Olá, como vão?
Sou um tanto quanto leiga em sistemas operacionais, mas depois de consumir alguns vídeos falando sobre o Linux, e por entender a vulnerabilidade em me manter com o Windows 10, eu resolvi me aventurar no mundo do Linux com o Zorin OS, mas estou enfrentando algumas dificuldades em solucionar um problema pontual: artefatos na tela.
No Windows, isso não ocorre, então imagino que não seja um problema de hardware.
O problema, em si: quando atualizo a taxa de atualização do monitor para 75hz (74,97hz, na verdade), artefatos ficam aparecendo. Ao descer para 60hz, eles somem.
Curiosamente, ao abrir o YouTube, em full screen, eles não aparecem (em 75). Porém, ao abrir o Brave em 60hz, eles voltam a aparecer.
Não sei bem o que fazer quanto a isso. Já pesquisei bastante e até usei IA para verificar as possibilidades e nada funciona. Estou triste pois gostaria de me manter nesse SO.
Hardware:
Intel® Core™ i5-3330 CPU @ 3.00GHz × 4
AMD Radeon R7 260x
12GB RAM Kingston
Monitor LG 22MK(BK)400H (Já tentei desativar as tecnologias dele)
Aprecio qualquer tentativa de ajuda,
Obrigada.
Olá, tudo bem contigo?
Problemas intermitentes são os mais difíceis de diagnosticar, esse fato de funcionar no Youtube e no navegador não é algo bem estranho. Ajudaria se puder comentar coisas que você já testou, assim a comunidade pode tentar ser mais objetiva em sugerir novos testes.

Oi, estou bem.
Desativei as tecnologias do monitor (freesync, etc). Não sei muito bem o que testar, e a IA sugeriu coisas que eu não entendo realmente que envolve o terminal. O que eu fiz, até o momento, e que está dentro do meu conhecimento, foi atualizar os drivers.
com 60hz frequencia mais baixa tambem tem artefactos o meu dell e5570 tambem tinha isso no linux mas acho que tem a ver com o kernel ser antigo visto que este novo kernel 7.0.10 no debian forky 14 testing ja nao tem e antes com kernel antigo tinha apenas na sessao e nao na BIOS apos arrancar novamente desaparecia por completo mesmo quando estava quente que poderá ser o cpu e gpu com temperatura alta ou entao algum problema de circuto interno na placa de video ou mesmo memoria tanto RAM como VRAM verifica e posta se esta tudo correcto.
Screen artifacts and frequency problem
Dynamic power management may cause screen artifacts to appear when displaying to monitors at higher frequencies (anything above 60Hz) due to issues in the way GPU clock speeds are managed[4][5].
A workaround [6] is to set the high or low performance level as described in #Performance levels.
Changing the kernel version can also help eliminate this issue. For example, it appears to be fixed in 6.12.9.
Artifacts in Chromium
If you see artifacts in Chromium, forcing the vulkan-based backend might help. Go to chrome://flags and enable #ignore-gpu-blocklist and #enable-vulkan.
Mais informação
Provavelmente vai estar usando wayland ?, tenta colocar x11, principalmente pela placa gráfica ser antiga
Tá usando o driver radeon ou amdgpu? Coloca o comando sudo lspci -v | grep amdgpu e vê se aparece algo. Eu tenho uma R7 240 na minha workstation que usa os drivers radeon no Debian (sei lá pq diabos não pega o amdgpu no Debian 13) e é bem problemática, como só uso para tarefas que não precisam de GPU e gerencio ele mais pelo terminal do que outra coisa acaba não fazendo falta, mas pode ser isso daí, realizar tarefas multimídias nessa máquina é um saco hehe. Pode ser que com um Kernel diferente dê uma melhorada também, tenho uma AMD R9 380 que tá dando bastante problema ultimamente no Linux por conta dos kernels atuais, voltando para os antigos consigo usar a máquina tranquilamente. Nos kernels atuais tenho bugs como consumo elevado, artefatos, congelamento, tela preta e todo tipo de coisa chata que impossibilita o uso.
O jeito é ir afunilando o problema até chegar em algo, como tu disse que esses problemas só ocorrem no Zorin deve ser algo de software mesmo.
Resolveu?
Tentou os procedimentos?