Existem dezenas de distribuições baseadas no Ubuntu, atendendo a todos os gostos possíveis e imaginários. Isso sem contar as orientadas a servidor. Mas o Fedora também não fica atrás. Veja alguns exemplos:
1. Fedora spins
Os Fedora Spins não são distribuições separadas, mas edições do Fedora com um ambiente de desktop diferente. Se você não gosta do ambiente de desktop GNOME padrão, você pode baixar uma dessas variantes:
- Fedora KDE Plasma
- Gerenciador de Janelas Fedora i3 Tiling
- Fedora LXQt
- Fedora LXDE
- Fedora MATE-COMPIZ
- Edição Fedora Cinnamon
2. Nobara
Assim que você começar a procurar por distros para jogos , as chances de a lista ser dominada por derivados Debian e Arch são bastante altas. Então, se você está procurando uma baseada no Fedora, o Nobara é tudo o que você precisa.
Nobara é uma distro de jogos feita pelo mantenedor da Proton GE que também é membro da equipe de desenvolvimento Lutris. Então você pode esperar uma experiência de jogo de nível superior fora da caixa!
O Nobara vem com mais de 30 patches pré-aplicados no Fedora e um conjunto de ferramentas para jogos, incluindo Lutris, GOverlay, Stream e ProtonUp.
3. Ultramarino
Uma distro baseada no Fedora que funciona fora da caixa para um público geral, é o que você chama de Ultramarine!. Vem pré-instalado com várias ferramentas, incluindo Flathub, RPM fusion e seu próprio repositório dedicado.
Você obtém uma área de trabalho pré-configurada para torná-la agradável aos olhos, para que não precise mais poupar tempo extra para ajustes. É a opção perfeita para quem procura uma experiência aprimorada com os ambientes Pantheon e Budgie.
4. RisiOS
Um Fedora pronto para a web, onde você prepara seu sistema em apenas alguns cliques, o RisiOS tornou o uso do Fedora ainda mais fácil! Também oferece o mesmo gerenciador de aplicativos da Web que você obtém no Linux Mint.
Ainda está em beta e você pode encontrar algumas falhas.
5. Qubes OS
Qubes OS é uma distribuição Linux interessante que lhe dá a liberdade de escolher qual sistema operacional você deseja usar como base, inclusive Fedora.
É uma distribuição Linux focada na privacidade . Assim, você obtém tecnologia de ponta enquanto usa algo baseado no Fedora.
Vale a pena notar que o Qubes OS precisa de recursos significativos do sistema com pelo menos 8-16 GB de RAM, com uma curva de aprendizado desafiadora.
6. Berry Linux
Berry Linux é uma distribuição que você pode inicializar a partir de um CD ou qualquer outro meio. Ele suporta detecção automática de hardware e parece ser mantido regularmente.
Berry Linux oferece suporte para os idiomas inglês e japonês. Ele vem pré-instalado com alguns players de mídia, aplicativos de edição de fotos e aplicativos básicos.
7. ClearOS
Não é o projeto Clear Linux da Intel , embora semelhante, feita sob medida para servidor ou para ajudá-lo a executar tarefas relacionadas a TI, e transmitir músicas/vídeos em sua rede doméstica com suporte da HP.
Você deve comprar a edição residencial/empresarial de acordo com suas necessidades. Há também uma edição da comunidade se você não quiser comprar e pode gerenciar por conta própria.
FONTE: aqui