Artix Linux- Um Arch sem Systemd

Pessoal, alguém já testou ou tem usado a distribuição? Comecei a algum tempo e tenho gostado muito, um Arch descomplicado de instalar(utiliza o Calamares), estou utilizando a versão XFCE e tudo é bem limpo, a Iso é bem pequena(cerca de um giga de download) e instala poucos aplicativos por padrão, o grande mote da distro é não utilizar o Systemd. Segue o site da distribuição para quem quiser dar uma conferida.

Tenho utilizado a versão com OpenRC

3 curtidas

Tenho interesse em testar, mas como não tem mirror no Brasil é f*da. Pessoal fala muito e muito mal do systemd, nunca tive problema, mas também quero ter experiência com outros init systems.

O SlackJeff experimentou e aprovou!

1 curtida

Sério? Eu nem vi esse vídeo todo.

Tá bem clean, tipo um Manjaro Minimal ou mais puro ainda? Tô pensando em instalar em um notebook antigo que tenho para não perder o costume de Arch based e aprender mais ainda coisa sobre a distro.

Como será que é a base de usuários dele aqui no Brasil? Vou instalar numa VM pra ver como é.

Na época acabei deixando a distro por conta de falta de dependências na instalação de alguns programas.
Fiz download hoje da versão Cinnamon com openrc. Vou fazer um teste em VM

Uso o Artix com o openrc e tenho tido uma excelente experiencia com ele pelas ultimas 3 semanas, altamente recomendo, inicia mais rapido no meu note e tbm pq prefiro base arch msm kkkkk

2 curtidas

Que fonte é essa no relógio? (imagino que seja a fonte padrão do sistema…)

Tem sido tranquila a experiência com o Plasma? Adicionou os repositórios do Arch?

Tem cara de ser a Google Sans ou a Product Sans, que infelizmente não são de licença livre.

No Artix Plasma, o padrão é a Noto Sans mesmo, só mudam o KDE botando um dark theme e o logo da distro.

Apesar de já ter migrado pra fora do Plasma no Artix faz algum tempo, diria que a experiência foi bastante tranquila.

Começou um pouco com o pé esquerdo porque às vezes o runit iniciava o SDDM e o elogind numa ordem não muito adequada e alguns funções ficavam comprometidas, mas não tive mais esse problema no s6 e não vejo relatos dele em que usa OpenRC. Com isso fora do caminho, a experiência foi basicamente a mesma.

Adicionar os repositórios do Arch ainda é praticamente obrigatório pois faltam ainda muitos programas cruciais no repositório do Artix (como browsers em geral) – é uma crítica bastante comum no fórum.

1 curtida