão disponíveis o openoffice e o firefox, bem como muitos outros aplicativos gráficos.

[imagem mostrando a lupa de compiz]

Definições

Ajustes para volume de saída de fala, orientação de página padrão para reconhecimento de texto, rede e outras configurações podem ser alteradas aqui.

Funções personalizadas

O sistema de menu ADRIANE pode ser adaptado para conter aplicativos adicionais, ou apenas um subconjunto (os “favoritos”) do usuário.

Lançado no ano 2000, Knoppix foi a distro que desenvolveu e demonstrou a viabilidade de sessões “Live CD”, graças aos ganhos de velocidade de leitura registrados à época. – Foi a partir do Knoppix que Carlos Eduardo Morimoto desenvolveu o Kurumin, lançado em 2003. – Hoje, as ISOs (DE, EN) têm 4,4 GB e podem ser “queimadas” em DVD ou Pendrive. Também existe ISO para CD (668 MB, sem opções de DE).

Durante o boot da ISO-DVD, basta pressionar qualquer tecla para interromper a contagem regressiva e poder digitar com calma os parâmetros para executar o Knoppix com Kernel 32bit ou 64bit, selecionar Fuso horário, escolher o DE (GNOME, KDE, LXDE, Openbox, segundo Distrowatch) etc.

Depois de instalar o Knoppix em um segundo Pendrive – com uma partição extra, de persistência – configurei o boot para já escolher automaticamente Kernel 64bit, Fuso horário BRT, ambiente Plasma KDE etc.

3 curtidas

Algumas das mais famosas como Ubuntu têm recursos assim que podem ser ativados, outras, são especialmente dedicadas e há ainda a possibilidade de instalar algumas ferramentas.
Dê uma olhada nesse tópico:

Lembrei que no Android tem, mas nos O.S. não recordo-me de maneira nativa alguma ferramenta desse cunho! Mas deve ter, já que o POP é ótimo para biomedicina e não é muito divulgado, porém, está no site - precisamente no final do site.

Acessibilidade Ubuntu.
https://help.ubuntu.com/stable/ubuntu-help/a11y.html.pt-BR

Bom, pra responder sua pergunta precisamos puxar algum contexto:

Bom então temos que ter um sistema que atenda quem tem dificuldades motoras, auditivas, visuais e mentais (sendo essas duas últimas Autismo, TDAH e Dislexia), por sorte (ou azar) eu me enquadro com as duas primeiras Autismo e TDAH

Então temos por fim alguns recursos (e tradutor de libras eu vou trocar por "transcritor de áudio)

Agora podemos começar a listar por grupos:

Visuais

Recurso Presente?
Ampliação de tela Sim
Ajuste de contraste ou temas de alto contraste Sim
Ajuste de fontes Sim
Leitor de tela Sim
Transcrição de áudio para texto Não

Motoras

Recurso Presente?
Suporte a aderência (pressionar combinações de tecla uma por vez sem precisar esticar os dedos) Sim
Navegação por gestos físicos Nao¹
Teclado virtual Sim
Leitor de tela Parcial²
Navegação por voz Nao¹

¹ Até existiram ferramentas assim no passado, porém além de serem restritas a alguns idiomas elas pararam de funcionar tanto por quebras sucessivas de API/ABI como pela transição de Xorg para Wayland
² A tecnologia está presente porém, Os novos formatos de empacotamento apresentaram barreiras, e é necessário configurar tecnologias usadas para construir apps individualmente e nem sempre funciona

Mental

(Aqui entram, autismo, dislexia, tdah…)

Recurso Presente?
Mecanismos para filtro de distração Não¹
Mecanismos de fluxo de trabaho Parcial²
Mecanismo de organização de tela Parcial³
Mecanismos de auxilio de organização Não⁴
Filtragem de dados Não⁵

¹ Algumas HIGs até possuem mecanismos de filtros de controle porém não são contextuais o que faz com que caso o usuário peca esse filtro quando precisar da informação

² Está presente em algumas interfaces apenas e não possuem suporte a contexto ou a “states”, assim sendo, usuários não neurotípicos perdem o principal benefício do recurso

³ Limitado a algumas interfaces e não possuem suporte a contexto

⁴ As distros usam a metáfora do desktop para construir sua lógica de operação, isso faz com que os dados sejam contidos em arquivos e organizados em pastas enfileiradas apesar de inicialmente não ser problema, por um ser apenas blocos de dados e o outro ser apenas um local onde os blocos podem ser alocados isso trás um potencial enorme de causar desorganização

⁵ Como dito no item anterior a organização dos arquivos é feita usando os conceitos de arquivo e pasta, não existe nenhum mecanismo natural das distros que permitem puxar dois ou mais arquivos em diferentes pastas mas que pertencem a dois contextos em comum, por exemplo, supondo que eu tenha uma apresentação de slides e dois relatórios em texto, eu preciso ou organizar por tipo ou organizar pelo que representam nunca os dois

- Apresentações
      - 1_Semestre_2022.odp
    - Relatórios:
      - Vendas.odt
      - Custos.odt
    - Folhas de cálculo:
      - Entradas_e_saidas.ods
    - 1_Semestre 2022
        - Apresentação.odp
        - Entradas_e_saidas.ods
        - Relatórios:
          - Vendas.odt
          - Custos.odt

Eu simplesmente não posso ter os dois como um filtro nativamente e atualmente não existem ferramentas em desenvolvimento ativo para que o suporte a ambos passe a ser suportado

Conclusão

As distros até são inclusivas, mas definitivamente não cobrem todos os casos

5 curtidas

Não @Natanael.755 você esta enganado, tem um software que fala texto sim.
Eu instalei aqui na minha maquina, tem ate suporte a pt-pt.

Esse parâmetro +f5 é para selecionar a voz feminina.
E eu ainda acabei esbarrando em um outro software:

Man, eu acho que tu confundiu, espeak é a transcrição de texto para áudio, é o contrario, eu uso espeak

1 curtida

Recentemente a RedHat contratou um programador cego, na qual já contribuiu para o GNOME, e sim, falta muito chão para aumentar a acessibilidade do desktop GNOME. Apesar de relatos de pessoas com deficiencias falarem que é um dos “menos piores” ambientes de desktop nisso…

Não conheço nenhuma outra distro / projeto contribuindo via upstream assim na comunidade Linux, o que demonstra uma carência na contribuição nessa parte.

1 curtida

O Neimar Borges, em vídeos de seu canal, TTS Supremo, já demonstrou que o GNOME nas edições 3.x e de 40 em diante tem umas falhas grotescas que limitam o ORCA ou fazem o programa errar. Ele faz altos elogios ao MATE, que, não por acaso, é “herdeiro” do esquema de interface do GNOME 2. Porém, mostrou que o Ubuntu MATE tem problemas com o leitor de telas, tal como o Ubuntu “principal” e nas demais versões (Kubuntu, Lubuntu etc.).

3 curtidas