Olá, como vão?
Sou um tanto quanto leiga em sistemas operacionais, mas depois de consumir alguns vídeos falando sobre o Linux, e por entender a vulnerabilidade em me manter com o Windows 10, eu resolvi me aventurar no mundo do Linux com o Zorin OS, mas estou enfrentando algumas dificuldades em solucionar um problema pontual: artefatos na tela.
No Windows, isso não ocorre, então imagino que não seja um problema de hardware.
O problema, em si: quando atualizo a taxa de atualização do monitor para 75hz (74,97hz, na verdade), artefatos ficam aparecendo. Ao descer para 60hz, eles somem.
Curiosamente, ao abrir o YouTube, em full screen, eles não aparecem (em 75). Porém, ao abrir o Brave em 60hz, eles voltam a aparecer.
Não sei bem o que fazer quanto a isso. Já pesquisei bastante e até usei IA para verificar as possibilidades e nada funciona. Estou triste pois gostaria de me manter nesse SO.
Hardware:
Intel® Core™ i5-3330 CPU @ 3.00GHz × 4
AMD Radeon R7 260x
12GB RAM Kingston
Monitor LG 22MK(BK)400H (Já tentei desativar as tecnologias dele)
Aprecio qualquer tentativa de ajuda,
Obrigada.
Olá, tudo bem contigo?
Problemas intermitentes são os mais difíceis de diagnosticar, esse fato de funcionar no Youtube e no navegador não é algo bem estranho. Ajudaria se puder comentar coisas que você já testou, assim a comunidade pode tentar ser mais objetiva em sugerir novos testes.

Oi, estou bem.
Desativei as tecnologias do monitor (freesync, etc). Não sei muito bem o que testar, e a IA sugeriu coisas que eu não entendo realmente que envolve o terminal. O que eu fiz, até o momento, e que está dentro do meu conhecimento, foi atualizar os drivers.