Artefatos Gráficos nos navegadores

Fala pessoal, tudo certo?

Estou com um problema em navegadores baseados no chrome.
Todos eles apresentam artefatos esquisitos na tela em alguns sites.

Não é um comportamento previsível, tem site que é quase inutilizável e outros que apresentam uns quadrados estranhos aqui e ali, porém dá para usar.

Estou tendo esse problema com o MS Edge, Google Chrome, Brave e Vivaldi.
Pensei que podia ser o Wayland, porém também aconteceu no X.org.
Já tentei desabilitar a aceleração gráfica, porém também não deu certo.

As distros que esse problema apareceu foram Manjaro Gnome e KDE, o Ubuntu 24.04 .
A última distro que utilizei sem esses problemas foi o POP OS 22.04. O problema também não acontece no Windows.

No Firefox tudo funciona como deveria.

Vou anexar a seguir algumas prints dos problemas.

Como podem ver nessa print o problema ocorre aqui no forum.

Notei também que os sites de editores de texto como o Google Docs e Office 365 são onde esses artefatos mais aparecem.

Já fiz vários testes, desabilitando extensões, criar perfil e em todos os casos o problema permanece.

Aleguem teria alguma ideia do que possa estar ocasionando isso?

Algumas perguntas:

Sua GPU é Nvidia? Muito estranho esse comportamento na sessão X11, em qual distro especificamente ocorreu esse problema? Qual distro você está utilizando no momento?

Vamos focar a resolução do problema na sessão Wayland:

• Vá em chrome://flags e tenta alterar as flags de “Preferred Ozone platform”, tente uma de cada vez, fazendo testes em cada e veja se encontra uma solução.

• Caso não resolva, veja a versão do XWayland (pacote xorg-xwayland) que está instalada no sistema, tive problemas com a versão mais recente (24.1.0-1) e fiz o downgrade para a versão anterior, 23.2.7-1. Caso a alternativa acima não resolva, veja se consegue fazer o downgrade para a versão anterior e tente novamente os testes indicados acima.

Qualquer dúvida sigo à disposição.
Boa sorte.

1 curtida

Fala @ian. Agradeço o retorno. Então o pc que ocorre isso é na minha máquina do trabalho. É um Dell 7010 bem velhinho de 2012 se não me engano.
A GPU é uma AMD tão velha quanto, onde sinceramente não lembro o modelo.
No momento ele está rodando o ubuntu 24.04, porém o problema aconteceu também no Manjaro gnome e kde. A última distro que usei sem problemas foi o PopOS 22.04.

Eu não pude fazer os testes que você me recomendou e devido ao feriado só vou conseguir ver na segunda, porém assim que eu fizer eu relato aqui.

Apenas para dar um retorno.
O problema era o drive da GPU que estava na máquina.
Consegui achar um POST que me ajudou a identificar o problema.
https://answers.microsoft.com/en-us/microsoftedge/forum/all/edge-on-linux-hardware-acceleration-issues-on/570e012c-119b-4326-b9be-4195dc4a0970 .

A GPU que estava na máquina era uma AMD bem antiga, e não consegui arrumar uma versão do driver dela que funcionava, então consegui uma NVIDIA antiga também. Com ela os problemas foram resolvidos.

De acordo com o que li é um problema relativamente comum em navegadores chromium que rodam em placas AMD antigas.

1 curtida

Se sua placa de vídeo AMD utiliza o driver R600, você pode resolver temporariamente os artefatos em navegadores baseados no Chrome/Chromium utilizando essa variável de ambiente

MESA_GL_VERSION_OVERRIDE=3.1 MESA_GLSL_VERSION_OVERRIDE=310

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.